Qual foi o significado da Constituição de 1791?



A Constituição de 1791 foi a primeira tentativa do governo revolucionário de elaborar um documento constitucional escrito. Motivada pelas ideias do Iluminismo e da Revolução Americana, destinava-se a definir os limites do poder no novo governo. No entanto, na altura da sua adopção, a situação em França tinha mudado significativamente e a Constituição de 1791 já não era adequada ao objectivo.

O seu desejo de uma constituição foi um produto dos Iluministas e da Revolução Americana. Os deputados do Terceiro Estado acreditavam que qualquer reforma do Antigo Regime deve ser delineada e garantida por um quadro escrito. Uma constituição definiria a autoridade, a estrutura e os poderes do novo governo. Isto evitaria ou limitaria os abusos e injustiças da velha ordem.

A Assembleia Nacional iniciou a elaboração quase imediata de uma constituição nacional. O processo foi longo e difícil, dificultado pelas diferenças de opinião, pelo radicalismo crescente e pelos acontecimentos de 1789-91.





As suas deliberações acabaram por produzir a Constituição de 1791, que foi ratificada em Setembro desse ano. Este documento estabeleceu uma monarquia constitucional e incorporou várias ideias políticas do Século das Luzes. O destino da Constituição de 1791, contudo, baseava-se na atitude e acções do Rei Luís XVI.

O acto igualizou certos direitos políticos entre a nobreza e os camponeses e proclamou a tutela do Estado sobre os camponeses, aliviando assim a opressão da servidão. A Constituição proibia o funcionamento de certas instituições parlamentares que prejudicavam o trabalho dos legisladores.

Qual foi o significado da Constituição de 1791 quizlet?

A Constituição de 1791 estabeleceu uma monarquia limitada em vez de uma monarquia absoluta. Reflectiu ideias esclarecedoras, assegurando a igualdade para o homem e acabando com a interferência da igreja no governo.

O que fez a Constituição de 1791, e como reflectiu as ideias do Iluminismo? A Constituição de 1791 estabeleceu uma monarquia limitada em vez de uma monarquia absoluta. Reflectia ideias iluministas, assegurando a igualdade para o homem e pondo fim à interferência da igreja no governo.



Qual foi o significado da Constituição de 1791?



Em 15 de Dezembro de 1791, os novos Estados Unidos da América ratificaram a Carta dos Direitos, as primeiras dez emendas à Constituição dos EUA, confirmando os direitos fundamentais dos seus cidadãos. A Primeira Emenda garante a liberdade de religião, de expressão e de imprensa, bem como os direitos de reunião pacífica e de petição.

O sistema feudal foi abolido e limitou os poderes do rei. O rei passou a estar sob a supervisão do governo, e a França tornou-se uma monarquia constitucional. Os nobres e o clero foram despojados – dos seus privilégios

O que aconteceu com a Constituição francesa de 1791?

A 1 de Outubro de 1791, a Assembleia Legislativa francesa reuniu-se em Paris, dando início ao regime constitucional que os revolucionários em 1789 se tinham comprometido a estabelecer. No espaço de um ano, porém, a monarquia tinha sido derrubada, e a Constituição de 1791 tinha entrado em colapso.

O poder legislativo será investido na Assembleia Nacional, composta por representantes livremente eleitos pelo povo por um período fixo, e será exercido pela referida Assembleia com a aprovação do Rei, da forma a seguir prescrita. 4. A forma de governo é monárquica.



O que é que a Constituição francesa de 1791 estabeleceu?

Conservou a monarquia, mas a soberania residiu efectivamente na Assembleia Legislativa, que foi eleita por um sistema de votação indirecta. Limitou o poder do rei através da formação do poder judiciário, legislativo e executivo. Tornando o monarca apenas um título e tendo agora autoridade em França. O rei ficou sob a supervisão do governo, fazendo da França uma monarquia constitucional.

Após longas negociações, a constituição foi aceite com relutância pelo Rei Luís XVI em Setembro de 1791. Redefinindo a organização do governo francês, a cidadania e os limites dos poderes de governo, a Assembleia Nacional propôs-se a representar os interesses da vontade geral. Aboliu muitas “instituições que eram prejudiciais à liberdade e à igualdade de direitos”.

A Assembleia Nacional afirmou a sua presença legal no governo francês, estabelecendo a sua permanência na Constituição e formando um sistema para eleições recorrentes. A crença da Assembleia numa nação soberana e numa representação igualitária pode ser vista na separação constitucional de poderes.

A Assembleia Nacional era o órgão legislativo, o rei e os ministros reais constituíam o poder executivo e o poder judicial era independente dos outros dois ramos. A nível local, as anteriores divisões geográficas feudais foram formalmente abolidas, e o território do Estado francês foi dividido em várias unidades administrativas, departamentos (Departamentos), mas com o princípio do centralismo.



A Assembleia, na sua qualidade de membros da Constituição, receava que, se apenas os representantes governassem a França, esta fosse provavelmente governada pelo interesse próprio dos representantes; por conseguinte, foi permitido ao rei um veto suspensivo para equilibrar os interesses do povo. Da mesma forma, a democracia representativa enfraqueceu a autoridade executiva do rei.

A constituição não era igualitária pelos padrões actuais. Fazia a distinção entre os cidadãos activos e os cidadãos passivos mais pobres. As mulheres não tinham direitos a liberdades como a educação, a liberdade de falar, escrever, imprimir e adorar.

Que mudanças trouxe a Constituição de 1791 ao governo francês?

Concluíram a sua tarefa em 1791. A nova constituição criada por estes revolucionários moderados declarou a França como sendo uma monarquia constitucional. Dentro deste novo governo, todos os poderes legislativos foram para uma única Assembleia Legislativa, a única que tinha o poder de declarar guerra e aumentar impostos.

Qual era o significado da Constituição de 1795?

A Constituição de 1795 estabeleceu uma república liberal com uma franquia baseada no pagamento de impostos, semelhante à da Constituição de 1791; uma legislatura bicameral para abrandar o processo legislativo; e um Directório de cinco homens.

Como é que a Constituição de 1791 mudou o quizlet da monarquia francesa?

as disposições da constituição de 1791, onde estabeleceram uma monarquia limitada no lugar da sua monarquia absoluta. fizeram uma assembleia legislativa que podia fazer leis, e cobrar impostos. colocaram a igreja católica francesa sob controlo estatal.



Como é que a Constituição de 1791 reflectiu os objectivos do Iluminismo?

A Constituição de 1791 estabeleceu uma monarquia limitada em vez de uma monarquia absoluta. Reflectiu ideias esclarecedoras, assegurando a igualdade para o homem e acabando com a interferência da igreja no governo.

Quais eram as principais características da Constituição de 1791?

As principais características da constituição francesa de 1791 são:

  • O sistema feudal foi abolido e limitou os poderes do rei.
  • O rei ficou sob a supervisão do governo e a França tornou-se uma monarquia constitucional.
  • Os nobres e o clero foram destituídos – de seus privilégios.

O que foi significativo na elaboração da primeira constituição da França?

22.4. 1: A Constituição de 1791. A Constituição de 1791, a primeira constituição escrita da França, transformou o país numa monarquia constitucional após o colapso da monarquia absoluta do Antigo Regime.