O que é uma comédia satírica?

A sátira tem como característica principal a forte carga de ironia e sarcasmo. Embora nem sempre ela tem como objetivo induzir ao riso, geralmente, este estilo literário se aproxima da comédia. Trata-se, portanto, de uma crítica social feita às pessoas e aos costumes de maneira caricata.

Qual a diferença entre comédia e sátira?

A sátira é uma técnica literária que visa criticar algo, alguém, um grupo de pessoas ou situações. É mais velada, maledicente, cáustica e mordaz do que a comédia. Nesta perspetiva, algo com valor cómico é engraço, ridículo, que faz rir. Por outro lado, algo com valor satírico é crítico, maledicente, mordaz.

Como se divide o gênero satírico?

O gênero satírico ganha espaço e força em três grandes momentos da história literária, na Antiguidade Clássica em forma de verso – hexâmetros ou prosa – menipeia e durantes os séculos XVII e XVIII, com a retomada e reformulação da menipeia.

Quais os gêneros trovadores?

Poesia trovadoresca: pode ser dividida em dois gêneros: lírico e satírico. O gênero lírico se subdivide em duas categorias (cantigas de amigo e cantigas de amor) e o satírico é caracterizado pelas cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.

Como são divididas as cantigas do trovadorismo?

Nesse contexto, em que a liberdade artística e de pensamento eram restringidas pelo clero, surgiu o Trovadorismo, movimento literário medieval caracterizado por uma “poesia cantada”, as chamadas cantigas trovadorescas. Elas são assim classificadas: de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer.

Quais são os tipos de cantigas?

As cantigas foram cultivadas no gênero lírico e satírico e são organizadas em quatro tipos. No gênero lírico temos as cantigas de amor e as cantigas de amigo, no gênero satírico, as cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.

Quais são os tipos de cantigas e suas características?

As cantigas trovadorescas estão classificadas em dois tipos:

  • Cantigas líricas: incluem as cantigas de amor e amigo, que estão focadas nos sentimentos e nas emoções.
  • Cantigas satíricas: incluem as cantigas de escárnio e maldizer, que usam a ironia e o sarcasmo para criticar ou ridicularizar.

Quais são as 4 cantigas do trovadorismo?

As cantigas do Trovadorismo. Dependendo do tema, da estrutura, da linguagem e do eu lírico, as cantigas trovadorescas são classificadas em quatro tipos: cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer.

Como se dividem as cantigas?

As cantigas líricas são subdivididas em cantigas de amor e cantigas de amigo. Já as cantigas satíricas podem ser de escárnio ou de maldizer. As cantigas de amor falam sobre qualidades da mulher amada, se colocando em uma posição se submissão a ela. A mulher possui o papel de suserano e o poeta de vassalo.

Qual a diferença entre cantiga de escárnio e maldizer?

Cantiga de escárnio e cantiga de maldizer

Enquanto as cantigas de escárnio apresentavam críticas sutis, as de maldizer eram vulgares, com o uso de palavrôes, e explícitas e pronto.

Qual a diferença entre trovadores e menestréis?

O menestrel, por sua vez, era um músico e cantor, podendo fixar-se numa corte ou permanecer em trânsito. Esse termo foi substituindo, a pouco e pouco, a denominação jogral. O trovador possuía, em geral, bons conhecimentos técnicos da arte de criar melodias, de executar instrumentos e de versejar.

Como era a arte dos menestréis e trovadores?

Suas poesias eram chamadas de cantigas, havendo dois tipos delas: lírico-amorosa (cantiga de amor e cantiga de amigo) e satíricas (além de expressarem o seu eu lírico amoroso, também se preocupavam em ridicularizar os costumes da época, ou seja, os falsos valores morais).

Quem são os menestréis?

Significado de menestrel

Na Idade Média, artista que, a serviço da corte ou autonomamente, trabalhava recitando ou cantando poemas em versos, normalmente esse artista não os compunha, apenas os declamava. [Por Extensão] Trovador; artista, poeta ou músico, que recita poemas através da música ou por declamação.

Qual era a função do jogral?

O jogral é como um poema, podendo ser cantado ou não. Também pode definir-se como a arte de poetizar por duas ou mais pessoas. E consiste em pronunciar versos engraçados com o propósito de divertir as pessoas e, no caso de antigamente, o rei.

Qual o papel do menestrel?

Menestrel (do francês antigo ménestrel; do latim ministerialis, minister), na Idade Média, era o poeta e bardo cujo desempenho lírico referia-se a histórias de lugares distantes ou sobre eventos históricos reais ou imaginários. Embora criassem seus próprios contos, muitas vezes memorizavam e floreavam obras de outros.

Qual é a função do jogral?

A atividade do jogral desdobrava-se em múltiplas funções que, com o objetivo de recrear um público, combinavam os jogos histriónicos, o acompanhamento musical, a interpretação de composições alheias ou próprias, a declamação de narrativas épicas, etc.

Como posso fazer um jogral?

Dicas

  1. Aceite críticas, busque o feedback de seus amigos e familiares.
  2. Não exponha os atores do seu jogral ao ridículo! Deixe-os confortáveis.
  3. Pesquise exemplos na internet e use-os como inspiração.