Qual é a contribuição de Cezanne para o desenvolvimento do cubismo?



No final do século XIX, Paul Cézanne, pintor a óleo francês, tornou-se o primeiro artista da sua geração a romper deliberadamente e com sucesso com o Impressionismo. Cézanne foi um precursor do Cubismo de Picasso, e a sua obra tornou-se um catalisador para a arte abstracta do século XX.

Qual é a contribuição de Cézanne para o desenvolvimento do cubismo?

Apesar de Cézanne estar principalmente a tentar criar volume através de planos de cor, os cubistas viram em Cézanne uma tendência para representar a natureza com formas geométricas, o que é central para o desenvolvimento inicial do cubismo.

Qual foi a contribuição de Paul Cézanne?

Por que é que Paul Cézanne é famoso? Paul Cézanne é conhecido pela sua procura de soluções para os problemas de representação. Paisagens como o Mont Sainte-Victoire (c. 1902-06) têm a qualidade radical de representar simultaneamente espaço profundo e desenho plano.

O que é o Cézanne Cubism?





Cezanne preparou verdadeiramente o caminho para o Cubismo e essencialmente o primeiro movimento artístico abstracto. Paul Cezanne foi a maior influência no estilo cubista de Braque. Comparando Campos de Bellevue e A Távola Redonda, é muito fácil ver a influência que Cezanne teve sobre Braque.

Como é que Cézanne influenciou Picasso?

A insistência de Cézanne em refazer a natureza de acordo com um sistema de formas básicas foi importante para o próprio interesse de Picasso nessa altura. Na obra de Cézanne Picasso encontrou um modelo de como destilar o essencial da natureza para conseguir uma superfície coesa que expressasse a visão singular do artista.

Porque é que Cézanne foi tão influente no desenvolvimento da arte abstracta?

Como Cézanne evitou o uso de linhas escuras, baseou-se neste trabalho de escovagem contrastante para “definir os contornos dos objectos quando os seus pontos de contacto são ténues e delicados”.

Porque é que Cézanne é conhecido como o pai da arte moderna?

Cezanne também tem sido chamado o “pai da arte moderna”, principalmente por romper com a perspectiva clássica de ponto único que dá a ilusão de três dimensões e profundidade a uma pintura. Ele introduziu o ponto de vista múltiplo – um exemplo está na exposição MFA, Boston, com a sua “Natureza Morta com Pêssegos e Peras” (1885-87).



Que técnicas utilizou Paul Cézanne?



Paul Cézanne usou pinceladas pesadas durante os seus primeiros anos de vida e tinta de camadas espessas sobre a tela. A textura das composições é tangível e as marcas do seu pincel de palete podem ser obviamente discernidas. O trabalho inicial de Cézanne foi anteriormente chamado de “violento” por causa do trabalho apressado do pincel.

Quem inventou o Cubismo?

O cubismo foi um dos estilos de arte visual mais influentes do início do século XX. Foi criado por Pablo Picasso (espanhol, 1881-1973) e Georges Braque (francês, 1882-1963) em Paris entre 1907 e 1914.

O que é característico do Cubismo?

O estilo cubista enfatizava a superfície plana e bidimensional do plano do quadro, rejeitando as técnicas tradicionais de perspectiva, de pre-fechamento, de modelagem e de chiaroscuro e refutando as teorias honradas pelo tempo de que a arte deveria imitar a natureza.

O que inspirou o Cubismo Analítico?

Esta abordagem analítica foi influenciada por Paul Cezanne
A sua última série ‘Montagne Saint Victoire’ demonstra magistralmente este processo. A natureza facetada e geométrica da primeira arte cubista também se inspirou na arte africana, que estava a ser importada para colecções de museus parisienses durante este tempo.

Qual foi o tema principal do Cubismo Sintético?

O cubismo analítico consistia em decompor um objecto (como uma garrafa) ponto de vista, ponto a ponto, numa imagem fragmentária; enquanto o cubismo sintético consistia em aplanar a imagem e varrer os últimos vestígios de alusão ao espaço tridimensional.

Quais são as principais características do Cubismo Sintético?

Características do Cubismo – Cubismo Sintético (1912 – 1920)
As principais características do Cubismo Sintético foram a utilização de meios mistos e colagem e a criação de um espaço mais plano do que com o cubismo analítico. Outras características foram uma maior utilização da cor e um maior interesse pelos efeitos decorativos.

Porque é que o Cubismo Sintético foi tão revolucionário na história da arte?

Com o desenvolvimento do estilo, o cubismo sintético tornou-se mais popular, que incorporou cores mais brilhantes e formas mais simples. As pinturas tornar-se-iam uma oportunidade para criar uma colagem, incorporando objectos reais na peça acabada.

Como se desenvolveu o Cubismo?

A PRIMEIRA ERA DO CUBISMO
Picasso hesitou em exibir o trabalho ao público, e este permaneceu invisível até 1916. Braque, que pintou no movimento fauvista, foi ao mesmo tempo repelido e intrigado pela pintura. Picasso trabalhou com ele em privado sobre as implicações da peça, desenvolvendo em conjunto a forma cubista.



Porque é que o Cubismo é tão influente no mundo da arte?

O cubismo foi inspirado pela noção de que mesmo no seu aspecto mais fotorrealista, a arte não consegue mostrar a vida tal como ela realmente é. As pessoas não percebem o mundo de acordo apenas com as três dimensões de comprimento, área e volume. A realidade é vivida na quarta dimensão – o tempo. “Marca o nascimento de uma nova linguagem pictórica”.

Que impacto teve o Cubismo na sociedade?

O impacto do Cubismo foi de grande alcance e abrangência. Noutros países o Futurismo, Suprematismo, Dada, Construtivismo, De Stijl e Art Deco desenvolveram-se em resposta ao Cubismo.