
Coisa de uma semana atrás participei, pela primeira vez, de um estágio de Aikido ministrado pelo Shihan Antoine Vermeulen (7º Dan Aikikai). Foi um estágio muito agradável, proveitoso e, como é de praxe, tive a oportunidade de treinar com muitos praticantes que ainda nao conhecia ou que não tenho a oportunidade de treinar regularmente. Sobre o sensei Vermeulen, posso dizer que gostei muito de sua técnica e didática, além de ter ficado com a impressão de que é uma pessoa muito simpática e, muito importante quando falamos de Aikido, acessível.
O estágio teve suporte da câmara de Almada e foi realizado na Base Naval de Lisboa, também conhecida como Base Naval do Alfeite, com dois treinos durante o dia de sábado (manhã e tarde) e com um treino na manhã de domingo, totalizando 6 horas de treino. Também pudemos passar algumas horas de convívio, incluindo o almoço, realizado no refeitório da escola naval.
Foi um estágio internacional, uma vez que o sensei Vermeulen é belga (flamengo) e lá vive, e foi aberto, podendo participar qualquer praticante de Aikido com o seguro desportivo em dia, ainda que não houvesse muita gente de fora da ACPA.
Pessoalmente, este estágio foi muito importante para mim. Foi o primeiro com o sensei Vermeulen e o primeiro desde que comecei a praticar no Heiwa Dojo (ACPA). Cada evento desse gênero, incluindo os encontros técnicos (que já tive a oportunidade de ir a um), são chances de conhecer novos praticantes e praticar com pessoas que enxergam o Aikido de maneiras diferentes. E claro, tem sido muito importante para avaliar o meu desenvolvimento, principalmente depois de tanto tempo parado.
P.S. Obrigado ao José Morais pelas fotografias.
Ainda bem que não passou a fotografia do sensei pelo «Oilfy» 🙂
CurtirCurtir
Sim, nessa caso não era necessário 😉 rs
CurtirCurtir
As fotografias evoluíram para pintura! 🙂
Não desgosto.
Gosto do critério de selecção das três aqui incluídas.
Gosto particularmente da fotografia do sensei Antoine Vermeulen.
Julgo ter captado o essencial da sua postura.
CurtirCurtir
Olá!
Achei que o efeito “Oilfy” nas imagems de abertura e fim davam um toque artístico e ao mesmo tempo garantiam alguma privacidade 😉
Esta foto do sensei ficou muito gira (ainda que as outras também).
Obrigado!
CurtirCurtir