Qual é a diferença entre art deco e art nouveau?



Art Nouveau e Art Deco são dois dos movimentos artísticos definidores do século XX, influenciando todos os elementos da cultura visual, desde a arte e o design, à arquitectura e às artes gráficas. Onde o Art Nouveau celebra curvas elegantes e longas linhas, o Art Déco consiste em ângulos agudos e formas geométricas.

A Art Nouveau e a Art Deco são a mesma coisa?

Art Nouveau e Art Deco foram ambos movimentos internacionais das Artes Decorativas e Arquitectura. O movimento Art Nouveau, em termos de datas, cobre o período 1890-1910 aproximadamente, ou seja, o final do século 19º/segundo até à pré-Primeira Guerra Mundial. O Movimento Art Déco abrange as décadas de 1920 e 30, ou o período entre as guerras.

Pode misturar Art Deco e Art Nouveau?

Muitos estilos novos incorporam elementos dos dois movimentos de várias maneiras. No design decorativo moderno, estes dois estilos fundiram-se praticamente num só, com muitas pessoas a combinar o glamour geométrico, “estilo Hollywood” da Art Deco com os padrões e formas orgânicas da Art Nouveau.

Como é que o design Art Deco difere do design Art Nouveau?





Art nouveau é muito mais decorativo, fluido, e floral. Art Deco é afiado e baseado em linhas rectas e cantos. É sobre formas, círculos e ângulos perfeitos. A geometria desempenha um grande papel nas obras Art Déco realizadas durante os anos 20 e 30.

Quais são as semelhanças entre Art Deco e Art Nouveau?

Quais são as semelhanças entre a Art Nouveau e a Art Deco? Art Nouveau e Art Déco partilhavam alguns motivos semelhantes de mulheres, animais e flores bonitas. A principal semelhança entre estes dois movimentos é que ambos procuraram criar um estilo de design de arte decorativo que representasse o mundo moderno.

Como se identifica a Art Deco?

Muitas peças com sotaque, tais como relógios, rádios e outras peças domésticas comuns são também fabricadas em design Art Deco. As principais características a ter em conta nestas peças Art Deco são Bakelite, semicírculos, linhas suaves e paletas de cores silenciosas compostas por tons de vermelho, verde, laranja, amarelo, branco e preto.

O que define o estilo Art Deco?

Art Deco é um estilo de design popular dos anos 20 e 30 caracterizado especialmente por formas geométricas elegantes ou estilizadas e pela utilização de materiais feitos pelo homem. Câmara de Comércio de Chicago. Ver um exemplo do estilo Art Deco adoptado para o edifício da Câmara de Comércio de Chicago.



A Torre Eiffel é Art Deco?



Localizada dentro de uma arquitectura de estilo Art Déco que lembra a Art Nouveau, a capital apresenta edifícios góticos e Art Déco deslumbrantes. A Torre Eiffel ganhou a sua reputação como um símbolo do património francês.

Porque é que Art Deco saiu de moda?

No final do século XIX, a sua reputação tinha diminuído devido ao fracasso comercial da Art Nouveau e ao avanço do design e fabrico austríacos e alemães. A criação da Société des Artistes Décorateurs, em 1900, foi o primeiro passo para a revitalização da indústria.

Que cores são usadas no Art Nouveau?

Esquemas de cor – são bastante mudos e sombrios e ficaram conhecidos como ‘greenery yallery’ – mostarda, sálvia verde, verde azeitona, e castanho. Equipa-os com lilás, violeta e roxo, azul pavão.

William Morris Art Nouveau ou Art Deco é o William Morris Art Nouveau?

WILLIAM MORRIS foi o fundador do Movimento Art Nouveau Arts and Crafts em Inglaterra.



Qual é o período após Art Deco?

Em 1914, e com o início da Primeira Guerra Mundial, a Art Nouveau estava em grande parte esgotada. Na década de 1920, foi substituída como estilo arquitectónico e decorativo dominante pela Art Deco e depois pelo Modernismo.

Frank Lloyd Wright Art Deco é?

Frank Lloyd Wright e o Movimento Art Deco
Algumas das obras mais icónicas estão no estilo conhecido como Art Deco, que contém muitos elementos encontrados na obra do arquitecto Frank Lloyd Wright.

Que cores são Art Deco?

Elementos do estilo Art Deco

  • As cores favoritas da época incluem amarelos brilhantes e profundos, vermelhos, verdes, blues e rosas. que foram usados em salas de estar, salas de jantar e quartos.

Quais são os elementos da Art Deco?

As características do design do Art Deco –



  • Simetria.
  • Formas em camadas.
  • Curvas aerodinâmicas.
  • Cores metálicas como ouro e cromo.


Que formas são utilizadas na Art Deco?

As principais características visuais da Art Deco derivam do uso repetitivo de formas lineares e geométricas, incluindo formas triangulares, ziguezagueadas, trapezoidais e com padrão de chevron.

Será o Great Gatsby Art Deco?

Scott Fitzgerald’s ‘The Great Gatsby’. A versão cinematográfica deste clássico literário é uma extravagância da opulência da Art Deco e inspirou-nos a doar diamantes e a dar mais uma olhada ao distinto movimento de design do século XX.

Quem foi o fundador da Art Deco?

A exposição foi organizada por uma associação de artistas franceses conhecida como, La Societe des Artistes Decorateurs (sociedade de artistas decoradores), liderada pelos seus fundadores Hector Guimard (1867-1942), Eugene Grasset, Raoul Lachenal, Paul Follot, Maurice Dufrene, e Emile Decour, alguns dos quais estiveram anteriormente envolvidos na Art Nouveau.

O que define art nouveau?

Art Nouveau vs. Art Deco



O que substituiu o Art Nouveau?

As raízes da Arte Nova podem ser traçadas até ao Movimento das Artes e Ofícios em Inglaterra durante a segunda metade do século XIX. As Artes e Ofícios são frequentemente vistas como uma resposta à crescente industrialização na Europa e ao aumento da produção em massa das fábricas, à custa do artesanato tradicional.

Que período veio depois do Art Nouveau?

Em 1914, e com o início da Primeira Guerra Mundial, a Art Nouveau estava em grande parte esgotada. Na década de 1920, foi substituída como estilo arquitectónico e decorativo dominante pela Art Deco e depois pelo Modernismo.

Porque é que a Art Deco é considerada uma extensão da Art Nouveau?

Enquanto o movimento Art Nouveau derivava as suas formas intrincadas e estilizadas da natureza e enaltecia as virtudes do artesanato, a estética Art Deco enfatizava a racionalização e a geometria elegante da era da máquina.



O que veio antes do Art Nouveau?

Em Inglaterra, os precursores imediatos do estilo foram o Estheticism da ilustradora Aubrey Beardsley, que dependia fortemente da qualidade expressiva da linha orgânica, e o movimento Arts and Crafts de William Morris, que estabeleceu a importância de um estilo vital nas artes aplicadas.

Será o Great Gatsby Art Deco?

Scott Fitzgerald’s ‘The Great Gatsby’. A versão cinematográfica deste clássico literário é uma extravagância da opulência da Art Deco e inspirou-nos a doar diamantes e a dar mais uma olhada ao distinto movimento de design do século XX.

Quais são as 5 características do Art Nouveau?

Características de Art Nouveau

  • Formas assimétricas.
  • Uso extensivo de arcos e formas curvas.
  • Mosaics.
  • Vidro manchado.
  • Motivos japoneses.

    Que cores são usadas no Art Nouveau?

    Esquemas de cor – são bastante mudos e sombrios e ficaram conhecidos como ‘greenery yallery’ – mostarda, sálvia verde, verde azeitona, e castanho. Equipa-os com lilás, violeta e roxo, azul pavão.



    Que cores são Art Deco?

    Elementos do estilo Art Deco

    • As cores favoritas da época incluem amarelos brilhantes e profundos, vermelhos, verdes, blues e rosas. que foram usados em salas de estar, salas de jantar e quartos.

    Que flores são usadas no Art Nouveau?

    Os vasos Art Nouveau utilizavam motivos naturais. A arte artesanal era menos formal e usava linhas elegantes e sinuosas. Ramos de kiwi, ranúnculo, e calas são flores maravilhosas que curvam e espiralam, perfeitas para desenhos ao estilo Art Nouveau.

    Que formas são utilizadas no Art Nouveau?

    Tanto as parábolas como as hipérbolas em tudo, desde janelas e portas a arcos, são também comumente vistas em edifícios Art Nouveau, tal como são ornamentais. Algumas obras arquitectónicas famosas neste estilo incluem: O Hotel Tassel. O Castel Beranger.

    O que é um exemplo de Art Nouveau?

    Majolikahaus: Viena, Áustria
    Conhecido como estilo Secession na Áustria, o Majolikahaus de Otto Wagner é um excelente exemplo de elementos Art Nouveau. O exterior é feito de pequenos azulejos, um estilo conhecido como Majolica. Aqui os azulejos juntam-se para formar um padrão floral.

    Como é que o Art Nouveau terminou?

    Origens da Arte Nova
    Aparentemente terminado pela ética do design rectilíneo do Cubismo, Art Nouveau reemergiu após a Grande Guerra como Art Deco, que depois se transformou na Bauhaus.

    O que é mobiliário Art Nouveau?

    O mobiliário Art Nouveau, que apresenta linhas curvas e formas orgânicas, foi o resultado de ideias que fundiram natureza, design, e artesanato. Art Nouveau era um estilo decorativo que se tornou popular na Europa e nos Estados Unidos entre 1890 e 1910.

    Quais são as principais características do mobiliário Art Deco?

    Quais são as principais características do mobiliário Art Deco? “Art Deco é mobiliário caracterizado por detalhes e formas geométricas, madeiras exóticas (pense em madeiras de zebra e mogno), cores de tons de jóia, laca, acabamentos espelhados, e acentos metálicos brilhantes”, diz Travis London, designer de interiores e proprietário do Studio London Co.

    Como descreveria o Art Nouveau?

    O que define o Art Nouveau? Art Nouveau foi um estilo atractivo e enérgico nas artes visuais que se estendeu desde o início da década de 1890 até à Primeira Guerra Mundial. Os artistas Art Nouveau, inspirados pelas formas vegetais e pela natureza, tomaram temas orgânicos e achataram-nos e abstraíram-nos em motivos sofisticados, sinuosos e fluidos.