Qual foi a diferença entre a cidade-estado de Esparta e outras cidades-estado gregas?



Cada cidade-estado governou-se a si próprio. Diferiam muito um do outro nas filosofias e interesses que governavam. Por exemplo, Esparta foi governada por dois reis e um conselho de anciãos. Sublinhou a manutenção de um exército forte, enquanto Atenas valorizava a educação e a arte.

Quais são as principais diferenças entre as poderosas cidades-estado de Esparta e Atenas?

Principais diferenças entre Atenas e Esparta
Atenas baseava-se numa forma democrática de governo onde as pessoas eram eleitas anualmente. Esparta baseava-se na oligarquia e tinha dois governantes. Os ideais centrais de Atenas baseavam-se no desenvolvimento, comércio, intelecto e sabedoria, e não obrigavam as pessoas a juntarem-se ao exército.

Qual é a diferença entre as cidades-estado de Esparta e Atenas?

Atenas era uma sociedade aberta e Esparta era uma sociedade fechada. Atenas era democrática e Esparta era governada por um pequeno número de eleitos. As diferenças eram muitas. Em 431 a.C. eclodiu a guerra entre Atenas e Esparta.

O que havia de especial na cidade-estado grego de Esparta?





Esparta era única na Grécia antiga pelo seu sistema social e constituição, que supostamente foram introduzidos pelo legislador semi-mítico Lycurgus. As suas leis moldaram a sociedade espartana para maximizar a proficiência militar a todo o custo, concentrando todas as instituições sociais no treino militar e no desenvolvimento físico.

Como é que Atenas e Esparta diferiram no questionário?

Atenas e Esparta eram diferentes porque Atenas era uma democracia e Esparta era uma oligarquia. Além disso, os espartanos concentraram-se muito no exército e esse era o principal objectivo: criar crianças fortes para estarem no exército, enquanto Atenas queria criar pessoas educadas e não apenas para lutar.

Como foi Esparta diferente de outras cidades-estado na Grécia?

Ao contrário de cidades-estado gregas como Atenas, um centro para as artes, aprendizagem e filosofia, Esparta estava centrada numa cultura guerreira. Aos cidadãos espartanos do sexo masculino só foi permitida uma ocupação: o soldado. A indocrinação para este modo de vida começou cedo.

Como é que Atenas e Esparta eram semelhantes?

Uma das principais formas em que foram semelhantes foi na sua forma de governo. Tanto Atenas como Esparta tiveram uma assembleia, cujos membros foram eleitos pelo povo. Esparta foi governada por dois reis, que governaram até à sua morte ou foram forçados a abandonar o cargo. Atenas era governada por archons, que eram eleitos anualmente.



Qual foi a abordagem de Esparta como cidade-estado?



O foco de Esparta, enquanto cidade-estado, era militar. Treinaram jovens homens para se tornarem soldados. Eles eram como os Hikkos e os Assírios e diferentes dos Fenícios ou dos Mionaons.
Para mais questões, ver Cunhos de futebol podem ser usados para o basebol? Sabia que…

Porque é que Esparta e Atenas se tornaram cidades diferentes?

Uma forma pela qual Atenas e Esparta realmente diferiram foi na sua ideia de se darem bem com o resto dos gregos. Esparta parecia contentar-se em se manter à parte e fornecer exército e assistência quando necessário. Atenas, por outro lado, queria controlar cada vez mais as terras à sua volta.

O que tornou Esparta única?

Esparta era única na Grécia antiga por ser uma sociedade que escravizava os companheiros gregos, na sua maioria da região vizinha da Messénia. Estas pessoas eram conhecidas como ilotas e a sua escravidão em massa era crucial tanto para o sucesso como para o eventual fracasso da sociedade espartana.

Qual dos seguintes descreve melhor uma cidade-estado?

Uma cidade-estado é uma cidade independente, e por vezes a terra que a rodeia, que tem o seu próprio governo, completamente separada dos países vizinhos. O Mónaco é uma cidade-estado. Actualmente, existem apenas cinco cidades-estado que são verdadeiramente autónomas, mas no passado isto era mais comum.



Como é que Esparta antiga diferia de Atenas?

A principal diferença entre Atenas e Esparta é o seu governo, economia e sociedade. A sociedade ateniense, que se baseava no comércio, valorizava a arte e a cultura e era governada sob uma forma de democracia. A sociedade espartana, por outro lado, era uma sociedade militante cuja economia se baseava na agricultura e na conquista.

De que forma foi o governo de Esparta único?

Esparta tinha um sistema de governo muito invulgar. Dois reis governaram a cidade, mas um “conselho de anciãos” de 28 membros limitou os seus poderes. Estes homens foram recrutados da mais alta classe social, os aristocráticos espartanos.

Como é que a educação espartana diferiu de outros sistemas educativos que conhece?

A educação em Esparta era completamente diferente. O objectivo da educação em Esparta era produzir e manter um exército poderoso. Os rapazes de Esparta entraram para a escola militar quando tinham cerca de seis anos de idade. Aprenderam a ler e a escrever, mas essas competências não foram consideradas muito importantes, excepto no que diz respeito às mensagens.

Porque é que Esparta é mais superior a Atenas?

Esparta é muito superior a Atenas porque o seu exército era feroz e protector, as raparigas recebiam alguma educação e as mulheres tinham mais liberdade do que em outras polis. Primeiro, o exército de Esparta foi a força de combate mais poderosa da Grécia.



Que declaração descreve melhor a diferença de cidadania entre Esparta e Atenas?

Qual a declaração que melhor descreve como a cidadania diferiu entre Esparta e Atenas? Em Atenas, os cidadãos eram homens livres, enquanto em Esparta era concedida a cidadania aos soldados.

Como é que as forças armadas espartanas se diferenciaram das forças armadas atenienses?

– Atenas era gerida por líderes militares, enquanto Esparta limitava o poder dos militares. – Atenas era governada por um grupo de anciãos, enquanto Esparta entregava o poder ao povo.

Qual foi a diferença entre viver em Atenas e viver em Esparta?

Como era diferente viver em Atenas do que viver em Esparta? Os atenienses tinham um estilo de vida que se concentrava na sua cultura, incluindo arte e escrita, enquanto que o estilo de vida espartano se concentrava no combate e na guerra.

Como era a vida em Esparta?

A vida em Esparta foi uma vida de simplicidade e abnegação. As crianças eram filhos do Estado e não dos seus pais. Foram criados para serem soldados, leais ao Estado, fortes e auto-disciplinados. Quando nasceu um bebé espartano, os soldados vieram até à casa e examinaram-no cuidadosamente para determinar a sua força.

O que são 5 factos sobre Esparta?

  • A primeira vencedora olímpica feminina foi espartana.
  • 298, em vez de 300, espartanos morreram em Thermopylae.
  • Os espartanos escravizaram uma população inteira, os ilothianos.
  • Os hoplites espartanos provavelmente não tinham lambdas nos seus escudos.
  • Utilizaram barras de ferro, em vez de moedas, como moeda.

Será que os espartanos atiraram bebés de penhascos?

O antigo historiador Plutarco afirmava que estes bebés espartanos “mal começados” eram atirados para um abismo aos pés do Monte Taigeto, mas a maioria dos historiadores rejeitam agora isto como um mito. Se um bebé espartano fosse considerado impróprio para o serviço futuro como soldado, era mais provável que fosse abandonado numa colina próxima.
Para mais questões, ver Are Dubliners are still acting?



O que é que as cidades-estado tinham em comum?

As cidades-estado tinham muitas coisas em comum. Partilhavam a mesma língua, adoravam os mesmos deuses e praticavam costumes semelhantes. Por vezes, estas cidades-estado negociavam umas com as outras. Até se juntaram para defender a Grécia quando um invasor estrangeiro os ameaçou.

Como é que uma cidade-estado é mais do que apenas uma cidade?

Como é que uma cidade-estado é mais do que apenas uma cidade? Decidiu e teve as suas próprias leis… Que termo não estava em uso durante a Idade de Ouro da Grécia?

Atenas é uma cidade-estado?

Havia mais de 1.000 cidades-estado na Grécia antiga, mas as principais polis eram Athína (Atenas), Spárti (Esparta), Kórinthos (Corinto), Thíva (Tebas), Syracuse (Siracusa), Égina (Aegina), Ródos (Rodes), Árgos, Erétria e Elis. Cada cidade-estado governou-se a si próprio.



Como era a educação em Esparta?

A educação espartana foi construída em torno da necessidade de um exército forte. Enquanto os rapazes eram ensinados a sobreviver como soldados, as raparigas também eram educadas para que pudessem produzir descendência forte. Acima de tudo, era uma sociedade respeitosa onde todos eram ensinados a respeitar o indivíduo.

Em que é que a sociedade ateniense se diferenciou da sociedade espartana?

O governo de Atenas é uma democracia, o que significa que os cidadãos têm o poder. O governo de Esparta era uma oligarquia, o que significa que estava nas mãos de poucos… Acabou de estudar 47 termos! As diferenças entre as duas cidades-estado da Grécia antiga.

Que tipo de educação prevaleceu em Atenas e Esparta?

O principal objectivo da educação ateniense era produzir pensadores, pessoas bem formadas nas artes e ciências, pessoas preparadas para a paz ou para a guerra. As jovens crianças atenienses foram ensinadas em casa até aos seis ou sete anos de idade, e depois enviadas para escolas de bairro para o ensino primário até aos 14 anos de idade.

Que vantagens teve Atenas sobre Esparta?

Atenas não tinha um exército tão forte como Esparta, mas a sua marinha estava mais desenvolvida. Atenas tinha outra vantagem, que era a de que muitos dos seus aliados lhes davam apoio financeiro. A principal desvantagem para os atenienses foi que por volta de 430 a.C., uma praga atingiu Atenas.

Em que é que a sociedade ateniense se diferenciou da sociedade espartana?

Os laços familiares em Atenas eram mais fortes e as mulheres estavam legalmente dependentes dos seus maridos ou do seu pai. Para além da família, não podiam ser proprietários de nenhuma propriedade. Em Esparta, as mulheres tinham direitos que outras mulheres gregas não tinham. Em Esparta, as mulheres eram mais fortes e formavam laços com os homens como lhes apetecia.



Como é que os direitos das mulheres diferiram entre Atenas e Esparta?

As mulheres em Esparta também tinham mais direitos do que as mulheres em Atenas. As mulheres espartanas podiam herdar propriedade, enquanto as atenienses não tinham tais direitos…. As mulheres espartanas tinham o direito de possuir riqueza e propriedade. Em Esparta, normalmente, quando uma pessoa morre, a terra é herdada pelos filhos do proprietário.

Que declaração descreve melhor como o governo americano se compara ao governo que existia na antiga Atenas?

Que declaração descreve melhor como o governo americano se compara ao governo que existia na antiga Atenas? Ambos os governos encorajaram os cidadãos a participar no processo de decisão. Qual é a principal ideia da declaração de Péricles?

Quem ganhou Atenas ou Esparta?

Atenas foi obrigada a render-se e Esparta venceu a Guerra do Peloponeso em 404 AC. Os termos dos espartanos foram indulgentes. Em primeiro lugar, a democracia foi substituída por uma oligarquia de trinta atenienses, amigos de Esparta.

Como é que a cidadania dos Estados Unidos é semelhante à cidadania da antiga Atenas?

– Nos EUA, os cidadãos votam, enquanto na antiga Atenas, apenas o Conselho de 500 votou para aprovar leis… – Nos EUA, os cidadãos elegem representantes para o cargo, enquanto que em Atenas, não se realizaram eleições. – Nos EUA, os cidadãos dirigem o governo, enquanto que em Atenas, os cidadãos elegem funcionários para dirigir o governo.
Para mais perguntas, ver Como sei se um ácido é orgânico?

Quais são alguns prós e contras da sociedade espartana?

  • Exército terrestre forte, protecção. Vantagem de Esparta.
  • As mulheres poderiam ser proprietárias de bens. Vantagem de Esparta.
  • As mulheres tinham liberdade. Vantagem de Esparta.
  • Treino de força. Vantagem de Esparta.
  • Poderia possivelmente tomar decisões mais rápidas. Vantagem de Esparta.
  • Democracia. Vantagem de Atenas.
  • Poderoso, capaz de conquistar.
  • Rodeado por cidades-estados hostis.

Como é que a vida familiar diferiu entre os espartanos e os atenienses?



A vida familiar era diferente para espartanos e atenienses porque para os espartanos, os deveres militares deixavam muito pouco tempo para a vida doméstica, enquanto que em Atenas os homens estavam em casa pelo menos uma vez quase todos os dias.

Como é que a geografia contribuiu para as diferenças entre Atenas e Esparta?

O terreno em que estavam situados chamava-se Peloponeso e estava situado numa península com o mesmo nome. Ao contrário dos atenienses, os espartanos viviam no interior, pelo que não tinham acesso ao mar e não tinham qualquer utilidade para os navios comerciais ou para uma frota naval. Perto de Esparta vivia um grupo de pessoas chamado Messenians (também conhecidos como Ilothians).

Como era a vida em Atenas?

Os antigos atenienses também tinham de comer, claro. Era natural que a maioria deles ganhasse a vida e colocasse comida na mesa da agricultura. Os cidadãos eram frequentemente proprietários de terras fora da cidade que proporcionavam os seus rendimentos. No entanto, a paisagem e o clima gregos tornaram a agricultura uma tarefa difícil.

Esparta era uma cidade real?

Sociedade espartana
Esparta, também conhecida como Lacedemónia, era uma antiga cidade-estado grega localizada principalmente na actual região do sul da Grécia chamada Lacónia.

Quando é que Esparta se tornou uma cidade-estado?



A História de Esparta descreve a história da antiga cidade-estado grego dórico conhecida como Esparta desde os seus primórdios no período lendário até à sua incorporação na Liga Achaean sob a falecida República Romana, como Estado Aliado, em 146 AC, um período de aproximadamente 1000 anos.

Esparta foi o exército mais forte?

Submetidos a exercícios militares desde o início da idade adulta, os espartanos tornaram-se uma das forças militares mais temidas e formidáveis do mundo grego, alcançando um estatuto lendário nas suas guerras contra a Pérsia.

Onde é que os 300 morreram?

530-480 AC) foi rei da cidade-estado de Esparta desde cerca de 490 AC até à sua morte na Batalha de Termópilas contra o exército persa em 480 AC. Embora Leónidas tenha perdido a batalha, a sua morte em Termópilas foi vista como um sacrifício heróico porque demitiu a maior parte do seu exército quando se apercebeu que os persas…

Onde estão os verdadeiros 300?

Baseado na banda desenhada com o mesmo nome de Frank Miller, o filme ganhou um enorme número de seguidores em todo o mundo. Tal como a banda desenhada, “300” é inspirado pela verdadeira batalha de Termópilas e pelos acontecimentos que tiveram lugar em 480 a.C. na Grécia antiga. Um filme épico para um acontecimento histórico épico.

Quem matou os espartanos?

De acordo com Heródoto, os Tespianos decidiram manter os 300 Espartanos por sua livre vontade. Leónidas tomou então a sua fatídica posição e “desceu a lutar corajosamente, juntamente com muitos outros espartanos famosos”, escreve Heródoto. Finalmente, os persas mataram quase todas as tropas espartanas.

Como são semelhantes Esparta e Atenas?

Uma das principais formas em que foram semelhantes foi na sua forma de governo. Tanto Atenas como Esparta tiveram uma assembleia, cujos membros foram eleitos pelo povo. Esparta foi governada por dois reis, que governaram até à sua morte ou foram forçados a abandonar o cargo. Atenas era governada por archons, que eram eleitos anualmente.

Em que área é que Esparta diferia mais de Atenas?

Termos neste conjunto (33)
Atenas e Esparta eram diferentes porque Atenas era uma democracia e Esparta era uma oligarquia. Além disso, os espartanos concentraram-se muito no exército e esse era o principal objectivo: criar crianças fortes para estarem no exército, enquanto Atenas queria criar pessoas instruídas não só para lutar.

Porque é que Esparta é importante na história?

Por volta de 650 a.C., tornou-se a potência militar terrestre dominante na Grécia antiga. Devido à sua preeminência militar, Esparta foi reconhecida como a força líder do exército grego unificado durante as Guerras Greco-Persianas, em rivalidade com o crescente poder naval de Atenas.