Como é que as civilizações antigas sobreviveram ao Inverno?


Como é que as pessoas se mantinham frescas nos tempos medievais?

Na Pérsia medieval, as torres de vento foram desenvolvidas para trabalhar com o vento para fornecer ar fresco. As torres apresentavam pequenas janelas, concebidas para captar rajadas de vento e canalizá-las para o edifício abaixo, como um engenhoso ventilador movido pelo vento. Os castelos medievais são mantidos frescos durante o Verão pelas suas grossas paredes e tectos altos.

Como é que os camponeses medievais se mantinham quentes no Inverno?

Como nós, usavam capas, cachecóis, botas e luvas (não as de cinco dedos que conhecemos, mas um estilo mais parecido com luvas). As casas eram frequentemente enchidas com fumo de uma fogueira numa lareira de pedra que era ventilada através de um buraco no telhado. Isto proporcionava calor, mas não do tipo a que estaríamos habituados em temperaturas tão frias.

Havia lareiras na Idade Média?

As primeiras lareiras foram desenvolvidas quando as casas e castelos medievais foram equipados com chaminés para evacuar o fumo; a experiência mostrou logo que a forma rectangular era superior, que uma certa profundidade era mais favorável, que uma grelha proporcionava uma melhor calada e que os lados abertos aumentavam o reflexo do calor.


Havia humanos na Idade do Gelo?

Quase todos os hominídeos desapareceram durante a Idade do Gelo. Apenas uma espécie sobreviveu. Mas H. sapiens tinha aparecido muitos milénios antes da Idade do Gelo, aproximadamente 200.000 anos antes, no continente africano.