O que é a modernidade em sociologia?

A Modernidade é uma ideia amplamente utilizada nas humanidades e que pode explicar diferentes aspectos: pode dizer respeito ao tempo histórico, sendo o período que sucede a Idade Média; pode designar uma vanguarda artística, o modernismo ou pode expressar uma transformação na sociedade, também entendida como a …

Como a sociologia foi influenciada pela modernidade?

A sociologia acadêmica moderna surgiu como uma reação à modernidade, capitalismo, urbanização, racionalização e secularização, carregando um forte interesse específico na emersão do moderno estado-nação, suas instituições constituintes, suas unidades de socialização e seus meios de vigilância.

Como surgiu o conceito da modernidade?

O conceito de modernidade surgiu a partir de fenômenos ocorridos nos século XVIII, como Iluminismo, Revolução Industrial e Revolução Francesa. A partir desse momento, a racionalidade tornou-se a principal forma de conceber o mundo.

Quando é a modernidade?

A modernidade surge no século XVI na Europa com o protestantismo e as grandes descobertas e ciências e culmina no século das Luzes. Num plano filosófico culmina com o racionalismo e o positivismo.

Quais as principais características da modernidade?

Pensamento da época • Rejeição da tradição e do moralismo; • Desprezo pela mulher; • Desprezo pela racionalidade; • Glorificação da ação e violência; Pensamento da época • Valorização do desenvolvimento industrial e tecnológico; • Militarismo e patriotismo; • Representavam um estado de espírito.

Qual a importância da modernidade?

A modernidade virou o mundo de cabeça para baixo nos conceitos e quer mudar o mundo dos conservadores para uma sociedade futurista. A idéia do certo e do errado hoje, não tem importância maior nos termos matemáticos ou na filosofia.

Quais os principais valores da modernidade?

Diferença entre Modernidade e Pós-modernidade

Modernidade Pós-modernidade
Busca pela ordem e progresso. Quebra de barreiras territoriais e culturais / Globalização.
Trabalhar em prol de um “plano” coletivo para o futuro. Hedonismo / Viver o “aqui e o agora”.

Quais mudanças a modernidade trouxe?

A modernidade trouxe avanços em praticamente todos os campos de conhecimento – e retrocesso na maneira como as pessoas se relacionam. Com ela veio o questionamento de todos os valores. Já que tudo parece estar liberado, por que não buscar todos os desejos ocultos que a era anterior dizia não serem aceitos?

Qual a importância da modernidade na construção do mundo contemporâneo em que vivemos?

A máxima da sociedade moderna é promover o consumo, isso afeta a formação psicossocial dos sujeitos, gerando novas modalidades de sensibilidades, novas necessidades, novos desejos, novas formas de sentir e perceber o mundo no qual vivem.

Qual a importância da modernidade como um novo canal de pensamento?

Mais do que tudo, a Modernidade é fruto da construção do pensamento humano em relação aos fatos que se desenrolaram no decorrer da História. A modernidade é um período de tempo que se caracteriza pela realidade social, cultural e econômica vigente no mundo.

Por que a idéia de modernismo tem frequentemente para nós um sentido positivo?

2_ Por que a idéia de “modernismo” tem freqüentemente para nós um sentido positivo? O pensamento moderno talvez seja mais fácil de ser compreendido por nós, pelo fato de estarmos mais próximo dele do que do antigo e do medieval, e por sermos ainda hoje, de certo modo, herdeiros dessa tradição.

Em que sentido a reforma pode ser considerada parte da modernidade?

Representou uma nova forma de ver o mundo através de uma nova maneira de ler a Bíblia, agora não mais monopólio do Clero. A Reforma Protestante significou um “não” ao conservadorismo da Igreja. Representou uma nova forma de ver o mundo através de uma nova maneira de ler a Bíblia, agora não mais monopólio do Clero.

Em que sentido o conceito de moderno de ciência difere do antigo?

A ciência antiga era um corpo de verdades teóricas universais, de certezas definitivas, que não admitiam erros, mudanças ou crítica. O novo período – a Idade Moderna – vai significar uma ruptura com essa concepção de mundo dogmática, que não permitia a reflexão e a crítica.

Como podemos entender o individualismo?

Individualismo quer dizer autonomia dos sujeitos em suas formas de pensar e de agir. Para o comportamento, o individualismo é resultante da busca por autoconhecimento e da independência do sujeito em relação ao Outro – sociedade, instituições, etc. – para valorar ou legitimar escolhas individuais.

Qual a importância do individualismo?

O individualismo assumiu um papel de fundamental importância no desenvolvimento da cultura ocidental. O processo de individualização ganha forças com o Renascimento através do Humanismo, e o homem configura-se como lugar central de suas ações. Portanto, essa mudança afetou não somente o homem, mas a própria cultura.

Como podemos entender o individualismo em relação ao humanismo renascentista?

O individualismo era um valor que havia se constituído no interior do humanismo renascentista e tinha um sentido diferente do que entendemos hoje. Os intelectuais humanistas cultuavam e valorizavam o individualismo porque, para eles, tal conceito tinha estreita relação com a idéia de autonomia.

Como o individualismo afeta a sociedade?

O individualismo pode tomar proporções estatais, trazendo graves consequências não só para a economia deste determinado país: pode ocorrer uma crise moral, ética e judiciária, trazendo a falência das mesmas. A corrupção é uma das consequências do individualismo dentro de um Estado.

Porque o individualismo é uma tendência da sociedade moderna?

Segundo a concecpção de Weber, o individualismo é uma tendência na sociedade moderna. Nela, há a concepção de solidariedade orgânica, no qual a consciência coletiva é fraca e a concepção de individualidade se sobrepõe. Há o desenvolvimento e predominância da personalidade individual.

Como o individualismo se relaciona com a cidadania?

Mas se, inicialmente, a postura individualista atinge só a fonte das virtudes “cívicas”, referentes às práticas de boa conduta que devem ser exigidas de todos os cidadãos, com o decorrer do tempo, ela acaba por se confundir com o egoísmo, que destrói a fonte de todas as virtudes – políticas e morais.

Qual a relação entre liberalismo e individualismo?

Assim, o liberalismo é individualista, defendendo a afirmação do indivíduo ante a sociedade e o Estado; é igualitário, admitindo e garantindo a igualdade do homem enquanto pessoa; é universalista, defendendo a homogeneidade moral da espécie humana; é otimista, admitindo o aperfeiçoamento das instituições sociais de …

Como voce relaciona felicidade e individualismo em nossa atualidade?

Neste mundo infinito de potenciais possibilidades, somos, desde o berço, ensinados a defender a nossa individualidade, reforçando-a para atingir a suposta felicidade. É-nos dito que temos liberdade e que podemos ser o que quisermos e quem quisermos. Mas depois dificilmente atingimos esse ideal.