Como é descrita a trajectória de um projéctil?


Como descreve a trajectória?

A trajectória de um objecto é o caminho que este segue uma vez em voo ou em movimento. A palavra é usada especialmente no contexto da trajectória de projécteis como os foguetes, mas pode ser usada em muitos contextos diferentes. A trajectória de uma bola de golfe é o caminho curvo que esta segue no ar depois de ter sido atingida por um taco de golfe.

Qual é a trajectória de um projéctil classe 11?

A trajectória de um projéctil é o caminho que a partícula seguirá sob a acção da gravidade, negligenciando todas as outras forças, tais como a fricção da resistência do ar.

O que significa a trajectória?

Definição de trajectória

1: a curva descrita por um corpo (tal como um planeta ou um cometa na sua órbita ou um foguete) no espaço. 2: um caminho, progressão ou linha de desenvolvimento que se assemelha a uma trajectória física e uma trajectória de carreira ascendente.


Quando um projéctil está no ponto mais alto da sua trajectória, qual é a direcção da sua velocidade e aceleração?

A direcção da velocidade é sempre tangente à trajectória, por isso, no topo da trajectória, está numa direcção horizontal e a aceleração devida à gravidade está sempre numa direcção vertical descendente.

Quando se encontra no ponto mais alto da sua trajectória, em que direcção vai o projéctil, em que direcção está a acelerar?

A aceleração vertical de um projéctil é de 0 m/s/s quando este se encontra no ponto máximo da sua trajectória. À medida que um projéctil sobe em direcção ao pico da sua trajectória, a aceleração vertical diminuirá; à medida que cai do pico da sua trajectória, a sua aceleração vertical diminuirá.

Quando um projéctil está no ponto mais alto da sua trajectória, o potencial e as energias cinéticas são, respectivamente?

No ponto mais alto do caminho, a partícula tem apenas uma componente horizontal de velocidade que é constante, pelo que a velocidade é mínima. Também no ponto mais alto, a energia potencial é máxima, pelo que a energia cinética será mínima.


Porque é que a trajectória de um projéctil é sempre uma trajectória curva?

A componente horizontal do movimento é completamente independente da componente vertical do movimento. Os seus efeitos combinados produzem a variedade de trajectórias curvas que os projécteis seguem. Verificamos que os projécteis movem-se a distâncias horizontais iguais em intervalos de tempo iguais, uma vez que não ocorre qualquer aceleração horizontal.

O que quer dizer com o termo projéctil que mostra que a trajectória de um projéctil disparado num ângulo θ para a horizontal é uma parábola?

um projéctil é disparado com uma velocidade que faz um ângulo teta com a direcção horizontal. mostra que a trajectória é uma parábola. … Um projéctil é um objecto projectado com uma certa velocidade e a sua direcção inicial de movimento forma um ângulo α (α>0 e α



Que factor altera a forma da trajectória de um projéctil?

FACTORES QUE AFECTAM O MOVIMENTO DO PROJÉCTIL

Há três factores principais que afectam a trajectória de um objecto ou corpo em voo: o ângulo de projecção, a magnitude da velocidade de projecção, e a altura de projecção.


Qual é a trajectória de um questionário de projécteis?

A trajectória de voo curva que um projéctil segue chama-se uma trajectória e é uma parábola. A altura, tempo de voo, velocidade inicial e distância horizontal desta trajectória estão relacionadas pelas equações de movimento.



Uma bala é disparada de um projéctil de arma?

Uma bala é um projéctil cinético, um componente de munições de arma que é disparado do cano de uma arma. … As balas não contêm normalmente explosivos (ver Munições Incendiárias e Bala Explosiva), mas atingem ou danificam o alvo através da transferência de energia cinética no impacto e penetração (ver Balística Terminal).