Como é utilizada a iluminação no Teatro?



O design da iluminação do teatro tem uma grande influência no humor de uma cena e na experiência do público. A iluminação pode simular diferentes momentos do dia, sugerir intensidade, mostrar felicidade, chamar a atenção para um actor ou peça de teatro em particular, e melhorar a experiência do público de muitas outras formas. O teatro, porém, existe há muito mais tempo do que os recursos que tornam possível a nossa moderna conotação de drama.

Dos antigos anfiteatros gregos às peças de Shakespearean em Elizabethan England, a iluminação sempre desempenhou um papel nas produções teatrais, mesmo antes do advento da tecnologia moderna.

A iluminação do primeiro palco: a luz do sol





Não é segredo que o drama se tornou um elemento básico na Grécia muito antes do nascimento da Broadway de Nova Iorque. Os antigos gregos foram pioneiros nos géneros modernos de comédia e tragédia, e muitas peças gregas ainda hoje são apresentadas.

Mesmo estas primeiras peças gregas apresentavam pistas de iluminação. Estas pistas, contudo, aconteceram sobretudo dentro dos limites de um mundo sem iluminação eléctrica. Festivais de teatro tocavam desde o amanhecer até ao anoitecer, e representações realizavam-se no exterior em grandes anfiteatros semelhantes a estádios, iluminados apenas pelo sol.

Uma vez que os espectáculos se realizavam no exterior, as companhias de palco tinham pouco controlo sobre a iluminação. Mesmo assim, os inovadores gregos utilizavam grandes espelhos para alterar ou reflectir os raios solares como um tipo precoce de iluminação do palco. Além disso, para estabelecer um clima específico, os actores fizeram uma pausa nas peças e tomaram um período de intervalo até o ângulo do sol se adequar à necessidade da cena.

Não foi até à ascensão do Império Romano que as representações se deslocaram para espaços interiores como grandes salões. Os romanos empregaram velas, tochas e lanternas para iluminar o palco nestes espaços interiores.





O nascimento da iluminação do palco como uma forma de arte

Apesar das possibilidades limitadas de controlo da iluminação com fontes de luz à base de chama, os desenvolvimentos posteriores durante a Renascença aumentaram a arte da iluminação cénica.

Durante a Renascença italiana, as fases eram acesas com velas feitas de sebo, ou gordura animal. As velas eram monitorizadas de perto e, se necessário, eram cortados pavios ou velas de relâmpago. Velas, candeeiros de petróleo bruto, tochas e candeeiros suspensos forneciam luz no teatro; a casa, onde o público se sentava, também era iluminada durante todo o espectáculo. Apesar das limitações da época, os inovadores começaram a abordar a iluminação como uma forma de arte.

Sebastiano Serlio, arquitecto e cenógrafo italiano, documentou alguns dos primeiros usos da iluminação como forma de arte. Em 1545, Serlio descreveu filtros de cor rudimentares para luzes: recipientes de vidro cheios de líquidos chamados “bozze”. A cor da luz dependia do conteúdo líquido: vinho tinto produzia um tinto, açafrão produzia amarelo, e cloreto de amónio num recipiente de cobre produzia azul.



Quais são as 7 funções da iluminação de palco?

Visibilidade

Se o público não consegue ver os actores, tudo o resto que o designer de iluminação faz é uma perda de tempo. Estudos têm demonstrado que a visibilidade afecta a nossa capacidade de compreender o discurso falado. Isto não significa que o público deva ver tudo o tempo todo; um realizador alemão chamado Max Reinhardt disse uma vez que, “A arte de iluminar o palco consiste em pôr luz onde se quer e retirá-la de onde não se quer”.

Humor

“Humor” (ou “atmosfera”) é a evocação na audiência da emoção apropriada. Muitos designers erram ao prestar atenção ao estado de espírito ao ponto de sacrificar a visibilidade.

Composição

O acto de pintar um quadro, neste caso, com luz.

Plausibilidade

Por vezes chamado “realismo”, mas isso nem sempre é exacto, uma vez que nem todas as peças de teatro – e certamente muito poucos ballets, peças de dança moderna, e óperas – são realistas. É a mesma qualidade a que Stephen Colbert se refere como “veracidade”.



Reforço

O que é que estamos a reforçar? Tudo.

Reforçamos o texto do dramaturgo: Em A Midsummer Night’s Dream, Puck tem a frase: “And yonder shines Aurora’s harbinger”, que significa o amanhecer. O designer de iluminação pode reforçar isto, fornecendo os primeiros raios do amanhecer.

Reforçamos a obra ou os desenhadores de cenários e figurinos:

Poderemos utilizar cores que lisonjeiem ou complementem as utilizadas pelos nossos colegas. Se os cenários e/ou figurinos forem esculpidos e exuberantes, podemos iluminá-los de modo a realçar a sua tridimensionalidade.

Revelação da Forma

Decida o nível de tridimensionalidade que deseja que o público veja. Em algumas produções, poderá querer um aspecto “plano”; em outras – particularmente na dança – poderá querer um aspecto mais esculpido. Poder-se-ia argumentar que a revelação da forma faz parte da composição ou do humor; contudo, é suficientemente importante (em algumas produções, pelo menos) para ser uma função autónoma.



Pontuação

O blackout no fim de um número musical clímax! O apagão lento para o black….

Porque é que usamos design de iluminação no Teatro?

O design da iluminação do teatro tem uma grande influência no humor de uma cena e na experiência do público. A iluminação pode simular diferentes momentos do dia, sugerir intensidade, mostrar felicidade, chamar a atenção para um actor ou peça de teatro em particular, e melhorar a experiência do público de muitas outras formas.

ighting tem um efeito significativo no humor e atmosfera da produção e nos sentimentos que o público irá sentir. Diferentes tipos de iluminação criam diferentes humores e atmosferas, e é possível usar a cor para o conseguir.



Uma das funções mais importantes do design de iluminação é iluminar a acção em palco. A iluminação é necessária para que o público possa ver claramente o que está a acontecer.

Em termos de teatro e concertos, um Designer de Iluminação (LD) é alguém que define a forma como o público vê uma actuação ao vivo. Isto pode soar um pouco estranho porque certamente existem realizadores e coreógrafos e assim por diante, mas se pensarmos bem, só vemos o que é iluminado.

Quantas finalidades de concepção de iluminação existem?

Existem quatro funções de luz: Humor: Estabelecer um tom emocional para uma cena através da utilização da cor, ângulo e intensidade da luz. Iluminação: Proporcionar luz através da qual o público pode ver o espectáculo. Modelação: O uso de destaque e sombra para revelar a forma dos actores e o ambiente do palco.

Quais são os três principais objectivos da iluminação?

Resumo: Ryan cobre as três funções que a luz desempenha na criação das suas imagens: separação, sombra, e preenchimento.

Quais são as quatro funções principais da iluminação?

A iluminação do palco envolve a manipulação das quatro principais Qualidades Controláveis da luz; Intensidade, Cor, Direcção e Movimento; para influenciar as quatro funções da iluminação do palco que são Mood, Selective Focus, Modeling e Visibilidade.



Que efeito tem a iluminação no teatro?

Uma iluminação brilhante pode garantir que o seu público saiba exactamente o que está para vir, e isto vai ajudá-los a sentir-se como parte do espectáculo. Alternativamente, para partes tristes, zangadas e dramáticas da produção, o design de luz pode verdadeiramente dar o tom. Isto ajuda a carregar o enredo e a envolver o público a um nível mais profundo.

Qual é a finalidade da iluminação?

O objectivo de toda a iluminação é produzir iluminação. Uma medida da luz emitida por uma lâmpada.

Qual é a importância da iluminação e do som no teatro?

Uma forma de moldar o ambiente de um espectáculo é com iluminação e som. São as suas melhores ferramentas para retratar a emoção da sua história. Pode ligar directamente o humor do seu espectáculo ao que um público vê e ouve.

Como é que a iluminação melhora um desempenho?

Com a ajuda da iluminação, o director pode chamar a sua atenção para um ponto em que quer que a audiência veja ou esconda algo da audiência. A luz pode revelar a presença do actor, objectos ou qualquer forma no palco. Mais importante ainda, a luz revela o estado de espírito da peça.

Quais são os elementos do design de iluminação no teatro?



A iluminação para o palco envolve a manipulação das quatro principais Qualidades Controláveis da luz; Intensidade, Cor, Direcção e Movimento; para influenciar as quatro funções da iluminação do palco listadas abaixo. Todos estes factores trabalham de mãos dadas para criar a atmosfera final pretendida pelo director da peça.

O que é um plano de iluminação no teatro?

Uma trama de luz, uma trama de iluminação ou apenas uma trama é um documento como um projecto arquitectónico utilizado especificamente pelos designers de iluminação teatral para ilustrar e comunicar o projecto de iluminação ao director, a outros designers e, finalmente, ao mestre electricista e à equipa eléctrica.

Como é que a luz afecta o público?

A iluminação pode afectar muito o humor de um filme, tal como pode afectar a fotografia. Pode ajudar o público a compreender o que é suposto estarem a sentir. E pode ajudar-nos a ver uma personagem sob uma luz diferente – literalmente. Alternativamente, a má iluminação pode arruinar a emoção de um filme.

Quais são as cinco funções da luz?

Resumo: Cada luz utilizada deve cumprir um dos cinco papéis: chave, preenchimento, retroiluminação, conjunto, efeitos. Se não for, desligue-a.

Quem criou as 4 funções de iluminação de palco?



Um dos pioneiros da teoria e prática do design de iluminação moderna foi um designer suíço chamado Adophe Appia.

Quais são as duas funções principais da iluminação?

Os termos deste conjunto (29)

  • revelam formas e formas.
  • Auxiliar na criação de humor e reforço no estilo.

 

Qual é a primeira função do design de iluminação?

Como tal, a primeira utilização da iluminação do palco é assegurar que a produção e todos os seus elementos – cenário, adereços, figurinos – sejam visíveis para o público. Pode surpreender-se com o quão crucial é a visibilidade para compreender o que os actores estão a dizer.

Como se chamam as luzes de teatro?

Terminologia da Iluminação de Palcos. Lanterna: Embora se possa simplesmente ouvi-los referidos como luzes ou luminárias, as unidades de iluminação utilizadas na iluminação de palco são também vulgarmente chamadas lanternas. Na Europa, o termo mais comum é luminária.

Como se acende um palco de teatro?


Citação do vídeo: Para iluminação de palco, é típico colocar luzes de enchimento em cada lado do palco num ângulo de 90 graus a partir das luzes-chave. Isto conta como o nosso segundo e terceiro ponto na iluminação de 4 pontos do palco.

Qual é o objectivo da iluminação?

O objectivo da iluminação é permitir que as tarefas visuais sejam executadas de forma eficiente e precisa. O objectivo da iluminação é satisfazer (ou, melhor, exceder) as expectativas das pessoas quanto à forma como a iluminação pode influenciar a aparência do seu ambiente.

Quais são os cinco objectivos da concepção da iluminação?

Qualquer estudo de concepção de iluminação deve incluir uma compreensão profunda tanto das propriedades FÍSICAS como PSICOLÓGICAS da luz. Estas qualidades básicas da luz são: INTENSIDADE, FORMAÇÃO, COR, DIRECÇÃO e MOVIMENTO. Estas são as ferramentas do designer de iluminação.

Quais são os sete objectivos para o designer de iluminação?

Termos neste conjunto (6)

  • Fornecendo visibilidade. Devemos ser capazes de ver os rostos e ações dos artistas.
  • Estabelecendo tempo e local. …
  • Criando humor. …
  • Estilo de reforço. …
  • Fornecendo foco e composição. …
  • Estabelecendo ritmo.

 

Qual era o problema da luz de gás num teatro depois de inventado?

Tanto os actores como o público queixaram-se do gás em fuga, e por vezes as explosões resultaram da sua acumulação”. Estes problemas com a iluminação a gás levaram à rápida adopção de iluminação eléctrica. Em 1881, o Teatro Savoy em Londres estava a utilizar iluminação incandescente.

Quando é que a iluminação foi usada pela primeira vez no Teatro?

A invenção de uma lâmpada eléctrica prática por Thomas Edison em 1879 marcou o início da era moderna da iluminação cénica.

Como mudou a iluminação do Teatro ao longo do tempo?

As velas continuaram a ser a fonte mais popular e amplamente utilizada de luzes de palco até 1783, o que marcou a invenção da lâmpada de querosene com um pavio ajustável. Depois disto, muitos teatros começaram a empregar lâmpadas de petróleo em vez de velas.

Quais eram as primeiras formas de iluminação no teatro?

Na década de 1670, o Teatro Hall começou a usar luzes de pé, e entre 1670 e 1689 utilizaram velas ou lâmpadas. Pode-se notar que no final do século XVII, “os palcos franceses e ingleses eram bastante semelhantes”.

O que é um plano de iluminação no teatro?

Uma trama de luz, uma trama de iluminação ou apenas uma trama é um documento como um projecto arquitectónico utilizado especificamente pelos desenhadores de iluminação teatral para ilustrar e comunicar o projecto de iluminação ao director, a outros desenhadores e finalmente ao mestre electricista e à equipa eléctrica.

Quais são as 4 qualidades do design de iluminação?

Estas qualidades básicas da luz são: INTENSIDADE, FORMA, COR, DIRECÇÃO e MOVIMENTO. Estas são as ferramentas do designer de iluminação.