O que é a teoria do rizoma?

Qual o conceito de rizoma?

rizoma – ri.zo.ma; sm (rizo+oma) Bot: Caule subterrâneo no todo ou em parte e de crescimento horizontal. As estruturas arbóreas quebram o rizoma, o aprisionam. É o que acontece com a maioria das teorias: elas reduzem a multiplicidade a seu objeto.

Qual o conceito de rizoma em Deleuze?

Rizoma é um termo originado da botânica, utilizado pelos filósofos Gilles Deleuze e Félix Guattari, para descrever uma maneira de encarar o indivíduo, o conhecimento e as relações entre as pessoas, ideias e espaços, a partir de uma perspectiva de fluxos e multiplicidades, que não possui uma raiz ou centro.

Que plantas possuem rizomas?

Exemplos desses rizomas incluem bambu, espécies de grama, gengibre, carvalho venenoso e lúpulo. Os rizomas de bambu se estendem no subsolo, contendo nós e entrenós. Os novos botões axilares que aparecem nos nódulos produzem mais rizomas ou novos brotos de bambu que crescem ainda mais.

Em que consiste o método cartográfico?

A cartografia como método de pesquisa, no âmbito das ciências sócio-humanas, foi sugerida por Félix Guattari e Giles Deleuze, dentro dos estudos relativos ao acompanhamento de processos e produção de subjetividades.

Qual é o principal objetivo da cartografia?

A cartografia é a ciência que se dedica à representação do espaço geográfico por meio do estudo, análise e confecção de cartas ou mapas.

Quais são os três principais ramos da cartografia?

Apesar de, actualmente, ser considerada uma destrinça com algumas deficiências, a distinção da Cartografia a partir da sua função continua a ser dominantemente referida e reconhecida, dividindo-se tradicionalmente a actividade cartográfica em três ramos: Cartografia Topográfica, Cartografia Hidrográfica e Cartografia

Quais são os dois principais ramos da cartografia?