O que é que Ismene fez em Antigone?

Ismens- É a filha mais nova de Édipo e Jocasta. O seu nome, em grego, significa “para se demorar para” (eis = para, mene = demorar). Ela avisa Antígona que tentar dar ao seu irmão um enterro adequado levaria certamente à sua morte e declara que não quer ter nada a ver com toda esta ideia.

Qual é o papel do Ismene em Antigone?

Loira, de figura cheia, e radiantemente bela, a Ismene risonha e faladora é a boa rapariga da família. Ela é razoável e compreende o seu lugar, curvando-se ao édito de Creonte e tentando dissuadir Antigone do seu acto de rebelião. Tal como na peça de Sophocles, ela é a folha de Antigone.

Qual é o papel de Ismene?

O papel de Ismene, a irmã menos ousada de Antígona, é muitas vezes exageradamente simplificado nos estudos de Antígona de Sófocles. Ismene é tipicamente escrito como uma folha para Antigone, servindo para enfatizar o comportamento transgressivo masculino da sua irmã (Kirkpatrick 2011; Kirkwood 1958; Foley 2001).

O que faz o Ismene no final de Antigone?

No final da peça o Coro narra Ismene e Antigone entrando juntos para cantar um canto funerário para ambos os seus irmãos. Enquanto Antígona sai com o Primeiro Semichorus, acompanhando o corpo de Polinicies, Ismene e o Segundo Semichorus saem com o corpo de Eteocles.

Qual é a trágica falha de Ismene?

A sua trágica falha é que ela tem arrogância, o que é orgulho excessivo, e que a leva a ser inflexível. Ironicamente, Antigone significa inflexível em grego. Porque é inflexível, não denunciará a sua decisão de enterrar Polinicies. Este Creonte enfurece-a, pelo que a condena à morte.

Porque é que a Ismene mudou de ideias?

Ismene escolhe o lado da razão devido ao seu medo da morte e da autoridade, mas muda de opinião depois de ver a bravura de Antigone. Infelizmente, é demasiado tarde, e Ismene é deixada sozinha com Creonte no final da peça, o resto da sua família morta pelas suas próprias mãos.

Qual é a motivação de Ismene?

Qual é a motivação de Ismene quando ela se recusa a ajudar a sua irmã Antigone a enterrar o seu irmão? O medo de Creonte, e o poder do Estado. O que é o augúrio? Um presságio que teiresias viu que lhe mostrou o futuro de Creonte.

Porque é que a Ismene recusa Antigone?

Ismene recusa-se a ajudar Antigone, porque não quer infringir a lei, indo contra Creonte ou outro porque se apercebe que as consequências seriam extremas, uma vez que é mulher.

Porque é que Ismene é fraco?

Embora Ismene seja uma pessoa carinhosa e compassiva, ela é fraca na sua natureza, demasiado receosa de se virar contra o sistema ou de se defender a si própria e à sua família. É leal à sua irmã, Antigone, ao guardar o seu segredo, mas é demasiado legal para a ajudar a enterrar o seu irmão.

Ismene é leal a Antigone?

Antigone é leal à sua família o tempo todo, ao contrário da sua irmã Ismene, mas no final Ismene corrige os seus erros, e ambos estão lá um para o outro, mesmo quando se trata da morte. Ninguém recua e escolhe o estado; eles escolhem-se um ao outro, que é o que a família faz.

Será Ismene um personagem fraco?

Fraco: Com base nos traços acima, Ismene pode ser considerado uma pessoa fraca. Ela toma a maioria das suas decisões com base no medo e na ordem, deixando Antigone sozinha no seu plano até ser condenada à morte. Só quando levada ao ponto de perder a sua irmã é que Ismene toma uma posição.

Qual é a diferença entre Ismene e Antigone?

A principal diferença entre as personalidades de Antigone e Ismene é que Antigone é ousado, independente e, segundo Ismene, “ardente” (Sophocles 689), enquanto Ismene é tímido e submisso. Ismene pode ser considerado submisso porque cumpriu as leis civis.

Ismene ajuda Antigone?

Ismene recusa-se a ajudar Antigone, porque não quer infringir a lei, indo contra Creonte ou outro porque se apercebe que as consequências seriam extremas, uma vez que é mulher.