As estrelas existem fora das galáxias?



Resposta: Não, nem todas as estrelas estão numa galáxia… Podem já ter pertencido a uma galáxia, mas já não fazem parte da mesma. Algumas destas chamadas “estrelas estelares” ou “estrelas intergalácticas” foram efectivamente observadas pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA.

O que há no espaço entre galáxias?

meio intergaláctico, material encontrado entre galáxias que consiste principalmente em gás hidrogénio quente e ténue. Em tempos pensou-se que grandes quantidades de massa sob a forma de nuvens de gás poderiam existir nos espaços entre galáxias.

Pode um sistema solar existir fora de uma galáxia?

Os astrónomos dizem ter encontrado pela primeira vez provas de um planeta em órbita de uma estrela fora da nossa própria galáxia, a Via Láctea… As provas foram observadas por um telescópio operado pela agência espacial norte-americana NASA. Chama-se Observatório de Chandra Raio-X.

Podemos ver a Via Láctea da Terra?





A Via Láctea é visível da Terra como uma faixa nebulosa de luz branca, cerca de 30° de diâmetro, arquear no céu nocturno… Na observação nocturna do céu, embora todas as estrelas individuais visíveis a olho nu em todo o céu façam parte da Via Láctea, o termo “Via Láctea” é limitado a esta faixa de luz.

Os seres humanos podem viajar para outra galáxia?

A tecnologia necessária para viajar entre galáxias está muito para além das capacidades actuais da humanidade, sendo actualmente apenas objecto de especulação, hipótese e ficção científica. Contudo, teoricamente falando, não há nada que indique conclusivamente que a viagem intergaláctica seja impossível.

As estrelas estão apenas em galáxias?

Resposta: Não, nem todas as estrelas estão numa galáxia… Podem já ter pertencido a uma galáxia, mas já não fazem parte da mesma. Algumas destas chamadas “estrelas estelares” ou “estrelas intergalácticas” foram efectivamente observadas pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA.

O que está fora da galáxia da Via Láctea?

Nome comum Nome alternativo
Braço de Cygnus braço exterior

Será que as estrelas intergalácticas têm planetas?

Um planeta extragaláctico, também conhecido como exoplaneta extragaláctico ou extroplanet, é um planeta estrelado ou velhaco localizado fora da Via Láctea. Devido às enormes distâncias a esses mundos, seriam muito difíceis de detectar directamente. Contudo, provas indirectas sugerem que tais planetas existem de facto.



Qual é o maior vazio no universo?



Com quase 330 milhões de anos-luz de diâmetro (cerca de 0,27% do diâmetro do Universo observável), ou quase 236.000 Mpc3 em volume, a bota vazia é um dos maiores vazios conhecidos no Universo, e é conhecido como um supervoid. A sua descoberta foi relatada por Robert Kirshner et al.

As galáxias são escuras?

As regiões entre galáxias são escuras, obviamente, uma vez que há poucas ou nenhumas estrelas para iluminar a escuridão. Isto torna estas regiões difíceis de estudar com a luz óptica (a luz que vemos com os nossos olhos).
Para mais perguntas, ver Qual é o significado de recém-descoberto?

O que acontece se se entrar noutra galáxia?

A galáxia Via Láctea, lar do planeta Terra, está em rota de colisão com outro corpo interestelar, uma espiral de estrelas conhecida como a Grande Nuvem de Magalhães (LMC). Quando os dois finalmente se encontrarem, não só criará um enorme buraco negro, como também poderá lançar o nosso sistema solar a milhares de anos-luz de distância.

Podemos ver um buraco negro da Terra?

Os cientistas não podem observar directamente buracos negros com telescópios que detectam raios X, luz, ou outras formas de radiação electromagnética. No entanto, podemos inferir a presença de buracos negros e estudá-los, detectando o seu efeito sobre outras matérias próximas.



Onde fica o lugar mais escuro da Terra?

As medições revelaram o Observatório Roque de los Muchachos como o lugar mais escuro da Terra, onde a luz artificial apenas ilumina o céu nocturno em 2 por cento.

Existe um buraco negro na Via Láctea?

Sabe-se agora que os buracos negros supermassivos são comuns nos centros das galáxias, incluindo a nossa própria galáxia Via Láctea. São milhões ou biliões de vezes a massa do nosso sol.

Existem buracos negros no espaço intergaláctico?

As bolhas de gás libertadas pelos buracos negros estendem-se por vastas distâncias do espaço intergaláctico, afectando a formação de estrelas a milhares de anos-luz da sua origem, mostra um novo estudo. Os astrónomos sabiam que os buracos negros atraem matéria do seu meio devido à sua poderosa atracção gravitacional.

Os telescópios podem ver estrelas em outras galáxias?

A resposta é não, a menos que se conte ver a luz combinada de muitos milhares de milhões de estrelas. Do hemisfério norte, a única galáxia fora da nossa Via Láctea que é facilmente visível a olho nu é a grande galáxia da constelação Andrómeda, também conhecida como M31.



Será que todas as galáxias têm um buraco negro?

Os buracos negros são uma classe de objectos astronómicos que sofreram um colapso gravitacional, deixando para trás regiões esferoidais do espaço das quais nada pode escapar, nem mesmo a luz. As evidências observacionais indicam que quase todas as grandes galáxias têm no seu centro um buraco negro supermassivo.

É possível viajar no tempo?

Em resumo: Sim, viajar no tempo é uma coisa real… Mas não é exactamente o que provavelmente já viu nos filmes. Sob certas condições, é possível experimentar a passagem do tempo a uma velocidade diferente de 1 segundo por segundo.

Haverá um novo planeta como a Terra?

Descoberta
Estrela Kepler-452
Características físicas
Raio médio 1,5 +0,32 -0,22 R Terra
Missa 5 ± 2 metros Terra

O que está dentro de um buraco negro?

No centro de um buraco negro, é frequentemente postulado que existe algo chamado de singularidade gravitacional, ou singularidade. É aqui que a gravidade e a densidade são infinitas e o espaço-tempo se estende até ao infinito. Ninguém pode dizer com certeza como é a física neste momento no buraco negro.

Até onde podem ir os seres humanos?

R: Sem um fato espacial, um ser humano pode sobreviver até 8 quilómetros (5 milhas) no espaço. Qualquer espaço acima disso é conhecido como a Zona da Morte porque não há oxigénio suficiente para sustentar a vida. Mas com um fato espacial, um ser humano pode percorrer até 555 quilómetros (347 milhas).

Há uma parede no espaço?

Os astrónomos encontraram uma das maiores estruturas do universo conhecido: uma “parede” de galáxias que tem pelo menos 1,4 mil milhões de anos-luz.



Que planetas existem em Andrómeda?

Será que a galáxia Andrómeda tem planetas? Existe actualmente apenas um candidato muito forte ao planeta na galáxia Andrómeda, temporariamente chamado PA-99-N2. Foi detectado devido a um evento de microlenteamento em 1999.

O que é maior do que o universo?

Não, o universo contém todos os sistemas solares e galáxias. O nosso Sol é apenas uma estrela entre as centenas de biliões de estrelas da nossa galáxia Via Láctea, e o universo é constituído por todas as galáxias, biliões delas.

Qual é a maior coisa que existe?

A maior entidade única que os cientistas identificaram no universo é um superclusivo de galáxias chamado Grande Muralha de Hércules-Corona Borealis. É tão largo que demora cerca de 10 mil milhões de anos para que a luz passe por toda a estrutura.
Para mais perguntas, ver First significa o mais recente?



Qual é o maior buraco negro conhecido?

tonelada 618 (Este quasar é o maior buraco negro, estimado em 66 mil milhões de massas solares…)

Porque não consegue ver o sol no espaço?

No espaço ou na Lua não há atmosfera para espalhar a luz. A luz do sol viaja em linha recta sem se dispersar e todas as cores permanecem juntas. Olhando em direcção ao sol, vemos uma luz branca e brilhante, enquanto que, olhando para o lado, veríamos apenas a escuridão do espaço vazio.

Será que os humanos alguma vez deixarão a Via Láctea?

Assim, para deixar a nossa Galáxia, teríamos de viajar cerca de 500 anos-luz na vertical, ou cerca de 25.000 anos-luz longe do centro galáctico. Teríamos de ir muito mais longe para escapar à “auréola” de gás difuso, estrelas antigas e aglomerados globulares que rodeiam o disco estelar da Via Láctea.

Podemos visitar Andrómeda?

Embora possa ser uma das galáxias mais próximas da nossa, como a Galáxia Andrómeda está a 2,5 milhões de anos-luz de distância, levaria 2,5 milhões de anos para lá chegar se (e isso é um grande “se”) pudéssemos viajar à velocidade da luz.

Podemos chegar à galáxia de Andrómeda?

Com a tecnologia actual, é impossível.ir para outra galáxia.



Porque é que o espaço é preto?

Porque o espaço é um vácuo quase perfeito, o que significa que tem muito poucas partículas, não há praticamente nada no espaço entre estrelas e planetas para espalhar a luz em direcção aos nossos olhos. E sem luz a chegar aos olhos, eles vêem preto.

Será que os astronautas vêem estrelas no espaço?

As estrelas não são visíveis porque são demasiado ténues. Os astronautas nos seus fatos espaciais brancos parecem bastante brilhantes, pelo que devem usar velocidades de obturação curtas e grandes f/stops de modo a não exporem excessivamente as imagens. No entanto, com essa configuração da câmara, as estrelas não aparecem.

Pode existir um buraco de minhoca?

A teoria da relatividade geral de Einstein prevê matematicamente a existência de buracos de vermes, mas nenhum foi descoberto até à data. Um wormhole de massa negativa pode ser detectado pela forma como a sua gravidade afecta a passagem da luz.

O que pensava Einstein dos buracos negros?

Os buracos negros são regiões de espaço-tempo onde a força da gravidade é tão forte que nada, nem mesmo a luz, pode escapar a ser puxado e “comido”. A teoria da relatividade geral de Einstein previu a existência de buracos negros e que, independentemente do que esse objecto “come”, os buracos negros são caracterizados apenas pelos seus…

O que é um buraco negro branco?



Os buracos brancos são regiões cósmicas teóricas que funcionam de forma oposta aos buracos negros. Tal como nada pode escapar de um buraco negro, nada pode entrar num buraco branco. Há muito que se pensava que os buracos brancos eram um produto de relatividade geral nascido das mesmas equações que os seus irmãos estelares desmoronados, buracos negros.

Quão pequeno é o buraco negro do unicórnio?

Os astrónomos descobriram agora um buraco negro com apenas três vezes a massa do sol, tornando-o um dos mais pequenos jamais encontrados, e acontece que é o buraco negro mais próximo conhecido, a apenas 1.500 anos-luz da Terra.

Qual é o tamanho do buraco negro do unicórnio?

Raros e não bem compreendidos, estes são objectos cósmicos que não são pequenos para os olhos humanos. A estrela de neutrões mais pesada encontrada até agora é 2,5 massas solares, enquanto o Unicórnio está entre os mais pequenos buracos negros conhecidos a 3 massas solares.

O olho humano é um buraco negro?

A parte central transparente sem cor mais exterior do olho (através da qual podemos ver a íris e a pupila) é a córnea. Secção transversal do olho humano, mostrando a posição do pupilo. A pupila é um buraco negro no centro da íris do olho que permite que a luz chegue à retina.

Em que país se pode ver a Via Láctea?



A humidade e a poluição luminosa são matadores de estrelas em muitas áreas da Ásia, mas o continente também tem excelentes locais para ver a Via Láctea à noite. A Indonésia tem alguns dos lugares mais remotos (e ainda acessíveis) para ver a nossa galáxia, e é considerado o melhor lugar para ver a Via Láctea na Ásia.

Consegue ver a Via Láctea à noite?

A Via Láctea costumava ser visível em todas as noites claras e sem lua, em qualquer parte do mundo. Hoje, no entanto, a maioria das pessoas vive em lugares onde é impossível ver a Via Láctea devido à poluição luminosa generalizada causada pelas luzes deixadas acesas durante toda a noite.
Para mais questões, ver Como é calculado o consumo de combustível extra-urbano?

Onde na Terra é a Via Láctea mais visível?

Nos EUA, Nevada Central, Utah Oriental, Montana, Death Valley California, Breckenridge, Colorado, Hawaii. Em suma, áreas remotas longe de qualquer poluição luminosa oferecem a melhor vista. Mas se souber o que procurar e quando e onde procurar, pode avistar a Via Láctea a partir de muitos lugares em todo o mundo.

Será que as estrelas malfeitoras podem ter planetas?

Dois anos mais tarde, os astrónomos detectaram o primeiro planeta dito velhaco: um mundo em movimento através do espaço sem uma estrela em órbita. Desde então, os astrónomos descobriram mais uma dúzia de possíveis planetas desonestos, um par de objectos interestelares, e centenas de estrelas desonestas que se deslocam da nossa galáxia em direcção a Andrómeda.

Qual é o buraco negro mais próximo da Terra?

Em 2020, uma equipa de astrónomos do Observatório Europeu do Sul (ESO) descobriu o buraco negro mais próximo da Terra no sistema HR 6819, a apenas 1.000 anos-luz de distância, apenas para outros cientistas contestarem as descobertas. Acontece que esses críticos parecem ter tido razão.

Pode um buraco negro encher-se?

Não, são de facto o resultado de algo a encher demasiado. Formam-se buracos negros quando uma quantidade colossal de material é amontoada num espaço minúsculo que é demasiado pequeno para existir tudo ao mesmo tempo. Quando isto acontece, desmorona em algo chamado singularidade.

Qual é a estrela mais próxima da Terra?

A estrela mais próxima da Terra é um sistema tri-estrela chamado Alpha Centauri. As duas estrelas principais são Alpha Centauri A e Alpha Centauri B, que formam um par binário. Estão a cerca de 4,35 anos-luz da Terra, de acordo com a NASA.

As estrelas são galáxias?

Resposta: Não, nem todas as estrelas estão numa galáxia… Podem já ter pertencido a uma galáxia, mas já não fazem parte da mesma. Algumas destas chamadas “estrelas estelares” ou “estrelas intergalácticas” foram efectivamente observadas pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA.

Qual é a maior galáxia do universo?

A Galáxia Alcyonean foi descoberta a cerca de 3 mil milhões de anos-luz da Terra e quase 240 mil milhões de vezes o tamanho do nosso sol, utilizando o LOFAR (Frequency ARray) com base na Europa e dados do Observatório de Satélites de Pesquisa por Infravermelhos de Campo Amplo (Wide-field Infrared Survey Explorer) da NASA.

Quantos sóis existem no universo?

Há muito debate sobre o número de sóis no universo. Alguns cientistas acreditam que há milhares de milhões de sóis, enquanto outros acreditam que pode haver apenas algumas centenas de milhares de sóis. O pensamento actual é que existem provavelmente algures entre 100 a 500 mil milhões de Sóis no universo.

O que acontecerá ao sol após a sua morte?

Assim que todo o hélio tiver desaparecido, as forças da gravidade tomarão o controlo e o sol encolherá para uma anã branca. Todo o material exterior irá dissipar-se, deixando para trás uma nebulosa planetária.

O que é o canibalismo galáctico?

O canibalismo galáctico refere-se ao processo em que uma grande galáxia, através de interacções gravitacionais de maré com um companheiro, se funde com esse companheiro; isto resulta numa galáxia maior, muitas vezes irregular.

É possível a velocidade warp?

“Nenhum dos propulsores warp fisicamente concebíveis pode acelerar a velocidades mais rápidas do que a da luz”, diz Bobrick. Isto porque precisaria de matéria capaz de ser ejectada a velocidades superiores à da luz, mas nenhuma partícula conhecida pode viajar tão depressa.

Como é que o tempo é uma ilusão?

De acordo com o físico teórico Carlo Rovelli, o tempo é uma ilusão: a nossa percepção ingénua do seu fluxo não corresponde à realidade física. Na verdade, como Rovelli argumenta em A Ordem do Tempo, muito mais é ilusório, incluindo a imagem de Isaac Newton de um relógio universal.

Foi inventada uma máquina do tempo?

Na verdade, já foi construída uma máquina do tempo. Os cientistas, contudo, ainda estão a trabalhar em como torná-lo tão eficiente quanto possível, como nos filmes de Volta ao Futuro.

Os buracos negros estão quentes?

Os buracos negros são muito frios por dentro, mas incrivelmente quentes mesmo por fora. A temperatura interna de um buraco negro com a massa do nosso Sol é cerca de um milionésimo de um grau acima de zero absoluto.

O que é que está no fundo do buraco negro?

Por definição, não podemos observar o que está dentro de um buraco negro, porque nenhuma luz, nenhuma informação de qualquer tipo, pode escapar. Mas as teorias astrofísicas sugerem que, no centro de um buraco negro, toda a massa do buraco negro está concentrada num pequeno ponto de densidade infinita. Este ponto é conhecido como uma singularidade.