Quantos casos estiveram envolvidos em Brown vs Board of Education?



cinco casos separados que foram ouvidos pelo Supremo Tribunal dos EUA relativamente à questão da segregação nas escolas públicas.

Qual foi o nome do caso que foi cancelado pela decisão Brown v Board of Education *?

Plessy vs. Ferguson
A decisão do Tribunal anulou parcialmente a sua decisão Plessy vs. Ferguson de 1896, declarando que a noção de “separados mas iguais” era inconstitucional para as escolas públicas e estabelecimentos de ensino americanos.

Qual foi o resultado de Brown v Board of Education?

Em 17 de Maio de 1954, o Tribunal declarou que a segregação racial nas escolas públicas violava a cláusula de igualdade de protecção da Décima Quarta Emenda, anulando efectivamente a decisão Plessy vs. Ferguson de 1896, que determinava “separados mas iguais”. A decisão Brown afectou directamente escolas legalmente segregadas em vinte e um estados.

Porque é que a Brown v. Conselho de Educação falhou?





É demasiado fácil esquecer que a decisão Brown foi impulsionada não apenas por uma objecção de princípio à ideia de “separados mas iguais”, mas pelo desprezo desenfreado dos estados do Sul pela parte “igual” da fórmula. Os estudantes negros não só eram segregados, como também lhes era totalmente negada uma oportunidade educacional significativa.

Será que a Brown v. Board acabou realmente com a segregação?

A decisão de Brown v. Conselho de Educação de Topeka em 17 de Maio de 1954 é talvez o mais famoso de todos os processos do Supremo Tribunal, pois deu início ao processo que pôs fim à segregação. Anulou a decisão igualmente abrangente de Plessy v. Ferguson, em 1896.

Quem protegeu o Little Rock Nove?

Este confronto entre autoridades estaduais e federais culminou com o Presidente Dwight D. Eisenhower a enviar tropas federais para proteger a “Little Rock Nine”. Com a protecção das tropas federais, os nove estudantes afro-americanos puderam frequentar a Escola Secundária Central.

Em que caso é que os queixosos alegaram que lhes estava a ser negado o seu direito à protecção igual da lei e que as leis da separação, mas iguais, não eram de facto iguais?

A decisão em Plessy vs. Ferguson foi o primeiro grande inquérito sobre o significado da cláusula de igual protecção da Décima Quarta Emenda, que proíbe os Estados de negar “igual protecção das leis” a qualquer pessoa dentro da sua jurisdição.