Porque é que Franz Marc pinta animais?



Franz Marc era um artista expressionista alemão que foi fundador do grupo Der Blaue Reiter. Ele pintava animais enquanto eles simbolizavam uma idade de inocência.

Porque é que Durer pintou animais?

Foi pintado para a felicidade pura que Durer experimentou ao fazer quadros, e é esta alegria que encontramos quando nos debruçamos sobre ele. Durer era incrivelmente dotado na especialidade da xilogravura, um tipo de impressão de ajuda precoce que era convencional na Alemanha.

Porque é que os artistas pintam animais?

A natureza e o ambiente. Quando se trata de animais, a exploração de habitats é um dos temas centrais para os artistas. Com um mundo de texturas, cores e formas a explorar, a natureza é uma característica excitante em muitas obras de arte. Os animais nas obras de arte podem fazer-nos considerar a nossa própria relação com a natureza.

Porque é que Franz Marc pintou os seus cavalos de azul?





Os três cavalos azuis destinavam-se a retratar uma harmonia pacífica, contrastando com a violência e agressão das colinas vermelhas atrás deles. Marc morreu de uma ferida de estilhaços enquanto servia no exército alemão em 1916, mas antes de morrer disse à sua esposa que o quadro era uma premonição da guerra.

Porque é que Franz Marc pintou o gato branco?

Marc usou um sistema complexo de codificação por cores para imbuir significado nas suas pinturas. Neste caso, o pêlo branco do gato é um símbolo da sua inocência, enquanto que o travesseiro amarelo representa a alegria. Marc usou normalmente o amarelo para simbolizar a energia feminina, que ele associou à felicidade.

Porque é que Albrecht Durer desenhou o rinoceronte?

Que rinoceronte inspirou a impressão de Dürer? O rinoceronte que inspirou a estampa de Dürer foi dado por um sultão indiano ao Rei Manuel de Portugal em 1515. Na altura, a marinha portuguesa dominava o Oceano Índico e controlava o comércio mundial de especiarias.

Porque é que Albrecht Durer fez a pequena coruja?

A coruja simboliza o mistério das sombras da noite. No folclore tradicional europeu, a coruja é considerada como uma criatura de mau presságio, mas claro que aqui, Dürer apresentou a coruja com total realismo, sem uma sombra de crenças supersticiosas.



O que é que os animais simbolizam na arte?



Ao longo do tempo os animais têm aparecido em pinturas, esculturas e gravuras. Os animais são também simbólicos. Muitas culturas através dos tempos têm considerado animais específicos como representando deuses, o poder, o sobrenatural, e nos casos dos nativos americanos, utilizados em nomes.

O que é que os cães representam nos quadros?

Geralmente, os cães simbolizam a fé e a lealdade. Um cão, quando incluído numa pintura alegórica, retrata o atributo da fidelidade personificada. Num retrato de um casal casado, um cão colocado no colo de uma mulher ou aos seus pés pode representar a fidelidade matrimonial.