O que é a cirurgia de tiroidectomia?



O que é a cirurgia de tiroidectomia? A tiroidectomia é a remoção cirúrgica de toda ou parte da glândula tiróide que se encontra na parte da frente do pescoço.

O que acontece quando a sua tiróide é removida?

Se toda a sua tiróide for removida, o seu corpo não pode produzir a hormona tiroidiana. Sem uma substituição, irá desenvolver sinais e sintomas de uma tiróide subactiva (hipotiroidismo). Por conseguinte, terá de tomar diariamente um comprimido contendo a hormona sintética tiroidiana levothyroxina (Synthroid, Unithroid, outros).





A tiroidectomia é uma grande cirurgia?

Uma tiroidectomia é um tratamento para uma variedade de doenças, distúrbios e condições da glândula tiróide. Uma tiroidectomia é uma cirurgia comum, mas importante, com sérios riscos e possíveis complicações. Pode ter opções de tratamento menos invasivas.

Quais são os efeitos secundários de não ter uma tiróide?

  • Aumento de peso.


  • Intolerância ao frio.


  • Fadiga.
  • Problemas para dormir.
  • Problemas de concentração ou nevoeiro mental.


  • Depressão.
  • Pele seca.
  • Cãibras musculares.

Quanto tempo demora a recuperação da cirurgia de remoção da tiróide?

A maioria das pessoas está pronta para ir para casa no dia seguinte à cirurgia, mas tira cerca de duas semanas de folga do trabalho para recuperar. Terá de se abster de levantar pesos ou de outras tarefas que possam sobrecarregar o pescoço durante até três semanas após a cirurgia.



Qual é a esperança de vida de uma pessoa sem tiróide?

Em geral, as pessoas que vivem sem tiróide ou com uma tiróide subactiva não têm uma esperança de vida reduzida ou uma esperança de vida mais curta se receberem tratamento. No entanto, a razão pela qual não tem uma tiróide pode afectar a sua vida.

https://www.youtube.com/watch?v=0h5jM7eN6j4

Pode uma pessoa viver sem uma tiróide?

A doença da tiróide é comum e, em alguns casos, pode exigir a remoção da tiróide (tiroidectomia). Felizmente, pode viver sem a sua tiróide. Necessitará de terapia de substituição hormonal da tiróide a longo prazo para obter a hormona que a sua tiróide normalmente produz.

Como é a vida após a tiroidectomia?

Terá de levar pelo menos uma a duas semanas para recuperar antes de regressar ao trabalho e a outras actividades diárias. Não deverá levantar quaisquer objectos pesados durante cerca de 2 semanas após a operação para evitar tensão no pescoço. É provável que o seu pescoço esteja inchado e possa sentir-se rígido e adormecido imediatamente após a cirurgia.

A remoção da tiróide encurta a esperança de vida?

Também demonstrámos que o tratamento em si (tiroidectomia, doses elevadas de iodo radioactivo e medicação para a hormona tiróide) é seguro e não reduz a esperança de vida. No entanto, continua a ser importante perceber que os doentes com doenças persistentes têm uma mediana de sobrevivência normalizada de apenas 60%, independentemente da idade.



Que alimentos evitar se não tiver uma tiróide?

  • Alimentos de soja: tofu, tempeh, edamame, etc.
  • Certos vegetais: couve, brócolos, couve, couve-flor, espinafres, etc.


  • Frutas e plantas com amido: batata doce, mandioca, pêssegos, morangos, etc.
  • Frutos secos e sementes: painço, pinhões, amendoins, etc.

Ganha peso após a tiroidectomia?

Conclusões: Apesar da percepção de muitos doentes de que a tiroidectomia e a terapia de supressão ou substituição da hormona tiróide são responsáveis pelo seu subsequente ganho de peso, não houve diferença significativa no ganho de peso em relação ao tempo comparado com um grupo de controlo de doentes eutídicos com nódulos da tiróide….

Ganha peso após a remoção da tiróide?

Os pacientes com hipertireoidismo normalmente experimentam um aumento de peso após a tiroidectomia. Isto ocorre devido à redução da hormona tiroidiana circulante, aumentando assim os efeitos de redução de peso das hormonas tiroidianas elevadas (4,5).

Pode uma tiróide voltar a crescer?

Embora tenha a capacidade de crescer em resposta a um estímulo que perturba o eixo pituitário-tiróide, a glândula tiróide não é considerada um órgão regenerativo.



Quão dolorosa é a remoção da tiróide?

Tipicamente, não há muita dor associada à cirurgia da tiróide e paratiróide. Raramente será necessária medicação narcótica para a dor, mas estará à sua disposição se precisar dela. A maioria dos doentes necessita apenas de paracetamol (Tylenol) para o desconforto.

Quanto tempo é a estadia hospitalar após a remoção da tiróide?

Após a cirurgia à tiróide, provavelmente ficará no hospital durante uma ou duas noites para recuperar da cirurgia. A sua ferida no pescoço será fechada com pontos, tiras adesivas ou pequenos clipes. A sua equipa de enfermagem falará consigo sobre como cuidar do local da ferida cirúrgica quando regressar a casa para evitar que a mesma seja infectada.

Pode falar após uma cirurgia à tiróide?

A sua voz será provavelmente rouca e poderá ter dificuldade em falar. Para a maioria das pessoas, estes problemas melhoram em 3 a 4 meses, mas podem demorar até um ano. Em alguns casos, esta cirurgia causa problemas permanentes de mastigação, fala ou deglutição.

Quais são os efeitos secundários a longo prazo da levothyroxina?

  • Batimentos cardíacos irregulares (arritmia)


  • Tensão arterial elevada
  • Insuficiência cardíaca.
  • Dor no peito (angina)
  • Ataque cardíaco (enfarte do miocárdio)


  • Paragem cardíaca (o coração deixa de funcionar)

Porque é que a respiração é difícil após a tiroidectomia?

As causas comuns desta complicação incluem compressão devido à formação de hematoma, colapso da traqueia, edema laríngeo e lesão bilateral recorrente do nervo laríngeo e devem ser tomadas em consideração para assegurar a prevenção e/ou tratamento atempado da dispneia (1,2).

Quais são os primeiros sinais de aviso de problemas da tiróide?

  • Fadiga.
  • Aumento de peso.
  • Perda de peso.
  • Ritmo cardíaco lento.
  • Aumento do ritmo cardíaco.
  • Sensibilidade ao calor.
  • Sensibilidade ao frio.

O que acontece ao seu corpo quando deixa de tomar medicação para a tiróide?

Quando o seu médico lhe diz para parar de tomar os seus medicamentos para a tiróide, o seu nível hormonal baixará significativamente, e isto pode levar a sinais e sintomas de hipotiroidismo agudo. Fraqueza, letargia, intolerância ao frio, palidez, pele seca, cabelo grosso e obstipação podem ocorrer com hipotiroidismo agudo.

Quais são os cinco tipos de tiroidectomia?

As opções para a gestão cirúrgica do cancro da tiróide, tal como definido pelas Directrizes da Associação Americana da Tiroideia, incluem a tiroidectomia total, tiroidectomia subtotal, hemitiroidectomia, e tiroidectomia completa.

Um bócio pode voltar a crescer após uma tiroidectomia?

Um bócio recorrente é o recrescimento dos tecidos da tiróide após a tiroidectomia. Isto pode ocorrer após cirurgia para doença benigna ou maligna da tiróide. Embora a recorrência após cirurgia para doença benigna deva ser evitável, a recorrência após doença maligna depende de muitos factores.

A remoção da tiróide provoca alterações de humor?

O risco de desenvolver depressão aumenta no momento da cirurgia da tiróide, independentemente da extensão da cirurgia da tiróide. O risco pode persistir até um ano após um paciente ter sido submetido a uma tiroidectomia total. Isto é importante para aumentar a consciência dos médicos e dos pacientes para identificar e tratar esta doença.

O café é mau para a tiróide?

Café: cronometre a sua primeira chávena com cuidado pela manhãDe acordo com um estudo da revista Thyroid,Caffeine has been found to block the absorption of thyroid hormone replacement…. “As pessoas que estavam a tomar os seus medicamentos para a tiróide com o café da manhã tinham níveis descontrolados de tiróide e não conseguíamos descobrir”, diz o Dr. Lee.

Porque é que os brócolos são maus para si?

“Os brócolos também têm tiocianatos. este composto é muito perigoso porque leva ao hipertiroidismo e por isso experimenta problemas como ganho de peso, fadiga, queda de cabelo e rosto inchado”, informa o dietista e nutricionista clínico, Anshika Srivastava.

Porque é que os brócolos são maus para a tiróide?

Pensa-se que os vegetais cruciferos, que incluem brócolos, couve-flor, couve-de-bruxelas e couve-repolho, interferem com a forma como a tiróide utiliza iodo. O iodo desempenha um papel na produção de hormonas na glândula tiróide. A verdade é que se pode, e deve, comer estes vegetais.