De que morreu Carmen Miranda?



Qual a causa da morte da Carmen Miranda?

Carmen voltou para os Estados Unidos e, meses depois, no dia 5 de agosto de 1955, aos 46 anos, ela teve um enfarto fulminante e morreu sozinha em sua mansão. O enterro no RJ foi uma comoção nacional. Ninguém queria acreditar que Carmen Miranda estava morta.

Quem ficou com a herança de Carmen Miranda?

Em 1998, a produtora Paula Lavigne comprou por US$ 200 mil a exclusividade sobre os direitos biográficos de Carmen para fazer um filme sobre a vida dela. Pagou US$ 20 mil de entrada mas, pouco antes de quitar a segunda parcela, descobriu que havia outra produção semelhante à sua em curso (do produtor Aníbal Massaini).

Porque as frutas na cabeça da Carmem?





A imagem da baiana vendedora de frutas foi aproveitada por Carmen Miranda na comédia-musical Bananas da terra (1939) para a criação da personagem que ela incorporaria até o fim da carreira. O visual tutti-frutti forjou um estereótipo forte, incansavelmente parodiado ao longo dos anos.

Por que o Brasil odiava Carmen Miranda?

– Nessa mesma época, a sua imagem – aplaudida e reverenciada nos Estados Unidos – era fortemente criticada no Brasil por ser considerada pouco autêntica e paternalista. – Carmen Miranda foi a primeira sul-americana a ser homenageada com uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood.

Qual é a importância do trabalho de Carmem Miranda para a história da cultura brasileira?

Carmen foi a primeira artista multimídia do Brasil: não só cantava, dançava e atuava, mas sabia, intuitivamente, transitar com desenvoltura pelo que viria a se tornar a indústria cultural.