Será que as galáxias mudam de forma?



Novas descobertas estão a revelar como as galáxias individuais em aglomerados de galáxias evoluem ao longo do tempo, passando de quimicamente simples para complexas e de espirais para discos lisos. As galáxias formam-se normalmente em grupos de algumas dezenas.

As galáxias mantêm-se do mesmo tamanho?

No nosso Universo, no entanto, as galáxias permanecem do mesmo tamanho; é apenas o espaço entre galáxias que aumenta à medida que o Universo se expande.

As galáxias mudam a sua forma e tamanho ao longo do tempo?

Sim, definitivamente. As galáxias crescem através da acumulação uniforme de matéria (tanto escura como bariónica) e através de fusões com outras galáxias.

Será que as próprias galáxias mudam de tamanho?





O espaço está a expandir-se devido ao Big Bang e à aceleração da energia negra. Mas objectos incrustados no espaço, tais como planetas, estrelas e galáxias, permanecem exactamente do mesmo tamanho.

Ainda estão a formar-se planetas?

Pensa-se que os planetas se formam num disco de pó e gás, também conhecido como disco protoplanetário, em torno de uma estrela hospedeira. Os modelos teóricos sugerem que os planetas devem começar a tomar forma enquanto a estrela hospedeira ainda está a crescer, mas até agora, apenas vimos provas activas da formação de planetas …

As galáxias podem mudar com o tempo?

Novas descobertas estão a revelar como as galáxias individuais em aglomerados de galáxias evoluem ao longo do tempo, passando de quimicamente simples para complexas e de espirais para discos lisos. As galáxias formam-se normalmente em grupos de algumas dezenas.

Porque é que as galáxias têm formas diferentes?

As galáxias irregulares não têm forma ou estrutura identificável. Têm frequentemente uma aparência caótica, sem protuberâncias e sem vestígios de braços em espiral. As diferentes formas e orientações das galáxias são o resultado da sua história, que pode ter incluído interacções com outras galáxias.



As galáxias ainda estão a ser criadas?



O processo de formação da galáxia não parou. O nosso universo ainda está a evoluir. As pequenas galáxias são frequentemente engolidas por galáxias maiores. A Via Láctea pode conter os restos de várias galáxias mais pequenas que engoliu durante a sua longa vida útil.

Porque é que as galáxias variam?

Todas as galáxias começaram com uma forma elíptica, que resulta principalmente da força centrífuga da nuvem de gás que gira. Como uma massa de pizza a ser rodada no ar, a nuvem de gás achata em forma de disco fino. Apenas o pequeno centro da galáxia mantém uma forma esférica devido à sua velocidade de rotação lenta e densidade.
Para mais perguntas, ver infracção de zona neutra vs. impedimento?

Porque é que as galáxias adquirem uma forma plana em vez de uma esfera?

As galáxias são planas. por causa da sua rotação. Todas as estrelas, planetas e outros objectos numa galáxia giram em torno do núcleo dessa galáxia, e a conservação do momento angular permite que estes objectos se estendam para fora, mas não em qualquer outra direcção, pelo que são planos.

As galáxias estão em movimento ou o espaço está a expandir-se?

As galáxias não se estão realmente a afastar umas das outras através do espaço. Em vez disso, o que está a acontecer é que o espaço entre eles está a expandir-se (tal como o elástico se expandiu, afastando os pontos fixos um do outro).



As galáxias tornam-se maiores à medida que o universo se expande?

Há matéria suficiente numa galáxia para que a matéria dentro da galáxia não seja afectada pela expansão do universo. Pode-se pensar nisto como a gravidade da galáxia que a mantém unida, mas na realidade é mais fundamental do que isso.

O espaço está a expandir-se mais depressa do que a luz?

O espaço não se expande a uma velocidade. Portanto, nada pode mover-se mais rapidamente do que a luz através do espaço, mas e quanto às formas como o próprio espaço muda? Já deve ter ouvido dizer que vivemos num Universo em expansão e que medimos a velocidade a que a estrutura do espaço se expande: a constante Hubble.

O universo está a esticar-se ou a expandir-se?

O nosso universo em expansão
Os cientistas pensavam uma vez que o universo era estático, não se expandindo nem contraindo. Descobertas recentes mostram que está em expansão – e que esta expansão está a aumentar.

A que velocidade está o espaço a expandir-se?

Actualmente, temos muitas formas diferentes de medir a expansão do Universo, e todas elas dão resultados que se enquadram num alcance relativamente estreito: entre 67 e 74 km/s/Mpc.



O que aconteceria se duas galáxias colidissem?

O que acontece quando as galáxias colidem? A fusão de galáxias afecta radicalmente a sua forma. Por exemplo, duas galáxias em espiral podem fundir-se e formar uma galáxia elíptica. Por vezes, até mais de duas galáxias podem colidir.

A formação de estrelas está a abrandar?

Estudos anteriores mostraram que tem havido um declínio constante na taxa de formação de estrelas depois de ter atingido o seu pico há cerca de 8 mil milhões de anos. O novo estudo menciona que “observações muito profundas de campos seleccionados no céu revolucionaram a compreensão da formação da galáxia”.

O que acontece quando duas galáxias se aproximam?

Quando as galáxias colidem, provoca a acumulação e compressão de grandes nuvens de hidrogénio, o que pode desencadear uma série de colapsos gravitacionais. A colisão de uma galáxia também provoca o envelhecimento prematuro de uma galáxia, uma vez que grande parte do seu gás é convertido em estrelas.

Quantos anos tem a Terra?

4,543 mil milhões de anos

Pode uma estrela tornar-se um planeta?

Sim, uma estrela pode tornar-se um planeta, mas esta transformação só acontece para um tipo muito particular de estrela conhecida como anã castanha. Alguns cientistas não consideram as anãs castanhas como verdadeiras estrelas porque não têm massa suficiente para iniciar a fusão nuclear do hidrogénio comum.



Como foi criada a Terra?

Formação. Quando o sistema solar se instalou no seu arranjo actual há cerca de 4,5 mil milhões de anos, a Terra formou-se como a gravidade puxando gás e poeira para se tornar o terceiro planeta a partir do Sol. Tal como os seus semelhantes planetas terrestres, a Terra tem um núcleo central, um manto rochoso e uma crosta sólida.

Será que as galáxias têm a mesma forma?

A resposta simples é não! As galáxias não têm todas o mesmo aspecto. Descobrimos que vêm em duas formas principais: espiral e elíptica. Uma terceira categoria, irregular, abrange as galáxias que não se encaixam perfeitamente na classificação em espiral ou elíptica.

As galáxias têm todas a forma de disco?

Assim, as galáxias formam discos porque o gás que forma as estrelas cai em forma de disco. No entanto, nem todas as galáxias são discos. Quando galáxias em forma de disco colidem, isto pode perturbar as órbitas das estrelas, e obtém-se uma galáxia em forma de “bolha”, estas são chamadas galáxias elípticas e são muito comuns.



Qual é a forma de cada galáxia?

As galáxias são classificadas de acordo com a sua forma aparente. Estas formas são geralmente divididas em elípticas, em espiral, ou irregulares. A forma de uma galáxia dá uma pista sobre a idade e os tipos de estrelas dentro da galáxia.

O que mantém uma galáxia unida?

O que mantém as galáxias unidas? A gravidade. Todas as estrelas de uma galáxia são atraídas umas pelas outras. Esta atracção é fraca porque as estrelas estão tão afastadas, mas é suficiente para manter as galáxias unidas.
Para mais questões, ver É a partenogénese observada nas abelhas?

Porque é que as galáxias não são redondas?

As galáxias não acabam numa forma esférica como os planetas porque a distância entre o centro e os braços mantém os objectos num certo equilíbrio onde as estrelas orbitam ou rodam em torno do buraco negro, mas não vão até ao núcleo.

As galáxias são esféricas ou planas?

Pergunta: Porque é que as estrelas e os planetas parecem esféricos quando as galáxias são planas? Resposta: As galáxias não são completamente planas… No centro de cada galáxia há um buraco negro, que é matéria muito densa que puxa tudo na sua direcção. Esse buraco negro move-se através do espaço e gira muito depressa.

O que acontece se o universo não se expandir?

Se o Universo não estivesse em expansão, seria capaz de calcular o tamanho de qualquer coisa – átomos, a Terra, a galáxia, um grupo/cluster de galáxias, etc. – simplesmente por compreender as forças físicas em jogo e a dinâmica das partículas/objectos envolvidos.



Porque é que o sistema solar não está a expandir-se?

Os sistemas solares não se expandem apesar de existirem num universo em expansão devido à força de ligação da gravidade. De facto, mesmo as galáxias têm gravidade suficiente para resistir à expansão.

Poderíamos ver uma galáxia que está a 20 mil milhões de anos-luz de distância?

Poderíamos ver uma galáxia que está a 20 mil milhões de anos-luz de distância? (Vamos supor que estamos a referir-nos a um “tempo retrospectivo” de 20 mil milhões de anos). Não, porque estaria para além dos limites do nosso universo observável.

As galáxias esféricas rodam?

Na maioria dos casos, as galáxias em espiral rodam com os seus braços seguindo a direcção de rotação…. Isto é o que esperamos dos nossos modelos. Mas tem havido algumas observações recentes que sugerem que nem todas as galáxias rodam com os braços para trás.

Está tudo no universo a cair?

Todos os objectos do universo estão constantemente a cair… Cai-se no chão cada vez que se salta. Você e a terra estão constantemente a cair à volta do sol. Você, a terra e o sol estão constantemente a cair em torno do centro da galáxia.

Qual é a gravidade de um buraco negro?



O buraco negro teria a mesma gravidade que o sol. A Terra e os outros planetas orbitariam o buraco negro, tal como agora orbitam o Sol. O sol nunca se tornará um buraco negro.

Existe um multiverso?

Tal como está, o multiverso existe fora do nosso actual entendimento científico da realidade. A física teórica sugere que um multiverso é um agrupamento hipotético de universos múltiplos.

A Via Láctea está a expandir-se?

Resposta: As galáxias da Andrómeda e da Via Láctea estão a mover-se uma para a outra devido à atracção gravitacional mútua… Esta força gravitacional mútua é mais forte do que a força que provoca a expansão do Universo nas distâncias relativamente curtas entre Andrómeda e a Via Láctea.

A nossa galáxia está em movimento?

A Via Láctea move-se através da imensidão do espaço intergaláctico. A nossa galáxia pertence a um aglomerado de galáxias próximas, o Grupo Local, e juntos estamos a aproximar-nos do centro do nosso aglomerado a uma velocidade de 25 milhas por segundo.

Como pode o universo ser infinito e em expansão?



É também possível que o nosso universo seja infinito. Em ambos os exemplos, grupos de galáxias enchem completamente o universo e estão a separar-se em todos os pontos causando a expansão do universo (ver pergunta 2).

A luz é mais rápida que a escuridão?

A escuridão viaja à velocidade da luz. Mais precisamente, a escuridão não existe por si só como uma entidade física única, mas é simplesmente a ausência de luz.

O que é que está no limite do universo?

Tanto quanto podemos dizer, não há vantagem no universo. O espaço estende-se infinitamente em todas as direcções. Além disso, as galáxias preenchem todo o espaço em todo o universo infinito.

Haverá algo mais rápido do que a luz?

A famosa teoria especial da relatividade de Albert Einstein dita que nenhum objecto conhecido pode viajar mais depressa do que a velocidade da luz num vácuo, que é de 299.792 km/s. Este limite de velocidade torna improvável que os humanos possam enviar naves espaciais para explorar para além da nossa área local da Via Láctea.

As galáxias podem mover-se mais depressa do que a luz?

expansão universal
A expansão do universo faz com que galáxias distantes se afastem de nós mais rapidamente do que a velocidade da luz se a distância e o tempo cosmológico apropriados forem utilizados para calcular as velocidades destas galáxias.

Porque não podemos exceder a velocidade da luz?

De acordo com as leis da física, à medida que nos aproximamos da velocidade da luz, temos de fornecer cada vez mais energia para que um objecto se mova. Para atingir a velocidade da luz, seria necessária uma quantidade infinita de energia e isso é impossível!
Para mais perguntas, ver Que palavra começa com o quê?

O que é o redshift na espectroscopia?

Redshift” é um conceito chave para os astrónomos. O termo pode ser entendido literalmente: o comprimento de onda da luz é esticado, de modo que a luz é ‘deslocada’ para a parte vermelha do espectro. Algo semelhante acontece com as ondas sonoras quando uma fonte sonora se move em relação a um observador.

Poderá a terra sobreviver à colisão de Andrómeda?

Excluindo a engenharia planetária, quando as duas galáxias colidirem, a superfície da Terra já se terá tornado demasiado quente para que exista água líquida, exterminando toda a vida terrestre; o que está actualmente estimado em cerca de 3,75 mil milhões de anos, devido ao aumento gradual da luminosidade do Sol (terá…

Os seres humanos sobreviverão à colisão de Andrómeda?

Felizmente, os peritos acreditam que a Terra irá sobreviver, mas não será completamente afectada. A colisão desenrolar-se-á mesmo à nossa frente, mudando o céu nocturno para se parecer com nada que qualquer ser humano alguma vez tenha visto antes.

Porque é que as estrelas não colidem quando as galáxias colidem?

A ideia de duas galáxias colidirem numa conflagração épica e calamitosa é mais ficção científica do que ciência. Há tanto espaço entre as estrelas que é pouco provável que duas estrelas alguma vez se toquem – mesmo quando galáxias como a Via Láctea e Andrómeda, com as suas centenas de biliões de estrelas cada uma, se encontram.

Estão ainda a formar-se novas galáxias?

O processo de formação da galáxia não parou. O nosso universo ainda está a evoluir. As pequenas galáxias são frequentemente engolidas por galáxias maiores. A Via Láctea pode conter os restos de várias galáxias mais pequenas que engoliu durante a sua longa vida útil.

Será que as estrelas duram para sempre?

Não. As estrelas nascem, vivem e morrem. Este processo é chamado o “ciclo de vida de uma estrela”. Na maioria das vezes que uma estrela brilha, encontra-se numa fase do seu ciclo de vida chamada sequência principal.

Como é que as estrelas têm tanto combustível?

A fonte de energia de todas as estrelas é a fusão nuclear. As estrelas são compostas principalmente de hidrogénio e hélio, que estão tão densamente embaladas numa estrela que a pressão no centro da estrela é suficientemente grande para iniciar reacções de fusão nuclear. Numa reacção de fusão nuclear, os núcleos de dois átomos combinam-se para criar um novo átomo.

Pode uma galáxia entrar em colapso em si mesma?

Mas novas estrelas também aparecerão e brilharão, e manterão a galáxia viva e cheia de estrelas num futuro distante. Mas mesmo a nossa própria Via Láctea deixará de existir: primeiro como a conhecemos, e depois completamente. Quando passar tempo suficiente, não haverá estrelas, restos estelares ou mesmo buracos negros.

A Via Láctea está actualmente a comer outras galáxias mais pequenas?

A Via Láctea colidiu com muitas galáxias durante os 13,8 mil milhões de anos de vida do Universo e está actualmente em vias de engolir a Galáxia Esferoidal Anã de Sagitário e as Grandes e Pequenas Nuvens de Magalhães.

Será que a Via Láctea alguma vez colidiu com outra galáxia?

A fusão da Via Láctea com a Andrómeda já começou
E embora as duas galáxias ainda estejam separadas por 2,5 milhões de anos-luz, a eventual fusão das nossas duas galáxias já começou, de facto,. Ver maior.

Pode um planeta ter 2 sóis?

A maioria das estrelas como o nosso sol não são únicas, mas vêm em pares que se orbitam umas às outras. Os cientistas tinham encontrado planetas nestes sistemas binários, os chamados planetas circunbinários com dois sóis como Tatooine no universo “Guerra das Estrelas”.

O sol pode arder?

Mas dentro de cerca de 5 mil milhões de anos, o sol ficará sem hidrogénio. A nossa estrela encontra-se actualmente na fase mais estável do seu ciclo de vida e tem estado desde a formação do nosso sistema solar há cerca de 4,5 mil milhões de anos. Uma vez todo o hidrogénio esgotado, o sol sairá desta fase estável.

Pode uma estrela explodir?

Uma supernova é o que acontece quando uma estrela chega ao fim da sua vida e explode numa brilhante explosão de luz… As supernovas podem brevemente eclipsar galáxias inteiras e irradiar mais energia do que o nosso sol emitirá durante a sua vida útil. Eles são também a principal fonte de elementos pesados no universo.