Leiturtugas #4

Semana passada eu acabei não conseguindo colocar o meu post sobre as minhas Leiturtugas. Mas cá está ele. E vamos a isso que já se faz tarde!

Minhas Leituras

Humanus (Vários)

Esta coletânea de histórias em banda desenhada (quadrinhos), da editora Escorpião Azul, reúne 33 histórias de 37 autores.

São autores de estilos muito distintos, de um modo geral, alguns com uma qualidade bastante grande, outros que não me parecem grande coisa (mas lá está, não sou profissional de quadrinhos, e posso estar sendo injusto).

Gostava aqui de deixar uma menção especial a algumas que me agradaram especialmente, seja pelo aspecto gráfico, seja pelo roteiro, seja por ambos:

  • Sacred Monster (Rui Lacas)
  • Avocado-Man (Fábio Veras)
  • A Última Bala (Rafael Sales)
  • Simão Santos – O Homem que enganou o Diabo (Patrik Caetano & André Mateus)
  • Verdade da Mentira (Álvaro)
  • Mortos não Dançam (Paulo Monteiro)

Minha avaliação: 2/5 (indiferente)

O Cão (Isabel Cristina Pires)

O Cão é um pequeno conto de Isabel Cristina Pires, que faz parte da coletânea Antologia de Ficção Cietífica Fantasporto.

Bem escrito, a história se passa em um outro planeta, sendo que as personagens principais são a D, uma cientista, e o “Cão”, que é o nosso narrador. A história só funciona porque estamos a falar de literatura. Dificilmente funcionaria em BD ou na tela, sob pena de facilmente entregar o fim da história.

Acontece que essa é aquele tipo de história onde o fim tem que fazer o leitor revisitar os eventos e detalhes da história dizendo “aaahhhhhh…”. Tenho uma história (micro conto) que usa esse recurso: Manuela não acreditava no amor. Mas aqui isso só funciona parcialmente, porque há determinados detalhes que são um pouquinho difíceis de engolir.

Ainda assim, não deixa de ser uma história curiosa.

É uma história de Ficção Científica? Sim, mas a FC aqui é praticamente só o pano de fundo da história. Podia ser melhor…

Minha avaliação: 3/5 (gostei)


1E por hoje é só. Mas já há mais leituras para a semana que vem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s