Qual é a teoria de Michael White?




White e o seu colega e amigo, David Epston, desenvolveram uma terapia narrativa baseada na visão de que as pessoas estão separadas dos seus problemas. A terapia narrativa sustenta que as pessoas são competentes e capazes de melhorar as suas vidas e que a terapia é um esforço de colaboração entre o terapeuta e o cliente.

Como é que Michael White chegou a ser?

Tinha 59 anos de idade. A causa foi um ataque cardíaco, disse uma porta-voz do Centro Dulwich, um serviço de aconselhamento em Adelaide, Austrália, onde o Sr. White nasceu.





Quem criou a terapia narrativa?

Desenvolvida pela primeira vez por David Epston e Michael Whiteth, esta teoria terapêutica baseia-se na ideia de que as pessoas têm muitas narrativas interactivas que contribuem para formar o seu sentido de quem são, e que os problemas que trazem à terapia não são restritos (ou localizados) dentro dos próprios clientes, mas sim …

Quais são os conceitos-chave da terapia narrativa?

Os princípios da terapia narrativa ajudam os profissionais (1) a capturar e manter as ideias que informam a narrativa, mantendo os princípios visíveis no decurso de uma conversa terapêutica (2) a formular possíveis perguntas dentro de uma conversa em vez de lhes dizer perguntas específicas a fazer, e (3) a utilizar a metáfora narrativa numa…



O que é a Terapia Narrativa de Michael White?



A terapia narrativa é uma abordagem colaborativa e não patologizante ao aconselhamento e ao trabalho comunitário que centraliza as pessoas como os peritos das suas próprias vidas.

Para que serve a terapia narrativa?

A terapia narrativa permite às pessoas não só encontrar a sua voz, mas também usar a sua voz para o bem, ajudando-as a tornarem-se especialistas nas suas próprias vidas e a viver de uma forma que reflicta os seus objectivos e valores. Pode ser benéfica para indivíduos, casais e famílias.

De onde vem a terapia narrativa?

A terapia narrativa foi desenvolvida durante as décadas de 1970 e 1980, em grande parte pelo assistente social australiano Michael White e David Epston da Nova Zelândia, e foi influenciada por diferentes filósofos, psicólogos e sociólogos como Michel Foucault, Jerome Bruner, Lev Semyonovich Vygotsky, etc.



A terapia narrativa é um psicoterapeuta?

A terapia narrativa (NT) é uma abordagem à psicoterapia baseada em pontos fortes que utiliza a colaboração entre cliente ou família e terapeuta para ajudar os clientes a verem-se a si próprios como habilitados e capazes de viver da forma que desejam.