Porque é que Edvard Munch pintou o grito?



De acordo com Edvard Munch, a inspiração para esta pintura foi retirada de um evento passado. “O Grito” foi o resultado da ansiedade e do medo que sentiu num dia enquanto caminhava com dois amigos. A atmosfera serena, que ele esperava desfrutar, foi subitamente interrompida por mudanças no céu, causadas pelo pôr-do-sol.

O que inspirou Edvard Munch a pintar The Scream?

Opções de legendas. Quando pintou The Scream em 1893, Munch foi inspirado por “uma rajada de melancolia”, como declarou no seu diário. É por causa disto, juntamente com o trauma de vida pessoal do artista, que a pintura adquire uma sensação de alienação, de anormalidade.

Qual é a mensagem da pintura “The Scream”?

A pintura simboliza a ansiedade humana. A história conta que enquanto passeava com dois amigos em 1893, Munch observou que o sol poente tinha transformado as nuvens “num vermelho-sangue”. O pintor descreveu mais tarde ter-se sentido doente e ansioso.

Porque é que aquele tipo está a gritar no quadro “The Scream”?





“Ele estava a tentar captar uma emoção ou momento no tempo”, disse Giulia Bartrum, curadora da nova exposição, ao Telegraph. “Através da inscrição sabemos como ele se sentiu. As pessoas pensam que se trata de uma pessoa aos gritos, mas não é isso que se passa”.

De que tratava a obra de arte The Scream?

Inspirado por uma experiência alucinatória em que Munch sentiu e ouviu um “grito por toda a natureza”, retrata uma criatura atingida pelo pânico, simultaneamente corpulenta e reminiscente de um espermatozóide ou feto, cujos contornos ecoam nas linhas giratórias do céu vermelho-sangue.

Qual poderia ser a emoção transmitida pelo artista no quadro The Scream?

O Grito transmite a sensação de desespero juntamente com uma série de outras emoções poderosas e inquietantes que um observador é forçado a observar. Com o uso intencional de linhas fortes – tanto rectas como curvas – as pinceladas do Almoço movem os olhos do público directamente para a figura angustiada.