Por que é que Franz Marc é conhecido?



Franz Marc, (nascido a 8 de Fevereiro de 1880, Munique, Alemanha – morreu a 4 de Março de 1916, perto de Verdun, França), pintor e gravador alemão, conhecido pelo intenso misticismo das suas pinturas de animais. Foi membro fundador da Der Blaue Reiter (“The Blue Rider”), uma associação de artistas expressionistas alemães.

Que técnicas utilizou Franz Marc?

Artista em contexto: quem foi Franz Marc?

Data de nascimento 8 de fevereiro de 1880
País de Nascimento Munique, Alemanha
Movimentos Artísticos Expressionismo Alemão (Der Blaue Reiter)
Gênero / Estilo Abstrato, Simbólico
Mídias usadas xilogravura, litografia, guache, pinturas a óleo

Porque é que Franz Marc pintou animais?





Franz Marc era um artista expressionista alemão que foi fundador do grupo Der Blaue Reiter. Ele pintava animais enquanto eles simbolizavam uma idade de inocência.

Como posso pintar como Franz Marc?


Citação do vídeo: Tão franz mark german so se escrever isso no verso do seu trabalho só porque é… #39; é muito bom lembrar-se de quem é o artista cada vez que faz um desenho.

Como é que um cavalo vê o mundo Franz Marc?

Como é que um cavalo vê o mundo, como é que uma águia, uma corça, ou um cão? É uma convenção de miséria colocar animais em paisagens como as vistas pelos homens; em vez disso, devemos contemplar a alma do animal para adivinhar o seu modo de ver”. [In: Franz Marc, “How Does a Horse See the World?”, Teorias da Arte Moderna.

Porque é que Franz Marc pintou cavalos?

Antes da sua morte precoce na Primeira Guerra Mundial, Marc usou pinturas de animais para expressar uma visão panteísta da harmonia entre os animais e o seu ambiente natural.

Quem criou o expressionismo abstracto?



O próprio movimento expressionista abstrato é geralmente considerado como tendo começado com as pinturas feitas por Jackson Pollock e Willem de Kooning no final da década de 1940 e início dos anos 50.



Que elementos de arte é que Franz Marc usa?

O uso de técnicas cubistas por Marc permitiu-lhe criar a inconfundível sensação de tensão sem alterar a sua abordagem quer à cor quer ao assunto. Ainda assim, o seu interesse na maior abstracção dos Cubistas marca uma distinta partida artística.

De que é o símbolo do cavalo azul?

Blue Horses in symbolically bound to certain of the originating conceptions of the contemporaneous Blue rider group: in the symbol of the horse as a vehicle of breakthrough, in the emphasis on the spirituality of blue, and in the idea of spirituality battling materialism.

Onde está a Foxes de Franz Marc?

O Raposa, também conhecido como Raposa Azul e Negra ou Raposa Azul, é uma pintura a óleo sobre tela de Franz Marc, de 1911. Faz parte da colecção do Museu Von der Heydt em Wuppertal.

Qual é o significado de Grandes Cavalos Azuis?

Os três cavalos azuis destinavam-se a retratar uma harmonia pacífica, contrastando com a violência e agressão das colinas vermelhas atrás deles. Marc morreu de uma ferida de estilhaços enquanto servia no exército alemão em 1916, mas antes de morrer disse à sua esposa que o quadro era uma premonição da guerra.

Como é que Franz Marc morreu?

Após a mobilização do exército alemão, o governo identificou artistas notáveis a serem retirados do combate para sua própria segurança. Marc estava na lista, mas foi atingido na cabeça e morto instantaneamente por uma lasca de concha durante a Batalha de Verdun em 1916, antes que as ordens de realocação pudessem chegar até ele.

Porque é que Franz Marc pintou cavalos?

Antes da sua morte precoce na Primeira Guerra Mundial, Marc usou pinturas de animais para expressar uma visão panteísta da harmonia entre os animais e o seu ambiente natural.

Que desafios enfrentou Franz Marc?

Marc sofreu de depressão severa entre 1904 e 1907. Em 1907 foi novamente para Paris, onde respondeu entusiasticamente ao trabalho de Paul Gauguin, Vincent van Gogh, os Cubistas, e os Expressionistas; mais tarde, ficou impressionado com a exposição Henri Matisse em Munique em 1910.

Em que acreditavam os Blue Riders?

A busca de Kandinsky por uma linguagem espiritual para a arte acabou por levá-lo à abstracção, acreditando que as cores e as formas poderiam purificar a alma. O misticismo de Marc centrava-se na ideia da inocência dos animais, simbolizando um regresso a um paraíso terrestre.



O que é que o Blue Rider representa?

O nome Blaue Reiter (“cavaleiro azul”) refere-se a um motivo chave no trabalho de Kandinsky: o cavalo e o cavaleiro, que era para ele um símbolo para ir além da representação realista. O cavalo foi também um tema de destaque na obra de Marc, que se centrava nos animais como símbolos de renascimento.

O que é o movimento do Blue Rider?

The Blue Rider era uma associação de artistas localizados em Munique e arredores. O grupo de arte foi fundado por Wassily Kandinsky e Franz Marc em 1911. Juntamente com outro grupo de artistas, The Bridge, centrado à volta de Berlim, representaram o movimento do Expressionismo Alemão.

O que é que o grupo Blue Rider fez?

Der Blaue Reiter ou The Blue Rider Group foi fundado em Munique, Alemanha, em resposta aos métodos “tradicionais” da arte. A sua arte explorou as relações entre arte, música, cor, e espiritualismo. Embora o grupo tenha tido uma vida curta, a sua arte e ideias contribuíram para o desenvolvimento do expressionismo alemão.

Quem era o líder do grupo Blue Rider?

(The Blue Rider) Formado em 1911 em Munique como uma associação de pintores e uma sociedade expositora liderada por Vasily Kandinsky e Franz Marc.

O que é o Almanaque Cavaleiro Azul?

O Almanaque Cavaleiro Azul refere-se aos cavaleiros nos mitos populares e também a São Jorge. Para Kandinsky, o cavaleiro é uma metáfora para o artista: “O cavaleiro carrega o seu cavaleiro com vigor e velocidade. Mas é o cavaleiro que conduz o cavalo.



Quem fundou um grupo chamado o escritor Azul?

Como resultado, Der Blaue Reiter teve uma vida curta, durando apenas três anos entre 1911 e 1914. Apoiados pelo seu comerciante Galka Scheyer, Kandinsky, Feininger, Klee e Alexej von Jawlensky formaram o grupo Die Blaue Vier (os Quatro Azuis) em 1923.

O que é que a cor azul representa para Kandinsky?

A teoria da cor de Kandinsky, delineada no seu livro, Concerning the Spiritual in Art, discutiu que existem emoções e sensações ligadas a cada cor. Por exemplo, o vermelho evoca a impressão de fogo, que pode ser quente ou mesmo doloroso. As tonalidades azuis são frescas, evocando algo profundo, íntimo, ou sobrenatural.