Com quem trabalhava Merce Cunningham?

Quais os trabalhos que ficaram famosos de Merce Cunningham?

E na produção audiovisual, Merce Cunningham, considerado por muitos pesquisadores da área como “pai” da videodança, colaborou com os artistas Nom Nune Paik, Charles Atlas e Elliot Caplan. Entre suas obras de vídeo dança estão: “Life Time of Dance”, “Ocean”, “Split Sides”, “Beach Birds”, “Variations V”, entre outras.

Qual a importância do trabalho de Cunningham?

Não bastassem tantas inovações, Cunningham também consagrou-se como coreógrafo precursor no uso de novas tecnologias, como o vídeo e o computador.

Qual a ligação de Merce Cunningham com a dança é a tecnologia?

Merce Cunningham também foi um dos primeiros bailarinos a usar filmadoras no palco para ir além do registro do espetáculo. Surgia aí a chamada videodança.

Como era o estilo de dança de Merce Cunningham?

Para Cunningham, a dança se torna aparentemente um movimento natural, sem finalidade específica, em que não se buscava um encadeamento lógico de movimentos, mas explorar os elementos fornecidos pelo acaso. Cunningham contentava-se em indicar aos bailarinos as direções dos deslocamentos e os tempos das paradas.

Quais são as características específicas da dança contemporânea?

As suas principais características são:

  • Não existem técnicas predefinidas;
  • Não existem limitações de movimentos, vestuário ou músicas;
  • Valorização da constante experimentação e inovação;
  • Importância da transmissão do conceito, ideia e sentimento que a coreografia propõe;
  • Valorização da criação coreográfica individual;

Quais as principais características da dança moderna e da dança contemporânea?

De acordo com os profissionais, um dos conceitos básicos sobre a diferença entre os estilos é que a dança contemporânea não obedece a técnicas, ela é livre e mistura diferentes estilos e formas de expressar os movimentos, ao contrário da moderna, que surgiu para romper com os estilos clássicos.

Quais as principais características da dança?

A dança caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre). Na maior parte dos casos, a dança, com passos ritmados ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela.

Quais são as principais danças contemporâneas?

Jazz, salsa, salsa cubana, hip-hop, balé, tango, funk, dança de salão, dança do ventre, para citar apenas alguns.

Quais principais grupos de dança contemporânea no Brasil?

BRASIL

  • Balé da Cidade de São Paulo. Cia de Dança Contemporânea, faz parte dos Corpos Artísticos do Theatro Municipal de São Paulo. …
  • São Paulo Cia. de Dança. …
  • Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. …
  • Cia de Dança Deborah Colker. …
  • Grupo Corpo. …
  • Balé Teatro Castro Alves. …
  • Cisne Negro Cia. de Dança. …
  • Ballet Stagium.

Como surgiu a dança contemporânea no Brasil?

Quando surgiu? Iniciado na década de 50, o movimento da dança contemporânea possui o intuito de driblar os padrões das danças convencionais como o ballet clássico e a dança moderna. Em busca de inovações e influenciada por pensadores do corpo como Rudolf Laban, a dança não possui uma técnica única.

Qual o principal objetivo da dança contemporânea?

As experiências favorecem a compreensão das capacidades e dos limites do corpo, numa relação direta entre o fazer, o sentir e o perceber, fortalecendo a noção de si, o reconhecimento das habilidades e conquistas na experiência partilhada e o fortalecimento da autoconfiança e da autoestima.

Qual era o objetivo inicial da dança?

Na pré-história dançava-se pela vida, pela sobrevivência, o homem evoluiu e a dança obteve características sagradas, os gestos eram místicos e acompanhavam rituais. Na Grécia, a dança ajudava nas lutas e na conquista da perfeição do corpo, já na Idade Média se tornou profana, ressurgindo no Renascimento.

Onde a dança contemporânea busca inspiração?

Alguns teóricos remetem a origem da dança contemporânea aos experimentos dos artistas pós-modernos do movimento Judson Dance Theater, iniciado na década de 1960, nos Estados Unidos.

Como o dançarino contemporâneo se expressa?

O bailarino contemporâneo tem um papel mais autónomo e interventivo na coreografia. “Antes, o coreógrafo dava um movimento ao bailarino e ele decorava-o e trabalhava-o. Agora dão temas, estímulos – que podem ser objectos, músicas – para o bailarino criar”. O coreógrafo produz a partir do discurso do intérprete.

Quais são os benefícios da dança contemporânea?

A dança contemporânea possui uma capacidade incrível de aliviar o estresse. Além de estimular a expressão corporal a todo momento e desenvolver a musicalidade, ao dançar as pessoas acabam liberando substâncias benéficas para o sistema nervoso (assim como acontece nas atividades físicas).