Sim. Nosso Português é rico. Riquíssimo. Não falo de um Português qualquer, mas de nosso idioma, claro está. Ele tem tantos sabores. Tantas texturas. Tantas formas e cores…

O Português, para nós que crescemos tendo este idioma como o nosso idioma, é tão importante para a definição de quem somos como a nossa cultura em geral. Há pesquisas que apontam, inclusive, que o idioma tem um impacto tão grande em uma pessoa que pode definir a maneira como nós vemos o mundo e afetar as relações com o outro.

Sendo tão importante, faz todo sentido que exista um dia especial para ele.

No dia 5 de Maio é comemorado o dia da Língua Portuguesa e da Cultura. Entretanto, como só agora esbarrei no vídeo que vos quero mostrar, e porque não consigo voltar no tempo, fazemos isso hoje 😉

A Porto Editora preparou um vídeo para comemorar a data. No vídeo, é feita a leitura do livro O Paraíso São os Outros, do autor Valter Hugo Mãe. Este livro é um dos livros infantis do autor. Que eu não tinha lido, mas que pela leitura no vídeo pareceu-me muito interessante. Dele, o único outro livro que eu li, e que vou falar sobre ele no futuro, é A Máquina de Fazer Espanhóis, que eu gostei bastante.

image

Mas o vídeo tem uma particularidade que o torna excepcional. A leitura é realizada por várias pessoas diferentes, todos tendo como seu idioma natural o Português, mas que são de lugares tão diferentes quanto o Brasil, Angola e Macau. Penso mesmo que há pessoas de todas as nacionalidades onde o Português é falado como uma de suas línguas oficiais. E mesmo nos diferentes países, os sotaques podem e são diferentes, porque afinal, cada pequena região desenvolve sua própria maneira de falar, sua identidade específica.

Em suma, é uma delícia.

Aproveitem!

P.S. Obrigado a Mikas por ter compartilhado no Facebook, ou o vídeo teria passado ao lado completamente…