Como funciona a foto-oxidação?




Como funciona a fotooxidação? Em química de polímeros, a fotooxidação (por vezes: fotodegradação oxidativa) é a degradação da superfície de um polímero devido à acção combinada da luz e do oxigénio. … A fotooxidação provoca a quebra de cadeias de polímeros (clivagem de cadeias).

Como ocorre a foto-oxidação?

espécie é chamada stress fotooxidativo. Isto pode ocorrer de duas maneiras: (1) doação de energia ou electrões directamente ao oxigénio como resultado da actividade fotossintética; (2) exposição dos tecidos à radiação ultravioleta. … A foto-inibição e a foto-oxidação geralmente só ocorrem quando as plantas são expostas ao stress.





Qual é a reacção de fotooxidação?

A foto-oxidação é um processo em cadeia que incorpora um grande número de reacções químicas que seguem o resultado do evento primário: a absorção de um fotão, que induz a decomposição em produtos radicais livres.

Como pode ser evitada a foto-oxidação?

Resumo: os carotenóides actuam como antioxidantes na fotooxidação ao extinguir o oxigénio simples ou o sensibilizante triplo. As actividades antioxidantes do β-caroteno, luteína e licopeno durante a fotooxidação foram investigadas após a formação de hidroperóxidos isoméricos de linoleato de metilo.



Como é que os carotenóides impedem a foto-oxidação?



Os carotenóides podem actuar como antioxidantes na fotooxidação, extinguindo fisicamente tanto o oxigénio simples como um sensibilizador tríplice. Isto envolve um processo de transferência de energia. … Na reacção do tipo II, o sensibilizador triplet reage directamente com o oxigénio no estado do solo para formar oxigénio singlet (eq.

Como é que a estrutura da clorofila está relacionada com a sua função?

A clorofila é vital para a fotossíntese, o que permite às plantas absorver a energia da luz. As moléculas de clorofila estão dispostas nos sistemas fotográficos e em torno deles que estão incrustadas nas membranas tifoide dos cloroplastos. … Este par desempenha a função final das clorofilas, separação da carga, levando à biossíntese.

O que protege a clorofila da fotooxidação?

Os carotenóides desempenham um papel importante na protecção da clorofila contra os danos causados pelos raios solares, absorvendo a energia da luz para utilização na fotossíntese.

Como é que ocorre a fotodegradação?

A fotodegradação é a degradação de uma molécula fotodegradável causada pela absorção de fotões, particularmente os comprimentos de onda encontrados na luz solar, tais como radiação infravermelha, luz visível e luz ultravioleta. No entanto, outras formas de radiação electromagnética podem causar a fotodegradação.



O que é a foto-oxidação nas plantas?

O termo “fotografia” significa fótons que se referem à luz e “oxidação” significa adição de oxigénio. Assim, foto-oxidação significa oxidação devido à acção da luz. A foto-oxidação é prejudicial para as plantas porque destrói pigmentos importantes nas plantas.

Como é que a luz ultravioleta quebra o plástico?

A energia ultravioleta absorvida pelos plásticos pode excitar os fotões, que depois criam radicais livres. … Na presença de oxigénio, os radicais livres formam hidroperóxidos de oxigénio que podem quebrar as duplas ligações da cadeia principal, levando a uma estrutura frágil. Este processo é frequentemente referido como fotooxidação.

É foto-oxidação?

Na química de polímeros, a foto-oxidação (por vezes: fotodegradação oxidativa) é a degradação da superfície de um polímero devido à acção combinada da luz e do oxigénio. … A foto-oxidação provoca a quebra de cadeias de polímeros (clivagem de cadeias), o que torna o material cada vez mais frágil.



O que é a foto-oxidação da água?

A fotólise da água é a divisão das moléculas de água na presença da luz solar em hidrogénio e oxigénio. [PS-II] consome energia luminosa durante o curso da fotossíntese. … A fotólise é um processo oxidativo que significa a divisão da água para formar oxigénio, prótons e electrões na presença de luz.

Por que materiais passarão os UVC?

Os raios ultravioleta de onda longa passam facilmente através do plástico e do vidro. … Ao contrário dos raios ultravioleta de onda longa, os raios ultravioleta de onda curta não podem passar através do vidro comum e da maioria dos plásticos. Os comprimentos de onda mais curtos não podem sequer viajar muito longe através do ar antes de serem absorvidos pelas moléculas de oxigénio, à medida que são convertidos em ozono.

O que é a fotooxidação da clorofila A?

A foto-oxidação em clorofila significa a libertação de electrões da clorofila (PSII/P680) após a absorção de um fotão. Ocorre durante a fotofosforilação não cíclica. O electrão passa da clorofila oxidada para a plastoquinona aceitadora de electrões e depois para outros aceitadores de electrões que formam a cadeia de transporte dos electrões.

Quanto tempo demora a luz ultravioleta a decompor o plástico?

O plástico é principalmente decomposto pela radiação ultravioleta e leva dois anos a mais de 1 milhão de anos para ser decomposto.

Porque é que a fotodegradação é um problema?

A fotodegradação é um problema importante também para os materiais termocrómicos, pois a radiação solar causa a quebra da cadeia de polímeros, alterando as propriedades químicas e mecânicas, bem como causando a perda do efeito termocrómico reversível [13].



Que tipo de fotodegradação pode ocorrer nos plásticos?

A fotodegradação dos plásticos é causada pela componente ultravioleta (UV) da radiação solar, ou seja, radiação com um comprimento de onda de 0,295 a 0,400 um. Isto é absorvido por alguns plásticos e causa a quebra de ligações nos polímeros, levando à fotooxidação.

Os raios UV podem passar através do polipropileno?

Devido à estrutura química do polipropileno, tem uma alta taxa de degradação quando exposto à luz ultravioleta como a luz solar… Isto torna o polipropileno inadequado para utilizações que requerem exposição prolongada à luz solar.

Que materiais podem penetrar a luz ultravioleta?

O UV de onda longa passa facilmente através do plástico e do vidro. A luz UV de onda curta (100 a 300 nm) é utilizada para matar bactérias, acelerar reacções químicas (como catalisador) e é também valiosa na identificação de certos minerais fluorescentes.



O que é a foto-oxidação na fototerapia?

A fototerapia provoca dois tipos de reacçõesEm FOTO-OXIDAÇÃO, a bilirrubina estimulada (após absorção de fotões) envolve uma molécula de oxigénio, que é depois transformada num radical livre capaz de destruir a bilirrubina nativa, produzindo cinco produtos de excreção renal.

Qual dos seguintes pigmentos absorve a luz e impede a fotooxidação da clorofila?

As ficocianinas e as ficoeritrinas absorvem eficazmente a luz numa gama de comprimentos de onda que a clorofila não consegue absorver. Assim, evitam a iluminação prolongada e directa da clorofila e a sua foto-oxidação.

Qual é a função dos pigmentos de clorofila nas membranas tiacóides?

As membranas tilacóides contêm vários pigmentos capazes de absorver a luz visível. A clorofila é o pigmento principal para a fotossíntese. A clorofila absorve a luz na região azul e vermelha do espectro da luz visível e reflecte a luz verde.

O que acontece na reacção da colina?

A reacção Hill é a transferência de electrões da água para reagentes Hill (oxidantes não fisiológicos) numa direcção oposta ao gradiente de potencial químico como parte da fotossíntese. Robin Hill descobriu a reacção em 1937.

Qual é o sítio do ciclo de Calvin?

Ao contrário das reacções de luz, que têm lugar na membrana tilacóide, as reacções do ciclo Calvin ocorrem no estroma (o espaço interior dos cloroplastos).



O que fazem as espécies reactivas de oxigénio?

Um tipo de molécula instável contendo oxigénio que reage prontamente com outras moléculas de uma célula. Uma acumulação de espécies reactivas de oxigénio nas células pode danificar o ADN, ARN e proteínas, e pode levar à morte da célula. As espécies reactivas de oxigénio são radicais livres.

Qual dos seguintes está associado à fotooxidação da água na fotossíntese?

Em algas verde-azuladas, o photosystem-II contém pigmentos importantes relacionados com a fotólise da água. E é.