O que significa heterogéneo no ultra-som?


O que significa heterogéneo no ultra-som? Heterogéneo refere-se a uma estrutura com diferentes componentes ou elementos, que parecem irregulares ou variegados. Por exemplo, um cisto dermoide tem atenuação heterogénea na TC. É o antónimo de homogéneo, ou seja, uma estrutura com componentes semelhantes.

O que significa para algo ser heterogéneo?

Definição de heterogéneo

constituída por ingredientes ou constituintes diferentes ou diversos: uma mistura de uma população etnicamente heterogénea. Outras palavras em sinónimos e antónimos heterogéneos Mais frases de exemplo Saiba mais sobre heterogéneos.

O que significa medicamente heterogéneo?

Heterogéneo é uma palavra que os patologistas usam para descrever tecidos que parecem muito diferentes de uma área de tecido para a outra. As diferenças de cor, forma e tamanho podem fazer um tecido parecer heterogéneo. Heterogéneo pode ser usado para descrever o aspecto de um tecido com ou sem microscópio.

A heterogeneidade é boa ou má?

Heterogeneidade e o seu oposto, homogeneidade, referem-se à consistência ou estabilidade de um determinado conjunto de dados ou relação variável. Ter heterogeneidade estatística não é em si uma coisa boa ou má para análise; contudo, é útil saber como conceber, escolher e interpretar análises estatísticas.

O que significa uma atenuação heterogénea?

Num pulmão normal, a atenuação global depende principalmente do grau de aeração (conteúdo de ar) e do grau de perfusão (conteúdo de sangue). Portanto, qualquer anomalia regional de perfusão ou aeração resulta na heterogeneidade visível no estudo CT dos pulmões chamada atenuação pulmonar heterogénea.

Os tumores são homogéneos?

Como a população de células tumorais é altamente heterogénea e instável, a dinâmica evolutiva pode ser capitalizada para seleccionar uma população celular homogénea sob stress.

Qual é o significado de heterogéneo e homogéneo?

Em geral, as coisas que são homogéneas são todas iguais, e as coisas que são heterogéneas consistem numa variedade de partes diferentes. O mesmo é verdade em química. As misturas homogéneas têm uma consistência uniforme.

O que causa a heterogeneidade?

A heterogeneidade alélica ocorre quando diferentes variantes num único locus genético causam as mesmas ou similares expressões fenotípicas de uma doença ou condição. A heterogeneidade do locus ocorre quando variantes em diferentes loci genéticos causam as mesmas ou similares expressões fenotípicas de uma doença ou condição.



Os tumores malignos são heterogéneos ou homogéneos?

A heterogeneidade clonal dentro dos tumores primários é apenas um aspecto da heterogeneidade clonal dos cancros. O cancro é uma doença sistémica: os cancros malignos libertam grandes quantidades de células na corrente sanguínea e nos vasos linfáticos; algumas destas células são depositadas em locais distantes e metástase.

O que significa heterogeneidade e exemplos?

A palavra heterogénea é um significado adjectivo composto por diferentes constituintes ou diferentes componentes. … Uma mistura de areia e água é heterogénea. O betão é heterogéneo. Em contraste, uma mistura homogénea tem uma composição uniforme. Um exemplo é uma mistura de açúcar dissolvido em água.

O que significa “não homogeneidade”?

Heterogeneidade não é algo a temer, significa simplesmente que há variabilidade nos seus dados. … O oposto de heterogeneidade é a homogeneidade, o que significa que todos os estudos mostram o mesmo efeito.



As massas heterogéneas são cancerosas?

O cancro é uma doença dinâmica. Durante o curso da doença, os cancros tornam-se geralmente mais heterogéneos. Como resultado desta heterogeneidade, o tumor a granel pode incluir uma colecção diversificada de células que albergam assinaturas moleculares distintas com níveis diferenciais de sensibilidade ao tratamento.

O que significa a heterogeneidade numa revisão sistemática?

Qualquer tipo de variabilidade entre estudos numa revisão sistemática pode ser chamada heterogeneidade. … A heterogeneidade estatística manifesta-se pelo facto de os efeitos de intervenção observados serem mais diferentes uns dos outros do que seria de esperar apenas devido a erro aleatório (casualidade).

O que significa útero heterogéneo?

A aparência heterogénea reflecte O processo de infiltração de ilhas de tecido endometrial heterotópico que estão difusamente espalhadas pelo miométrio e que estão mal demarcadas do miométrio circundante (,28,,29) (,Figura 11).

Pode uma massa heterogénea ser benigna?

Tumores de tecidos molesUm grupo heterogéneo de lesões benignas e malignas que se desenvolvem a partir de vários elementos extraesqueléticos não epiteliais, incluindo tecido adiposo, músculo liso e esquelético, tendões, cartilagem, tecido fibroso, vasos sanguíneos e estruturas linfáticas.

O que é homogéneo no ultra-som?

Visão geral. – Os órgãos e estruturas são caracterizados de acordo com o número de ecos que geram (ecogenicidade) e a distribuição igual destes ecos em tecido mole (homogeneidade).



O que significa homogéneo em termos médicos?

Definição médica de homogéneode estrutura ou composição uniforme por toda a parte.

Quando é que a heterogeneidade constitui um problema?

Um problema é o “problema da heterogeneidade”: diferentes mecanismos causais podem estar relacionados com a mesma desordem e múltiplos resultados de interesse podem ocorrer dentro de um indivíduo.

O que significa heterogéneo em genética?

A heterogeneidade genética pode ser definida como mutações em dois ou mais loci genéticos que produzem os mesmos fenótipos ou fenótipos semelhantes (quer bioquímicos quer clínicos).



O que significa para um tumor ser heterogéneo?

Da Wikipédia, a enciclopédia livre. A heterogeneidade tumoral descreve a observação de que diferentes células tumorais podem apresentar diferentes perfis morfológicos e fenotípicos, incluindo morfologia celular, expressão genética, metabolismo, motilidade, proliferação e potencial metastático.

O que causa um útero heterogéneo?

Duas das causas mais comuns de um útero aumentado são as fibras uterinas e a adenomose. Fibróides uterinos. Os fibróides uterinos são tumores não cancerosos comuns da parede muscular do útero, afectando até oito em cada 10 mulheres até aos 50 anos de idade. Os fibróides afectam mais frequentemente mulheres com mais de 30 anos de idade.

O endométrio heterogéneo é normal?

O endométrio pós-menopausa normal parecerá fino, homogéneo e ecogénico. O cancro endometrial faz com que o endométrio engrosse, pareça heterogéneo, tenha margens irregulares ou mal definidas e mostre sinais de Doppler de cor aumentada.

O que significa um útero homogéneo?

A ecogenicidade endometrial deve ser definida como ‘uniforme’ se o endométrio for homogéneo com os lados anterior e posterior simétricos. Esta definição inclui as diferentes aparências observadas ao longo do ciclo menstrual e o padrão monocamada encontrado na maioria dos doentes na pós-menopausa.

Um radiologista pode dizer se uma massa é cancerosa?

Alguns caroços podem ser observados ao longo do tempo com mamografias regulares ou ultra-sons para ver se mudam, mas outros podem precisar de ser verificados com uma biópsia. O tamanho, forma e margens (margens) do caroço podem ajudar o radiologista a decidir a probabilidade de ser cancro.



Sabe dizer se uma massa é cancerosa sem uma biopsia?

As células normais terão um aspecto uniforme e as células cancerosas terão um aspecto desorganizado e irregular. Na maioria das vezes, é necessária uma biopsia para saber ao certo se se tem cancro. É considerada a única forma definitiva de fazer um diagnóstico para a maioria dos cancros.

Sabe dizer se um tumor é benigno sem uma biopsia?

Os tumores benignos podem crescer mas não se espalhar. Não há forma de saber se um tumor é benigno ou maligno apenas a partir dos sintomas. Muitas vezes uma ressonância magnética pode revelar o tipo de tumor, mas em muitos casos é necessária uma biopsia. Se lhe for diagnosticado um tumor benigno no cérebro, não está sozinho.