Como é que William Kentridge é inovador?



O artista Bio William Kentridge utiliza desenhos para criar filmes. Nas suas obras, ao contrário da animação tradicional que emprega múltiplos desenhos para denotar mudança e movimento, Kentridge apaga e altera um único desenho estável enquanto grava as mudanças com trabalho de câmara em stop-motion.

O que há de único em William Kentridge?

Kentridge acreditava que ser etnicamente judeu lhe dava uma posição única como observador de terceiros na África do Sul. Os seus pais eram advogados, conhecidos pela defesa que faziam das vítimas do apartheid. Kentridge desenvolveu uma capacidade de se afastar um pouco das atrocidades cometidas sob os regimes posteriores.

Porque é que William Kentridge é importante?

William Kentridge, (nascido a 28 de Abril de 1955, Joanesburgo, África do Sul), artista gráfico sul-africano, cineasta, e activista de artes teatrais especialmente notório por uma sequência de filmes de animação desenhados à mão que produziu durante os anos 90.

Que mensagem leva William Kentridge à sociedade através do seu trabalho?





Kentridge utiliza frequentemente minas como metáfora para a estrutura e condições sócio-económicas na África do Sul. Em geral, simboliza o sistema capitalista que foi abusado e mantido. Havia muito pouca consideração pelas questões sociais na altura.

Como funciona William Kentridge referindo-se a formas de arte?

Como tal, o artista usa carvão vegetal básico como seu meio principal e agarra-se sempre ao impulso da infância para desenhar. Tipicamente sombrio e de humor relativamente sombrio, o trabalho de Kentridge está enraizado na tradição expressionista e recorda imagens de Käthe Kollwitz e Francis Bacon.

Que temas é que William Kentridge utiliza?

Conhecido por se envolver com a paisagem social e o contexto político da sua terra natal, a África do Sul, produziu um corpo de trabalho cativante que explora temas de opressão colonial e conflito social, perda e reconciliação, e a natureza efémera tanto da memória pessoal como cultural.

Qual é a filosofia de William Kentridge?

“Estou interessado numa arte política, ou seja, uma arte de ambiguidade, contradição, gestos inacabados e final incerto – uma arte (e uma política) em que o optimismo é mantido sob controlo, e o niilismo à distância”.