Como diferem os cloroplastos e as mitocôndrias?


Porque é que todas as células vegetais contêm mitocôndrias, mas apenas algumas contêm cloroplastos?

Para fotossintetizar, uma planta precisa de luz solar, dióxido de carbono (CO2) e água. Uma vez produzido o açúcar através da fotossíntese, as mitocôndrias quebram-no para gerar energia para a célula. Como os animais obtêm açúcar dos alimentos que comem, não precisam de cloroplastos: apenas mitocôndrias.

Pode uma planta sobreviver sem um cloroplasto?

Sem cloroplastos, as plantas não seriam capazes de obter a sua energia do sol e deixariam de sobreviver, deixando-nos sem comida. Por outro lado, sem mitocôndrias, os animais teriam falta de energia celular e também não sobreviveriam.

Porque é que os cloroplastos têm semelhanças com as mitocôndrias e precisam um do outro, apesar de funcionarem de forma diferente nas plantas?

Assim, a clorofila produz oxigénio e as mitocôndrias utilizam-no. É importante notar que as plantas necessitam de cloroplastos e mitocôndrias porque sem uma organela, digamos mitocôndria, toda a célula seria incapaz de realizar as suas actividades vitais.


Como são semelhantes as mitocôndrias e os cloroplastos?

A principal semelhança entre mitocôndrias e cloroplastos é a produção de energia, ou seja, convertem a energia da célula numa forma específica e esta energia é então utilizada pela célula. O ADN e RNA das mitocôndrias e cloroplastos são quase semelhantes. Ambos os ADN são circulares.

Como são semelhantes as mitocôndrias e os cloroplastos?

Tanto os cloroplastos como as mitocôndrias são organelas semi-autónomas que têm os seus próprios mecanismos de síntese de ADN e proteínas. Ambos ajudam na herança citoplasmática de traços específicos e ambos dependem de genes nucleares para actividades biossintéticas.



Como são as mitocôndrias semelhantes aos cloroplastos que têm ambos?

Os cloroplastos, as organelas responsáveis pela fotossíntese, são em muitos aspectos semelhantes às mitocôndrias. Tanto os cloroplastos como as mitocôndrias funcionam para gerar energia metabólica, evoluem por endosimiosimose, contêm os seus próprios sistemas genéticos, e replicam-se por divisão.