Que alimentos promovem a angiogénese?




O que inibe a angiogénese?

Os investigadores desenvolveram medicamentos chamados inibidores de angiogénese, ou terapia anti-angiogénica, para interromper o processo de crescimento. Estes fármacos procuram e ligam-se às moléculas VEGF, impedindo-as de activar receptores nas células endoteliais dentro dos vasos sanguíneos. O Bevacizumab (Avastin®) funciona desta forma.

Quando ocorre a angiogénese na cicatrização de feridas?

Embora a granulação seja atribuída à fase proliferativa, a angiogénese é iniciada imediatamente após a lesão tecidual e é mediada durante todo o processo de cicatrização da ferida.

A angiogénese é boa ou má?





A angiogénese pode ser um processo corporal normal e saudável quando são necessários novos vasos sanguíneos. Ocorre como parte do crescimento em crianças, quando o revestimento uterino é derramado todos os meses em mulheres menstruadas, e quando são necessários novos vasos sanguíneos no processo de cicatrização da ferida.

A colina nos ovos é má?

Mas um ovo grande contém pouca gordura saturada, cerca de 1,5 gramas (g). E a investigação confirmou que os ovos também contêm muitos nutrientes saudáveis: luteína e zeaxantina, que são bons para os olhos; colina, que é boa para o cérebro e nervos; e várias vitaminas (A, B e D).

O que é que o Dr. Li come?

O Dr Li comerá provavelmente um punhado de nozes quase todos os dias, e o seu favorito pessoal são as nozes. As nozes estão cheias de gorduras ómega 3, que fortalecem o cérebro e o sistema imunitário, e são também uma grande fonte de vitaminas B e magnésio.

Porque é que a angiogénese é tão importante?

A angiogénese é o processo pelo qual novos vasos sanguíneos são formados, permitindo o fornecimento de oxigénio e nutrientes aos tecidos do corpo. É uma função vital, necessária para o crescimento e desenvolvimento, bem como para a cicatrização de feridas.




O que estimula a produção de VEGF?



A produção de VEGF-A pode ser induzida numa célula que não recebe oxigénio suficiente. Quando uma célula é deficiente em oxigénio, produz HIF, factor induzível de hipoxia, um factor de transcrição. HIF estimula a libertação de VEGF-A, entre outras funções (incluindo a modulação da eritropoiese).

Como estimular o crescimento dos vasos sanguíneos?

Vegetais de folhas verdes. Vegetais de folhas verdes, tais como espinafres e couves, são ricos em nitratos, que o seu corpo converte em óxido nítrico, um potente vasodilatador. Comer alimentos ricos em nitratos pode ajudar a melhorar a circulação ao dilatar os vasos sanguíneos, permitindo que o sangue flua mais facilmente.

As artérias podem ser regeneradas?

Os colaboradores científicos da Yale School of Medicine e University College London (UCL) descobriram o caminho molecular pelo qual novas artérias podem formar-se após ataques cardíacos, AVC e outras doenças agudas, contornando artérias que estão bloqueadas.


Alguns medicamentos bloqueiam o factor de crescimento endotelial vascular (VEGF) da ligação aos receptores nas células que revestem os vasos sanguíneos. Isto impede o crescimento dos vasos sanguíneos. Um exemplo de um fármaco que bloqueia o VEGF é o bevacizumab (Avastin). O bevacizumab é também um anticorpo monoclonal.



O que estimula a angiogénese na cicatrização de feridas?

Uma variedade de factores de crescimento, citocinas e mediadores lipídicos produzidos em resposta a lesões podem estimular a angiogénese. Um dos mediadores proangiogénicos mais importantes é o factor de crescimento endotelial vascular (VEGF ou VEGF-A) e acredita-se que níveis suficientes de VEGF são essenciais para uma cicatrização adequada da ferida.