Onde está a radiação óptica?




Onde estão as radiações ópticas? As radiações ópticas, ou tracto geniculocalcarino, são um tracto de projecção que liga o núcleo geniculado lateral ao córtex visual primário no lobo occipital.

Onde está a radiação óptica esquerda?

Por exemplo, as radiações do lado esquerdo contêm informações da retina temporal esquerda e da retina nasal direita. As fibras temporais fazem sinapse nas camadas 2, 3 e 5 do núcleo geniculado lateral, enquanto as fibras nasais fazem sinapse nas camadas 1, 4 e 6. As fibras inferiores da radiação óptica correlacionam-se com o campo visual superior.





O que controla a radiação óptica?

A radiação óptica (RO) é o relé de substância branca mais proeminente no sistema visual, transmitindo informação do núcleo geniculado lateral (LGN) para o córtex occipital.

Onde está localizada a ansa de Meyer?

A ansa de Meyer faz parte da radiação óptica inferior que se retrai sobre si própria para o lobo temporal, imediatamente lateral ao corno temporal do ventrículo lateral. Pode ser lesada na lobectomia temporal, resultando num corte de campo superolateral, o chamado corte de campo em torta no céu.





O que acontece quando a radiação óptica direita é danificada?

Por exemplo, a perturbação do tracto óptico à direita resulta numa perda de visão no campo visual esquerdo (ou seja, cegueira no campo visual temporal do olho esquerdo e no campo visual nasal do olho direito).

Que células dão origem à radiação óptica?

As radiações ópticas (também conhecidas como tracto geniculocalcarino, via geniculostriada e radiação talâmica posterior) são axónios de neurónios do núcleo geniculado lateral ao córtex visual primário.

Onde é que o nervo óptico está localizado no cérebro?

As fibras dos núcleos geniculados laterais formam as radiações ópticas que correm para o córtex visual localizado nos lobos occipitais na parte posterior do cérebro.



O que é a hemianopsia esquerda?

A hemianopsia ou hemianopsia é uma perda de campo visual do lado esquerdo ou direito da linha média vertical. Pode afectar um olho, mas geralmente afecta ambos os olhos.

A ansa de Meyers faz parte da radiação óptica?

A ansa de Meyer constitui a extensão mais anterior da radiação óptica no corno temporal. Os doentes com epilepsia intratável podem ser submetidos a cirurgia do lobo temporal e o seu tracto óptico é susceptível de sofrer lesões potenciais. Consequentemente, os neurocirurgiões devem apreciar as implicações cirúrgicas desta via.

O que é o tracto óptico?

O tracto óptico é um feixe de fibras nervosas que serve para transportar a informação visual do quiasma óptico para os corpos geniculados laterais esquerdo e direito, como parte da via visual.

Onde fica a zona temporal?

Os lobos temporais situam-se atrás das orelhas e são o segundo maior lobo. Estão mais frequentemente associados ao processamento de informação auditiva e à codificação da memória.



O que é o bolo no chão?

Defeito da torta no chão. quadrantanopsia, superior. Perda da visão homónima superior em dois quartos devido à lesão das fibras mais anteriores e inferiores das radiações ópticas no lobo temporal, afectando a ansa de Meyer, no lado contralateral da via visual (Fig. Q1). Sin.

Quem descobriu a ansa de Meyer?

Aplicando técnicas de coloração de degenerescência histológica, Adolph Meyer (Fig. 1) definiu, em 1907, a primeira configuração pormenorizada da radiação óptica, segundo a qual as fibras anteriores da radiação óptica são desviadas do corpo geniculado lateral para a região temporal antes de atingirem o córtex occipital.

Que área do cérebro é susceptível de ser danificada se uma pessoa não consegue ver a área esquerda do campo visual e se sabe que o dano é a nível cortical?

Lobo occipital: Região na parte posterior do cérebro que processa a informação visual. O lobo occipital não só é o principal responsável pela recepção visual, como também contém áreas de associação que ajudam no reconhecimento visual de formas e cores. Uma lesão deste lobo pode provocar défices visuais.

O que é o campo visual nasal?

A retina nasal cobre a metade temporal do campo visual. As fibras que surgem na metade nasal da retina cruzam-se no quiasma óptico e a informação que transmitem chega ao córtex visual oposto.



O que é que acontece se se cortar o quiasma óptico?

Uma lesão que envolva um quiasma óptico completo, que interrompa os axónios do campo nasal de ambos os olhos, causa perda de visão na metade direita do campo visual direito e na metade esquerda do campo visual esquerdo. Este defeito do campo visual é designado por hemianopsia bitemporal.

Qual das seguintes regiões cerebrais não faz parte da via visual?

Também estão ilustrados os locais de terminação dos axónios das células ganglionares da retina em três núcleos que não são considerados parte da via visual. Estes incluem o hipotálamopretecto e o colículo superior.

Como é que o cérebro recebe a informação visual?

A informação visual da retina é transmitida através do núcleo geniculado lateral do tálamo para o córtex visual primário – uma fina camada de tecido (menos de um décimo de polegada de espessura), ligeiramente maior do que meio dólar, localizada no lobo occipital na parte de trás do cérebro.



Onde se situa o lobo occipital?

O lobo occipital é o mais pequeno dos quatro lobos do hemisfério cerebral. Está presente posteriormente aos lobos parietal e temporal. Constitui, portanto, a parte caudal do cérebro. Em relação ao crânio, o lobo situa-se abaixo do osso occipital.

Onde é que o nervo óptico sai do crânio?

O nervo óptico (II) passa através do forame óptico no osso esfenóide enquanto se desloca para o olho.

O que é que liga o olho ao cérebro?

o nervo óptico transporta sinais da retina para o cérebro, que os interpreta como imagens visuais.

Qual é o nervo que liga o olho ao cérebro?

O nervo óptico é um feixe de mais de 1 milhão de fibras nervosas que transportam mensagens visuais. Há um que liga a parte de trás de cada olho (a retina) ao cérebro.

O que é a hemianopsia direita?

Hemianopsia direita, que provoca uma perda de visão na metade direita de cada olho. Hemianopsia esquerda, que provoca uma perda de visão na metade esquerda de cada olho. Hemianopsia superior, que provoca uma perda de visão na metade superior de cada olho. Hemianopsia inferior, que provoca uma perda de visão na metade inferior de cada olho.



Só se consegue ver metade da cara?

A hemianopsia homónima é uma condição em que uma pessoa vê apenas um lado, direito ou esquerdo, do mundo visual em cada olho. Esta condição resulta de um problema no funcionamento do cérebro e não de uma perturbação dos olhos.

O que é a hemianopsia incongruente?

Uma perturbação óptica em que os defeitos do campo visual em ambos os olhos são completamente simétricos em extensão e intensidade é definida como hemianopsia homónima congruente. A palavra hemianopsia homónima (HH) não é muito familiar para a maioria das pessoas.

O que são os lobos parietais?

Os lobos parietais estão localizados na parte de trás e no topo da cabeça. São importantes para o processamento e interpretação da informação somatossensorial. Por exemplo, informam-nos sobre os objectos do nosso ambiente externo através do tacto (ou seja, do contacto físico com a pele) e sobre a posição e o movimento das partes do nosso corpo (propriocepção).