O refluxo vesicoureteral é hereditário?




As pessoas nascem com RVU?

A maior parte das crianças que têm RVU nascem com ele e os médicos não têm a certeza da sua causa. Parece acontecer por acaso. Os investigadores estão a estudar factores hereditários ou genéticos (condições com que as crianças nascem) que podem ser a causa. O tracto urinário de uma criança é normalmente uma via de sentido único (ver imagens abaixo).

Quando é que as crianças ultrapassam o RVU?

Como resultado, as crianças com RVU desenvolvem infecções do tracto urinário ou dos rins e têm uma maior probabilidade de sofrer danos nos rins. Uma em cada 100 crianças pode ter RVU e é normalmente diagnosticada por volta dos dois ou três anos de idade. Felizmente, muitas crianças ultrapassam o RVU por volta dos cinco ou seis anos de idade, à medida que a bexiga e o ureter se desenvolvem.

O RVU pode causar insuficiência renal?





As ITU contínuas podem danificar permanentemente o rim.


O refluxo causa danos nos rins?

A lesão renal é a principal preocupação do refluxo vesicoureteral. Quanto mais grave for o refluxo, mais graves podem ser as complicações. As complicações podem incluir: Cicatrização renal (dos rins).

O refluxo renal pode voltar?

Uma vez corrigida a condição de refluxo, é muito raro que uma criança volte a ter refluxo. No entanto, se os rins tiverem sido danificados, a tensão arterial elevada pode desenvolver-se mais tarde na vida. O risco de hipertensão arterial é de cerca de 10% se um rim estiver danificado e de cerca de 20% se ambos os rins estiverem danificados.

Como é que o refluxo vesicoureteral pode ser prevenido?

Não se conhece nenhuma forma de prevenir a infecção por refluxo vesicoureteral (RVU), nem através da alimentação, nem através de alterações do estilo de vida ou de medicamentos. No entanto, existem medidas que pode tomar para melhorar a saúde geral do tracto urinário do seu filho. Certifique-se de que o seu filho: Bebe água suficiente.



Como é que o refluxo vesicoureteral é testado?



O refluxo vesicoureteral (RVU) só pode ser diagnosticado através de um exame chamado cistograma, no qual é colocado um cateter através da uretra até à bexiga e esta é enchida com líquido. Este procedimento permite aos médicos ver o fluxo inverso da urina para o rim.

Porque é que a minha urina flui para trás?

O refluxo vesicoureteral (RVU) ocorre quando a urina flui para trás, da bexiga para os rins. Normalmente, a urina flui dos rins para a bexiga. As crianças com casos ligeiros de RVU não necessitam frequentemente de tratamento.

Os bebés ultrapassam o refluxo do RVU?

Muitas crianças com RVU primário ultrapassam-no. À medida que a criança cresce, o ureter torna-se mais comprido e mais direito, acabando por fechar correctamente. Os médicos utilizam antibióticos para tratar o RVU que ocorre com uma ITU.


Porque é que o RVU provoca ITU?

As bactérias que causam as ITUs provêm normalmente das fezes de uma criança. Mesmo com hábitos de limpeza, as bactérias podem acumular-se nas virilhas e entrar na uretra e na bexiga. Se a criança tiver RVU, as bactérias podem viajar até aos rins e causar uma infecção.



O que é a hidronefrose?

A hidronefrose é o inchaço de um ou de ambos os rins. O inchaço dos rins ocorre quando a urina não pode ser drenada de um rim e, como resultado, acumula-se no rim. Isto pode ocorrer devido a um bloqueio nos tubos que drenam a urina dos rins (ureteres) ou devido a um defeito anatómico que não permite a drenagem adequada da urina.