O que é o cancro do rim?




O que é o cancro do rim? O que causa o cancro do rim? O cancro do rim surge quando o ADN das células de um ou de ambos os rins sofre uma mutação, o que pode levar a uma divisão e crescimento celular descontrolados. Embora a causa exacta do cancro do rim de uma pessoa possa não ser conhecida, certos factores de risco estão fortemente ligados à doença, incluindo o tabagismo e a obesidade.

O que causa o cancro do rim?

O que causa o cancro do rim? O cancro do rim surge quando o ADN das células de um ou de ambos os rins sofre uma mutação, o que pode levar a uma divisão e crescimento celular descontrolados. Embora a causa exacta do cancro do rim de uma pessoa possa não ser conhecida, certos factores de risco estão fortemente ligados à doença, incluindo o tabagismo e a obesidade.


Um tumor renal pode ser removido?





A maioria dos tumores renais e do cancro do rim são curados com cirurgia. A cirurgia envolve a remoção de todo o tumor da forma mais segura para cada doente e pode ser efectuada através de uma variedade de abordagens, incluindo uma incisão aberta mais tradicional, cirurgia laparoscópica ou cirurgia laparoscópica assistida por robótica.

O cancro renal é o mesmo que cancro do rim?

O carcinoma das células renais (CCR), também conhecido como cancro das células renais ou adenocarcinoma das células renais, é o tipo mais comum de cancro do rim. Cerca de 9 em cada 10 cancros do rim são carcinomas de células renais.

Para onde é que o cancro do rim se propaga primeiro?

O cancro do rim propaga-se mais frequentemente para os pulmões e ossos, mas também pode ir para o cérebro, fígado, ovários e testículos. Como não apresenta sintomas no início, pode espalhar-se antes de se saber que se tem cancro.


Os rins produzem urina, por isso, quando os rins estão a falhar, a urina pode alterar-se. Como? Pode urinar com menos frequência ou em menor quantidade do que o normal, com urina de cor escura. A sua urina pode conter sangue.

O cancro do rim é genético?

Na maioria das vezes, o cancro das células renais não é transmitido através das famílias. O cancro das células renais que afecta várias gerações de uma família é designado por cancro das células renais hereditário. O cancro das células renais hereditário é raro e representa apenas 5% a 8% de todos os cancros das células renais.



Que parte do corpo é normalmente afectada pelo cancro do rim?



Normalmente, apenas um rim é afectado, mas em casos raros ambos os rins podem ser afectados. medida que o cancro cresce, pode espalhar-se para áreas próximas do rim. Também pode espalhar-se para outras partes do corpo, como os pulmões ou os ossos.

O carcinoma de células renais é mortal?

Esperança de vida do carcinoma de células renais (taxa de sobrevivência)

A American Cancer Society sugere que o prognóstico é bom para os doentes diagnosticados com CCR em estádio I ou II (81% e 74%, respectivamente, taxas de sobrevivência a cinco anos).







Com que idade começa o cancro do rim?

A maioria das pessoas com cancro do rim é mais velha. A idade média das pessoas quando é diagnosticado é de 64 anos e a maioria das pessoas é diagnosticada entre os 65 e os 74 anos. O cancro do rim é muito raro em pessoas com menos de 45 anos.


A remoção do rim é uma cirurgia de grande porte?

A nefrectomia é uma cirurgia de grande porte para remover todo ou parte do rim. Os rins são dois órgãos pequenos, em forma de feijão, situados no abdómen. Filtram a água e os resíduos do sangue. Também produzem determinadas hormonas.



O cancro do rim pode espalhar-se para o intestino?

Embora o CCR metastize frequentemente para os pulmões, gânglios linfáticos e ossos, as metástases para o tracto gastrointestinal são bastante raras, com excepção das metástases hepáticas. As metástases do CCR para o estômago ocorrem em 0,2-0,7% dos casos, e as metástases para o intestino ocorrem em 4% dos casos.

Como se verifica o cancro do rim?

Os exames imagiológicos, como a tomografia computorizada (TC) e a ressonância magnética (RM), podem frequentemente detectar pequenos cancros do rim, mas estes exames são caros. A ecografia é menos dispendiosa e pode também detectar alguns cancros renais precoces.

Quais são os tratamentos para o cancro do rim?

O cancro do rim é mais frequentemente tratado com cirurgia, terapia dirigida, imunoterapia ou uma combinação destes tratamentos. Ocasionalmente, são utilizadas a radioterapia e a quimioterapia. As pessoas com cancro do rim que se espalhou, chamado cancro metastático (ver abaixo), recebem frequentemente várias linhas de terapia.

As bananas são más para os rins?

As bananas não são más para os rins, a não ser que os rins estejam danificados. Os rins danificados acumulam potássio no sangue, o que provoca graves problemas cardíacos. O potássio está presente nas bananas, noutros frutos e legumes (como as batatas, os abacates e os melões).