Quem é a reabsorção selectiva?


O que é a reabsorção selectiva? A reabsorção selectiva é o processo pelo qual certas moléculas (por exemplo, iões, glucose e aminoácidos), depois de filtradas dos capilares juntamente com os produtos de resíduos de azoto (isto é, ureia) e água no glomérulo, são reabsorvidas do filtrado à medida que passam através do nefrónio.

O que é a absorção selectiva em biologia?

Absorção selectiva: a absorção por uma substância de apenas certos comprimentos de onda de radiação, com exclusão ou transmissão coincidente de outros Absorção selectiva de verde.

Porque é que se chama reabsorção selectiva?

Reabsorção selectiva: o filtrado glomerular que entra no túbulo renal contém muitas substâncias úteis. Portanto, à medida que o filtrado passa através do túbulo, a água e outras substâncias necessárias ao organismo são reabsorvidas. … Todo este processo é chamado de reabsorção selectiva.

Qual é a resposta curta à reabsorção selectiva?

A reabsorção selectiva é o processo pelo qual certas moléculas (por exemplo, iões, glucose e aminoácidos), após serem filtradas para fora dos capilares juntamente com produtos de resíduos de azoto (por exemplo, ureia) e água no glomérulo, são reabsorvidas do filtrado à medida que passam através do nefrónio.

O que acontece no PCT?

Em PCT, grandes volumes de soluto são transportados para a corrente sanguínea. Isto significa que à medida que nos deslocamos ao longo do túbulo, a concentração de soluto no túbulo diminui enquanto a concentração de soluto no interstício aumenta.

Qual é o processo de reabsorção?

A reabsorção é o movimento de água e soluto do túbulo de volta para o plasma. A reabsorção de água e de solutos específicos ocorre em graus variáveis ao longo do túbulo renal.

A reabsorção selectiva é um transporte activo?

A glucose, aminoácidos e sais podem ser reabsorvidos contra um gradiente de concentração e o seu transporte através do nefrónio para os capilares requer energia (ver transporte activo).

O que é a reabsorção selectiva da classe 10?

A reabsorção selectiva é um processo nos nefrónios dos rins onde o material essencial na urina recolhida na cápsula do Bowman é absorvido nos túbulos, após o que a urina finalmente passa para a conduta de recolha.


O revestimento do túbulo convoluto proximal é composto por uma única camada de células epiteliais, que são adaptadas para realizar a reabsorção de várias formas: microvilli. Proteínas cotransportadoras. Um elevado número de mitocôndrias.



O que é a reabsorção selectiva de Byjus?

Reabsorção selectiva: o glomérulo filtra a água e os pequenos solutos da corrente sanguínea. O filtrado resultante contém resíduos, mas também outras substâncias que o corpo necessita: iões essenciais, glucose, aminoácidos e proteínas mais pequenas.

O que é a ultrafiltração de classe 11?

Ultrafiltração: É um processo impulsionado pela pressão. – Neste processo, a alta pressão hidrostática força pequenas moléculas como água, glucose, aminoácidos, NaCl e ureia num fluido tubular através do filtro através da membrana do porão da cápsula de Bowman. Este processo é chamado Ultrafiltração.

O que é a reabsorção selectiva e a secreção tubular?

Reabsorção selectiva/Reabsorção tubular: O filtrado formado por dia é de 180 litros/dia. No entanto, a urina libertada é de cerca de 1,5 litros/dia. … Secreção tubular: O fenómeno de secreção de resíduos metabólicos pelas células tubulares para o filtrado é conhecido como secreção tubular.

Como é reabsorvida selectivamente a glicose?

O sangue é transportado para o rim através da artéria renal. O sangue é filtrado a alta pressão e o rim reabsorve selectivamente qualquer material útil, como glucose, iões salinos e água. Uma vez purificado, o sangue regressa ao sistema circulatório através da veia renal.




As vitaminas são reabsorvidas no túbulo proximal?

As proteínas transportadoras de vitaminas, tais como a proteína de ligação ao retinol, a proteína de ligação à vitamina D e a transcobalamina II, são filtradas nos glomérulos renais e subsequentemente reabsorvidas nos túbulos proximais através da endocitose do fluido tubular.

Como é formada a urina?

Cada nefrónio consiste numa bola constituída por pequenos capilares de sangue, chamados glomérulos, e um pequeno tubo chamado túbulo renal. A ureia, juntamente com a água e outras substâncias residuais, forma urina ao passar pelos nefrónios e pelos túbulos renais do rim. Dois ureteres.

A urina é formada no fígado?

A urina é principalmente água e contém sais minerais e aproximadamente 2% de ureia, que é produzida no fígado para remover o amoníaco, que é uma substância muito tóxica. A ureia tem uma toxicidade muito baixa, embora um nível elevado e contínuo de ureia no sangue (uma condição chamada hiperuremia) possa causar doenças.

Como é formada a urina de classe 11?

A urina é formada em três etapas principais: filtração, reabsorção e secreção glomerular. É composta por 95% de água e 5% de resíduos como sódio, potássio e iões de cálcio, e resíduos azotados como a creatinina, ureia e amoníaco. A osmoregulação é o processo de manutenção da homeostase do organismo.

O que é a ultrafiltração e a reabsorção selectiva?

Na reabsorção selectiva, as substâncias ou moléculas selectivas essenciais e benéficas para o corpo que restaram durante a ultrafiltração são absorvidas de volta aos vasos sanguíneos pelo túbulo convoluto proximal, enquanto a ultrafiltração é um processo de filtração de pequenas moléculas do vaso sanguíneo ….



O que é a cápsula Bowman da BYJU?

A cápsula do Bowman encontra-se na região do córtex do rim. Assim, os nefrónios começam no córtex e os túbulos renais estendem-se até à medula dos rins. O laço de Henle é um túbulo em forma de U e é uma parte do nefrónio que ajuda a absorver a água e o cloreto de sódio da urina.