O que é uma licenciatura em desenho arquitectónico?



Qual o objetivo fundamental do desenho arquitetônico?

Desenho arquitetônico é uma especialização dentro do desenho técnico voltada para a execução e representação de projetos de arquitetura. Esses registros são feitos por arquitetos ou projetistas e têm como objetivo padronizar e orientar a execução de projetos.

Qual foi o fator primordial no qual proporcionou de fato a criação do desenho técnico?

A revolução industrial (1760-1850) foi um período em que muitos avanços tecnológicos foram desenvolvidos, como a construção de máquinas e equipamentos, impulsionando a criação de desenhos técnicos.

Quais as principais características dentro do desenho arquitetônico?





Costuma-se diferenciar no desenho duas entidades: uma é o próprio desenho (o objeto representado, um edifício, por exemplo) e o outro é o conjunto de símbolos, signos, cotas e textos que o complementam. As principais categorias do desenho de arquitetura são: as plantas, os cortes e secções e as elevações (ou alçados).

Qual a importância do desenho arquitetônico para o corretor de imóveis?

Por este motivo, este módulo deve ser considerado de suma importância, pois é uma ferramenta indispensável na profissão de corretor de imóveis. O desenho começou a ser usado como meio preferencial de representação do projeto arquitetônico a partir do Renascimento.

Como representar planta de cobertura?

A escala que se utiliza para representar a planta de cobertura é a 1/100, 1/200 conforme o tamanho e a importância do telhado para o projeto. Podemos igualmente, em virtude da necessidade, desenhar a planta de cobertura na escala 1/50.

São regras que permitem a leitura direta das medidas reais no desenho?

O escalímetro é uma régua utilizada em desenho técnico para a representação gráfica de objetos e elementos em diferentes escalas.



Qual é a norma que regulamenta a cotagem no desenho técnico?



Ao indicar as medidas ou cotas, no desenho técnico, o desenhista segue determinadas normas técnicas. A cotagem é normalizada pela norma ABNT/NBR 10126/1987. Para interpretar desenhos cotados você̂ deve conhecer três elementos básicos: cota ou valor numérico, linha de cota e linha auxiliar.

Como funciona a escala de desenho?

A indicação da escala do desenho é feita pela abreviatura da palavra escala: ESC , seguida de dois numerais separados por dois pontos. O numeral à esquerda dos dois pontos representa as medidas do desenho técnico. O numeral à direita dos dois pontos representa as medidas reais da peça.

Quando eu uso linha tracejada?

A linha tracejada costuma ser feita em contornos não visíveis, como a aresta traseira de um cubo em perspectiva ou um rebaixo na face oposta mostrada em uma vista. Já a linha traço-ponto é utilizada para mostrar as linhas de simetria de superfícies circulares, como furos ou cilindros.

Qual o objetivo principal da norma NBR 10647?

Esta Norma define os termos empregados em desenho técnico. Para os efeitos desta Norma são adotadas as defini- ções de 2.1 a 2.6.

Como fazer um trabalho de acordo com as normas da ABNT?

Normas ABNT para TCC e Monografia ✍️ [Resumo]

  1. Folha: tamanho A4;
  2. Capa (NBR 14724);
  3. Folha de aprovação;
  4. Margem: 3 cm para as margens superior e esquerda. …
  5. Fonte: Arial ou Times New Roman ou Arial (tamanho 12) em cor preta;
  6. Itálico: usa-se em palavras e expressões de outros idiomas;

Como formatar o trabalho nas normas da ABNT 2021?

Tamanho padrão da folha: A4 (21 cm x 29,7 cm) Espaçamento entrelinhas de 1,5 ou simples. Fontes Times Roman ou Arial, tamanho 10, 12, 14, 16. A capa é um elemento, pré textual obrigatório, além da folha de aprovação, resumo em português e em língua estrangeira e sumário.