Que pintura de Chris Ofili, como parte da sensação da exposição britânica, causou uma reacção do público contra a AEN e o financiamento público?



Em Outubro de 1999, o Sensation abriu no Museu de Arte de Brooklyn, onde foi a pintura icónica de Chris Ofili, A Santa Virgem Maria, que suscitou o debate mais aceso. O Presidente da Câmara Rudy Giuliani ameaçou encerrar a instituição financiada pela cidade, alegando que esta obra de arte era ofensiva para os espectadores religiosos.

Qual foi o nome da exposição de arte de 1999 que desencadeou um debate nacional sobre a censura?

Censura, “Coisas Doentes”, e a Luta de Rudy Giuliani para Encerrar o Museu de Brooklyn. Começou, como muitas grandes controvérsias de Nova Iorque fazem, nos tablóides. A 16 de Setembro de 1999, o Daily News publicou uma pequena cantiga (nem sequer 600 palavras) com o título “B’Klyn Gallery of Horror”.

Por que é que Chris Ofili é famoso?

excremento de elefante
Christopher Ofili, (nascido a 10 de Outubro de 1968) é um pintor britânico vencedor do Prémio Turner, mais conhecido pelas suas pinturas que incorporam estrume de elefante.

Qual das seguintes obras de arte provocou uma controvérsia sobre o financiamento da cidade para o museu de Brooklyn quando este foi exposto naquela instituição?





Em 1999, o Museu de Arte de Brooklyn, financiado pela cidade, ficou debaixo de fogo quando exibiu uma pintura de Chris Ofili da Virgem Maria que apresentava recortes sexualmente explícitos cobertos com estrume de elefante. A Igreja Católica, bem como o Presidente da Câmara de Nova Iorque, Rudolph Giuliani, ficaram indignados.

O que é que a pintura de Loongkoonan nos ensina sobre?

“As pinturas de Loongkoonan são registos da sua ligação ao país que ela percorreu a pé quando era mais nova. Reflectem o seu conhecimento íntimo desta terra, e como tal são um poderoso registo da herança e conhecimento aborígenes”, disse Mossenson.

Porque é que Ofili pintou a Santa Virgem Maria?

A Santa Virgem Maria
O quadro é a tentativa de Ofili de lidar com as questões da sua infância sobre a raça e as mães virgens, em particular quais as mulheres que podem ser sagradas, puras e consideradas “boas mães”.

Em que é que Chris Ofili se inspira?

Ofili foi também fortemente inspirado pela música, particularmente pelo hip hop e também pelo jazz. Ele via estes tipos de música como celebrações da cultura negra, dizendo: “Eu queria pintar coisas que se sentissem como essa música”. Ofili recortava por vezes imagens de estrelas da música Negra de revistas e utilizava-as nas suas pinturas.