Por quem foi Jasper Johns influenciado?



Amigos e influenciadores notáveis: Pouco depois de regressar a Nova Iorque, fez amizade com o colega Robert Rauschenberg, a coreógrafa Merce Cunningham, e o compositor John Cage, que, para além de se tornar seu amigo, também se tornou poderoso influenciador do seu desenvolvimento artístico.

Em quem Jasper Johns foi inspirado?

No mesmo período foi fortemente influenciado pelo casal gay Merce Cunningham (um coreógrafo) e John Cage (um compositor). Trabalhando juntos, exploraram a cena artística contemporânea, e começaram a desenvolver as suas ideias sobre arte. Em 1958, o dono da galeria Leo Castelli descobriu Johns enquanto visitava o estúdio de Rauschenberg.

Como é que Jasper Johns influenciou a arte pop?

No final da década de 1950, Jasper Johns emergiu como força na cena artística americana. As suas pinturas ricamente trabalhadas de mapas, bandeiras e alvos levaram a comunidade artística a afastar-se do expressionismo abstrato em direcção a uma nova ênfase no concreto. Johns lançou as bases tanto para a Pop Art como para o Minimalismo.

Qual era a relação entre Jasper Johns e Robert Rauschenberg?





Rauschenberg e Jasper Johns foram amantes durante este período de seis anos de colaboração, e a sua relação teve um profundo impacto na sua arte. Durante anos, o mundo da arte ignorou esta componente vital da história de Johns/Rauschenberg, enquanto os próprios artistas mantinham a mãe sobre o assunto.

De que movimento artístico Jasper Johns se separava?

Movimento Neo-Dada
O legado de Jasper Johns
Como parte do movimento Neo-Dada, Johns colmatou a lacuna estética entre o Expressionismo Abstracto e a Arte Pop durante o final dos anos 50, mas até hoje, continua a expandir os seus temas, materiais, e estilos.

Quem criou a Pop Art?

A primeira definição de Pop Art foi dada pelo curador britânico Lawrence Alloway, que inventou o termo ‘Pop Art’ em 1955 para descrever uma nova forma de arte caracterizada pelo imaginário do consumismo, novos meios de comunicação e reprodução em massa.

O que é o movimento Neo-Dada?

Neo-Dada era um movimento com manifestações áudio, visuais e literárias que tinha semelhanças de método ou intenção com obras de arte Dada anteriores. Procurava colmatar a lacuna entre a arte e a vida quotidiana, e era uma combinação de ludicidade, iconoclastia e apropriação.



Como se chama a arte de hoje?



arte contemporânea
A rigor, o termo “arte contemporânea” refere-se à arte feita e produzida por artistas que vivem actualmente. Os artistas de hoje trabalham e respondem a um ambiente global que é culturalmente diversificado, tecnologicamente avançado, e multifacetado.

Porque é que a Pop Art parou?

Também pôs fim ao movimento modernista, segurando um espelho da sociedade contemporânea. Uma vez que a geração pós-modernista olhou dura e longamente para o espelho, a dúvida própria tomou conta e a atmosfera festiva da Pop Art desvaneceu-se.

Quando terminou a Pop Art?

Foi dissolvido em 1970. Contemporânea da Pop Art americana – muitas vezes concebida como a sua transposição em França – o novo realismo foi, juntamente com Fluxus e outros grupos, uma das numerosas tendências da vanguarda nos anos 60.

Porque é que Josef Albers influenciou Rauschenberg?

Rauschenberg estudou com Josef Albers no Black Mountain College de 1948 a 1949. Ele considera Albers como sendo o professor mais importante que alguma vez teve. Albers, por vezes, fez com que os seus alunos trouxessem para a aula interessantes objectos descartados: rodas de bicicleta, latas velhas, pedras, etc., para estudar pelas suas qualidades estéticas.

Porque é que Rauschenberg fez camas?

A história conta que Rauschenberg usou a sua própria roupa de cama para fazer Cama, porque não tinha dinheiro para comprar uma nova tela. “Foi muito simplesmente montada, porque na realidade não tinha nada para pintar”, reflectiu ele anos mais tarde, em 2006. “Excepto que era Verão, estava calor, por isso não precisava da colcha.

Porque é que Jasper Johns pintou a sua bandeira?

A bandeira americana desempenhou um papel pessoal para Johns quando ele a pintou: abrir a riqueza simbólica do que em tempos lhe tinha sido apresentado como um símbolo fixo.

Porque é que Jasper Johns pintou alvos?

Johns, que também é conhecido pelas representações de mapas, números e bandeiras, foi atraído para alvos porque eram um símbolo “a mente já sabe”. Embora facilmente reconhecíveis à primeira vista, os alvos de Johns tornam-se mais complexos à medida que o espectador se aproxima.

Porque é que Jasper Johns pintou números?

Johns deixou o processo de pintar a sequência numérica ditar a estrutura da pintura. Isto permitiu-lhe concentrar-se nas qualidades da própria pintura, explorando a cor e a espessura. O resultado é uma estrutura altamente abstracta, mas firmemente enraizada no mundo real.



Como é que a Jasper Johns usa a cor?

Johns é sem dúvida mais conhecido pelos seus esforços em cores vivas: as bandeiras vermelhas, azuis e brancas e os alvos vermelhos, azuis e amarelos. De acordo com as suas imagens encontradas, ele tem tendência a usar cores directamente do tubo, dispostas em tríades primárias e terciárias. Mas o cinzento é a cor no centro da sua sensibilidade.

Quem é o pintor da pintura do Número 9?

Mondrian acreditava que as cores expressavam luz espiritual, bem como emoção. A pintura nº 9 combina o amarelo (na opinião de Mondrian uma cor “interior” ou espiritual) com quatro pequenas barras vermelhas (sendo o vermelho “exterior” ou mundano). Leia mais

Porque é que Jasper Johns pintou letras e números?

Toda a gente consegue reconhecer letras e números! Johns brincava então com cor e TEXTURA (ele adorava experimentar com cera derretida, uma técnica muito antiga chamada encáustica que os antigos egípcios e romanos utilizavam). Ele queria criar padrões divertidos, para que pudéssemos olhar para as letras e números de uma nova forma.

Como é que Georgia O’Keeffe usa a escala em carapaça branca com o quizlet vermelho?

Como é que Georgia O’Keeffe usa a escala em White Shell com Red? Ela coloca ênfase na forma da concha.