Estágio de Aikido – Sensei Vermeulen

antoine-vermeulen
Antoine Vermeulen (7º Dan Aikikai)

Coisa de uma semana atrás participei, pela primeira vez, de um estágio de Aikido ministrado pelo Shihan Antoine Vermeulen (7º Dan Aikikai). Foi um estágio muito agradável, proveitoso e, como é de praxe, tive a oportunidade de treinar com muitos praticantes que ainda nao conhecia ou que não tenho a oportunidade de treinar regularmente. Sobre o sensei Vermeulen, posso dizer que gostei muito de sua técnica e didática,  além de ter ficado com a impressão de que é uma pessoa muito simpática e, muito importante quando falamos de Aikido, acessível.

O estágio teve suporte da câmara de Almada e foi realizado na Base Naval de Lisboa, também conhecida como Base Naval do Alfeite, com dois treinos durante o dia de sábado (manhã e tarde) e com um treino na manhã de domingo, totalizando 6 horas de treino. Também pudemos passar algumas horas de convívio, incluindo o almoço, realizado no refeitório da escola naval.

Foi um estágio internacional, uma vez que o sensei Vermeulen é belga (flamengo) e lá vive, e foi aberto, podendo participar qualquer praticante de Aikido com o seguro desportivo em dia, ainda que não houvesse muita gente de fora da ACPA.

Pessoalmente, este estágio foi muito importante para mim. Foi o primeiro com o sensei Vermeulen e o primeiro desde que comecei a praticar no Heiwa Dojo (ACPA). Cada evento desse gênero, incluindo os encontros técnicos (que já tive a oportunidade de ir a um), são chances de conhecer novos praticantes e praticar com pessoas que enxergam o Aikido de maneiras diferentes. E claro, tem sido muito importante para avaliar o meu desenvolvimento, principalmente depois de tanto tempo parado.

P.S. Obrigado ao José Morais pelas fotografias.

aikido-tatami

4 comentários em “Estágio de Aikido – Sensei Vermeulen

  1. As fotografias evoluíram para pintura! 🙂
    Não desgosto.
    Gosto do critério de selecção das três aqui incluídas.
    Gosto particularmente da fotografia do sensei Antoine Vermeulen.
    Julgo ter captado o essencial da sua postura.

    Curtir

    1. Olá!

      Achei que o efeito “Oilfy” nas imagems de abertura e fim davam um toque artístico e ao mesmo tempo garantiam alguma privacidade 😉
      Esta foto do sensei ficou muito gira (ainda que as outras também).

      Obrigado!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s