A teoria do flogisto é cientificamente válida?




Para mais perguntas, ver A Baviera pode juntarse à Áustria?

Qual era a principal prova que apoiava a teoria do flogisto?
Em geral, diziase que as substâncias que ardiam no ar eram ricas em flogisto; o facto de a combustão cessar rapidamente num espaço fechado era considerado uma prova clara de que o ar tinha a capacidade de absorver apenas uma quantidade finita de flogisto.


Como é que a teoria do calórico foi refutada?
Uma teoria anterior sobre a natureza do calor, que era considerado como um fluido sem peso (chamado calórico). Não conseguia explicar o facto de o atrito poder produzir uma quantidade ilimitada de calor e foi abandonada quando Joule demonstrou que o calor é uma forma de energia.


Como é que Lavoisier desacreditou a teoria do flogisto?
Em experiências com fósforo e enxofre, que ardiam facilmente, Lavoisier demonstrou que aumentavam de peso quando combinados com o ar. Com o calx de chumbo, conseguiu captar uma grande quantidade de ar que se libertava quando o calx era aquecido. Para um Lavoisier desconfiado, o flogisto não explicava estes resultados.

Em que circunstâncias é que uma teoria científica pode ser alterada ou descartada?
As teorias científicas podem ser alteradas ou substituídas quando surgem novas informações que refutam a teoria actual. Todas as teorias científicas se baseiam em provas observáveis e testáveis e, quando se descobrem novas informações que discordam da teoria actual, a teoria pode ser alterada (ou descartada).


Como é que Lavoisier desacreditou o conceito de flogisto e reduziu a matéria a elementos?
Os cientistas pensavam que, quando as coisas ardiam, libertavam flogisto no ar. Lavoisier refutou a teoria do flogisto. Demonstrou que existia um elemento chamado oxigénio que desempenhava um papel importante na combustão. Também demonstrou que a massa dos produtos de uma reacção é igual à massa dos reagentes.


Quando é que os cientistas partilham as suas descobertas com outros cientistas?
Quando um cientista partilha as suas descobertas ou conclusões com outros cientistas, dizemos que está a comunicar resultados. Achou esta resposta útil?



Como é que Joseph Priestley contribuiu para a teoria atómica?
Priestley chamou à sua descoberta ar desflogisticado, com base na teoria de que suportava tão bem a combustão porque não tinha flogisto e podia, portanto, absorver a quantidade máxima durante a combustão. (No ano anterior, o boticário sueco Carl Wilhelm Scheele isolou o mesmo gás e observou uma reacção semelhante.


Porque é que é importante que os cientistas utilizem todos os seus resultados e não apenas alguns?
Porque é que é importante que os cientistas utilizem todos os seus resultados e não apenas alguns? Proporciona uma abordagem objectiva e normalizada à realização de experiências e, ao fazêlo, melhora os seus resultados....


Como é que a repetição de experiências nos torna mais fiáveis?
Repetir uma experiência mais do que uma vez ajuda a determinar se os dados foram um acaso ou representam o caso normal. Ajuda a evitar tirar conclusões precipitadas sem provas suficientes. O número de repetições depende de muitos factores, incluindo a dispersão dos dados e a disponibilidade de recursos.

Qual é o ponto fraco da teoria do calórico?
Uma fraqueza surgiu em 1820s com a adopção da óptica ondulatória, tornandose difícil continuar a interpretar o calor radiante como partículas calóricas a fluir através do espaço. Mas a principal fraqueza era a explicação calórica do aquecimento por fricção, ou seja, que a fricção força algum fluido a sair entre os átomos.




Que cientista forneceu as provas que levaram ao abandono da teoria calórica do calor?
O grande químico francês Antoine Laurent Lavoisier (17431794) dedicou as primeiras secções do seu texto definitivo, Os Elementos de Química, à interacção do calórico com a matéria.


Porque é que uma teoria científica pode ser alterada ou substituída?
As teorias aceites podem ser modificadas ou anuladas à medida que surgem novas provas e perspectivas. É provável que os cientistas aceitem uma teoria nova ou modificada se esta explicar tudo o que a teoria anterior explicava e muito mais.

O que é a teoria cinética da matéria?
A teoria cinética da matéria (teoria das partículas) diz que toda a matéria é constituída por muitas partículas muito pequenas que estão constantemente em movimento ou num estado de movimento contínuo. O grau em que as partículas se movem é determinado pela quantidade de energia que possuem e pela sua relação com outras partículas.


Quem se opôs à teoria do flogisto?
Lavoisier é mais conhecido pela sua descoberta do papel do oxigénio na combustão. Reconheceu e nomeou o oxigénio (1778) e o hidrogénio (1783) e opôsse à teoria do flogisto.

Para mais perguntas, consulte Quanto tempo demora um teste de ADN canino Wisdom Panel?



Uma teoria pode ser provada?
Uma teoria científica não é o resultado final do método científico; as teorias podem ser testadas ou rejeitadas, tal como as hipóteses. E as teorias são continuamente melhoradas ou modificadas à medida que se recolhe mais informação, de modo que a exactidão das previsões aumenta com o tempo.

Qual é a diferença entre uma hipótese científica e uma teoria científica?
No raciocínio científico, uma hipótese é uma suposição feita antes de ter sido concluída qualquer investigação para a testar. Uma teoria, por outro lado, é um conjunto de princípios para explicar fenómenos que são apoiados por dados.


Porque é que Joseph Priestley se tornou um cientista?
Priestley considerava as suas actividades científicas coerentes com os interesses comerciais e empresariais dos dissidentes ingleses. Adoptou o argumento do estadista e filósofo natural do século XVII, Francis Bacon, de que o progresso social exigia o desenvolvimento do comércio baseado na ciência.


Qual foi o contributo de Henri Becquerel para a teoria atómica?
Tal como a descoberta do electrão por Thomson, a descoberta da radioactividade no urânio pelo físico francês Henri Becquerel, em 1896, obrigou os cientistas a mudar radicalmente as suas ideias sobre a estrutura atómica. A radioactividade provou que o átomo não era indivisível nem imutável.


Como se pode provar que o oxigénio existe?
https://www.youtube.com/watch?v=xh1YnI6Z_Q



Como é que a descoberta de Antoine Lavoisier teve impacto na sociedade?
AntoineLaurent Lavoisier, um experimentador meticuloso, revolucionou a química. Estabeleceu a lei da conservação da massa, determinou que a combustão e a respiração são causadas por reacções químicas com aquilo a que chamou oxigénio e ajudou a sistematizar a nomenclatura química, entre muitos outros feitos.


Qual das seguintes questões é melhor considerada científica?
Uma boa pergunta científica é aquela que pode ter uma resposta e ser testada. Por exemplo, Porque é que aquilo é uma estrela? não é tão boa como De que são feitas as estrelas?.


Porque é que o método científico é importante?
Os cientistas utilizam um processo conhecido como método científico para estudar diferentes aspectos da forma como as pessoas pensam e se comportam. Este processo não permite aos cientistas investigar e compreender diferentes fenómenos psicológicos, como também proporciona aos investigadores e a outras pessoas uma forma de partilhar e discutir os resultados dos seus estudos.



Porque é que a ciência é uma forma tão fiável de adquirir conhecimentos?
As ideias científicas aceites são fiáveis porque foram sujeitas a testes rigorosos, mas à medida que se adquirem novas provas e surgem novas perspectivas, estas ideias podem ser revistas. A ciência é um esforço comunitário.


Que lei provou Lavoisier que afirma que a matéria não pode ser criada nem destruída?
A lei da conservação da massa foi criada em 1789 por um químico francês, Antoine Lavoisier. A lei da conservação da massa afirma que a matéria não pode ser criada nem destruída numa reacção química.


Quando é que se decide se os dados apoiam ou não o original?
Quando afirmamos algo sobre os resultados com base no facto de os dados observados apoiarem ou não a hipótese original, dizemos que estamos a concluir os resultados.


Porque é que a ciência é tão fiável?
A ciência é a melhor forma que conhecemos para desenvolver conhecimentos fiáveis. É um processo colectivo e cumulativo de avaliação de provas que conduz a informações cada vez mais precisas e fiáveis.

Qual é a fiabilidade do método científico?
O método científico provou ser o método de pensamento mais fiável e bem sucedido na história da humanidade, e é perfeitamente possível utilizar o pensamento científico noutros empreendimentos humanos.




Como é que se sabe se uma experiência é válida?
Como é que se sabe se uma experiência é válida? Pode testar a exactidão dos seus resultados: comparando a medição com o valor esperado da teoria para medições individuais. comparando o resultado experimental final com o valor aceite para o resultado de toda a experiência.


Como é que se pode tornar uma experiência mais válida?
É possível aumentar a validade de uma experiência controlando mais variáveis, melhorando a técnica de medição, aumentando a aleatoriedade para reduzir o enviesamento da amostra, cegando a experiência e adicionando grupos de controlo ou de placebo.


O que é a fiabilidade de uma experiência?
Quando um cientista repete uma experiência com um grupo diferente de pessoas ou com um lote diferente dos mesmos produtos químicos e obtém resultados muito semelhantes, dizse que esses resultados são fiáveis. A fiabilidade é medida por uma percentagem
: se obtivermos sempre exactamente os mesmos resultados, então são 100% fiáveis.


Como é que a teoria do calórico foi refutada?
Uma teoria anterior sobre a natureza do calor, que era considerado como um fluido sem peso (chamado calórico). Não conseguia explicar o facto de o atrito poder produzir uma quantidade ilimitada de calor e foi abandonada quando Joule demonstrou que o calor é uma forma de energia.

Para mais perguntas, ver De onde é que os quimiotróficos obtêm energia?

O que é que os cientistas acreditavam sobre o calórico?
A teoria do calórico é uma teoria científica desactualizada segundo a qual o calor consiste
num fluido autorepelente chamado calórico que flui dos corpos mais quentes para os corpos mais frios.
O calórico também foi pensado como um gás sem peso que podia entrar e sair de poros em sólidos e líquidos.


Como é que o Conde Rumford negou a teoria do calórico?
Rumford também argumentou que a geração aparentemente indefinida de calor era incompatível com a teoria do calórico. Argumentou que a única coisa comunicada ao canhão era o movimento. Rumford não tentou quantificar o calor gerado ou medir o equivalente mecânico do calor.

Qual era a diferença entre a teoria do calórico e a teoria cinética do calor?
Resposta. A teoria do calórico afirmava que existia fluido à volta do átomo de um sólido e que este se tornaria líquido quando os átomos não se atraíssem mutuamente. A teoria cinética afirmava que os movimentos dos átomos geravam calor.


Qual é a diferença entre a teoria do calórico e a teoria cinética?
Um objecto quente continha uma grande quantidade de calórico, enquanto um objecto frio continha muito pouco calórico... O calor era transferido de um < span _d-id="49170" class="--l --r hover:bg-[#B4DAE8]">local para outro através do movimento do calórico. Em 1798, Benjamin Thompson, também conhecido como Conde Rumford, propôs a teoria cinética do calor. ...


Qual dos seguintes cientistas contestou a teoria do calórico utilizando equipamento de perfuração de canhão?
Termos deste conjunto (24)

Quem era o Conde Rumford e como é que ele refutou a teoria do calórico? Era o director do arsenal de Munique, na Baviera. Rumford observou que uma broca cega podia gerar mais calor do que o necessário para derreter todo o cano do canhão.

Como é que a teoria cinética molecular difere do estado da matéria?
A teoria cinética molecular da matéria afirma que: A matéria é constituída por partículas que estão em constante movimento. Todas as partículas têm energia, mas a energia varia consoante a temperatura a que a amostra de matéria se encontra. Esta, por sua vez, determina se a substância existe no estado sólido, líquido ou gasoso.


O que é a teoria cinética da matéria e porque é que é importante?
A teoria cinética da matéria ajudanos a compreender porque é que a matéria ocorre em várias fases (isto é, sólido, líquido e gasoso) e como é que a matéria pode mudar de uma fase para a seguinte. A teoria cinética da matéria também nos permite considerar outras características da matéria.


Que partícula tem a cinética mais elevada?
A energia cinética é máxima no plasma porque as partículas podem moverse livremente sem quase nenhuma força atractiva a ligálas.

Como é que a teoria do flogisto foi refutada?
Antoine Lavoisier, um químico francês do século XVIII, refutou a teoria do flogisto ao demonstrar que a combustão exigia um gás (oxigénio) e que este gás tem peso. Lavoisier lo queimando elementos em recipientes fechados.


Porque é que a teoria do flogisto é incorrecta?
A principal objecção à teoria, o facto de as cinzas das substâncias orgânicas pesarem menos do que as originais e de a cal ser mais pesada do que o metal, era de pouca importância para Stahl, que considerava o flogisto um princípio imaterial e não uma substância real.


Antonie Lavoisier era casado?
MarieAnne Paulze Lavoisier


Em que circunstâncias é que uma teoria científica pode ser alterada ou posta de parte?
As teorias científicas podem ser alteradas ou substituídas quando surgem novas informações que refutam a teoria actual. Todas as teorias científicas se baseiam em provas observáveis e testáveis e, quando se descobrem novas informações que discordam da teoria actual, a teoria pode ser alterada (ou descartada).

Uma teoria pode ser útil mesmo que seja incorrecta?
Notese que uma teoria não tem de ser exacta para servir este objectivo. Mesmo uma teoria inexacta pode gerar novas e interessantes questões de investigação.... É claro que, se a teoria for imprecisa, as respostas às novas perguntas tenderão a ser inconsistentes com a teoria.


O que é que se chama a uma teoria que foi testada?
Uma teoria científica é uma explicação bem fundamentada de algum aspecto do mundo natural, baseada num conjunto de factos que têm sido repetidamente confirmados através da observação e da experimentação. Estas teorias baseadas em factos não são suposições, mas relatos fiáveis do mundo real.

!function(){const e=[keydown, mousemove, wheel, touchmove, touchstart, touchend];function t(){document.querySelectorAll(link[datapmdelayedstyle]). forEach(function(e){e.setAttribute(href,e.getAttribute(datapmdelayedstyle))}),e.forEach(function(e){window.removeEventListener(e,t,{passive:! 0})})}e.forEach(function(e){window.addEventListener(e,t,{passive:! 0})})}();const perfmattersDelayTimer = setTimeout(pmLoadDelayedScripts,10*1000);const perfmattersUserInteractions=[keydown, mousemove, wheel, touchmove, touchstart, touchend];perfmattersUserInteractions. forEach(function(event){window.addEventListener(event,pmTriggerDelayedScripts,{passive:!0})});function pmTriggerDelayedScripts(){pmLoadDelayedScripts();clearTimeout(perfmattersDelayTimer);perfmattersUserInteractions.forEach(function(event){window. removeEventListener(event, pmTriggerDelayedScripts,{passive:!0});});}function pmLoadDelayedScripts(){document.querySelectorAll(script[datapmdelayedscript]).forEach(function(elem){elem.setAttribute(src,elem.getAttribute(datapmdelayedscript));});});}