Será que Santeria e Palo mayombe são a mesma coisa?

Há uma distinção principal: Santeria vem do povo Yoruba da Nigéria e o palo mayombe do Congo. Uma vez que os escravos congoleses foram trazidos para as Caraíbas muito antes dos iorubás, é mais difícil traçar a sua música e cultura directamente para África.

De onde vem o Palo Mayombe?

Palo Mayombe é uma religião derivada do Kongo da diáspora Bakongo. Esta religião foi transportada para as Caraíbas durante o comércio de escravos espanhol e germinou principalmente em Cuba e em algumas partes de Porto Rico nos anos 1500. Como os escravos foram expulsos dos seus países de origem, as suas crenças foram com eles.

O que é um espírito do Congo?

Nkisi ou Nkishi (plural varia: minkisi, zinkisi ou nkisi) são bebidas espirituosas ou um objecto habitado por uma bebida espirituosa. Muitas vezes aplicados a uma variedade de objectos utilizados em toda a bacia do Congo na África Central, especialmente no Território de Cabinda, que se acredita conterem poderes espirituais ou espíritos.

Qual é o nome da divindade central dentro de Palo Monte?

Palo ensina a existência de uma divindade criadora, Nsambi ou Sambia, que não se envolve em assuntos humanos. O centro de Palo é o nganga ou prenda-um caldeirão de ferro no qual são colocados ossos humanos, paus e outros elementos.

O que é a religião africana Ifa?

Ifa é um sistema de fé e adivinhação com as suas raízes na tradição Olori da pátria ancestral da família, Yorubaland. A região abrange agora as nações do Benin, Togo e Gana e partes da Nigéria. Como algumas outras religiões, Ifa inclui a magia, o uso de medicamentos tradicionais e a veneração dos mortos.

O que é a religião Palo Santo?

Os paus de Palo Santo são queimados como um instrumento sagrado em cerimónias espirituais como o sahumerio, que tem vários propósitos, mas é comummente dito para limpar a energia negativa. Estas práticas têm as suas raízes nas culturas indígenas, mas o Palo Santo é utilizado em cerimónias religiosas na América Latina, também.

Como é que o cristianismo chegou ao Congo?

O cristianismo. O cristianismo foi trazido da Europa para a República Democrática do Congo, principalmente da Bélgica. O escritor Jens Bjørneboe escreveu em “Frihetens Øyeblikk” (Momentos de liberdade) que “Os belgas trabalharam arduamente com actividades missionárias entre os negros. Após alguns anos, a população do Congo foi reduzida de mais de 30 milhões para apenas 8 milhões.



Quantos Orishas existem?

A tradição iorubá diz frequentemente que existem 400 + 1 orisha, o que está associado a um número sagrado. Outras fontes sugerem que o número é “tantos quantos se possa pensar, mais um, um número inumerável”. Diferentes tradições orais referem-se a 400, 700 ou 1440 orisha.

O que são figuras de poder africanas?

As figuras do poder da África Central estão entre os exemplos mais conhecidos da escultura africana. … As figuras de poder foram criadas em colaboração por escultores e especialistas em rituais, que as activaram através de cânticos, orações e preparação de substâncias destinadas a curar doenças físicas, sociais ou espirituais.

Porque é que alguns Minkisi estão cobertos com pregos e lâminas metálicas?

Insets. As figuras Nkisi nkondi são altamente reconhecíveis através de uma acumulação de pinos, lâminas, pregos ou outros objectos afiados inseridos na sua superfície. … Antes da inserção, as partes ou clientes adversários lambem frequentemente as lâminas ou pregos para selar a função ou finalidade do nkisi através da sua saliva.

O que é que significa Nkisi Nkondi?

Um nkisi nkondi encarna o poder defensivo e foi utilizado para proteger uma comunidade. Para completar esta escultura, um especialista em rituais colocou ingredientes potentes associados a poderes sobrenaturais na cavidade esculpida no abdómen da figura. Pregos e lâminas activavam o espírito que agora podia ser acedido através da figura.



O que acontece quando alguém toca nos seus elekes?

Os elekes não podem ser tocados por ninguém excepto pelos padres, e se forem tocados, a pessoa que os toca deve limpá-los. Todos os grânulos têm significados diferentes e representam diferentes divindades do Ifa. … “Eu olho para as minhas contas como espíritos. Se algo de mau me vai acontecer, elas começam a fazer muita comichão.

Consegue sair do IFA?

Pode optar por não participar em qualquer altura, enviando um e-mail [protegido por e-mail] ou entrando no Meu IFA e acedendo às suas Preferências.

O que significa a bracelete verde e amarela em Santeria?

Deve ser a primeira cerimónia que alguém recebe na religião de Santaria. No final, pode usar a bracelete verde e amarela, o que significa que sabe quem é o seu Orisha e que tomou a cerimónia. A única maneira de conhecer realmente o seu verdadeiro Orisha e assinar é levar a cerimónia.

A apropriação cultural está a esborratar?

Quando a cultura dominante na sociedade toma aspectos de outra cultura que está a sofrer opressão, isso é melhor entendido como apropriação cultural. Salva branca e outros produtos de embaçamento (erva doce queimada, palo santo, etc.).

Porque não deveria usar salva branca?

Para Hopkins, a apropriação da salva branca é piorada porque a planta não é muitas vezes colhida correctamente. “Ao utilizar plantas medicinais, é importante que a planta seja utilizada de forma sustentável. … Se alguém está a colher a salva branca e não sabe como deixar a raiz, está a impedir o crescimento de mais plantas.



Porque devemos deixar de usar o Palo Santo?

Devido à procura, os oportunistas estão a cortar prematuramente estas árvores sagradas para rapidamente transformarem a madeira em paus para vender. Isto não só é devastador para as florestas, como torna os paus sem propósito, uma vez que a resina sagrada não teve tempo de se formar.

Porque é que o rei do Kongo se converteu ao cristianismo?

A conversão ao cristianismo solidificou estas importantes relações comerciais. A nobreza congolesa rapidamente adoptou o cristianismo por várias razões. A primeira é que a natureza do governo centralizado e da sociedade hierarquicamente estruturada facilitou a difusão da informação.

Quem foi o primeiro africano a converter-se ao cristianismo?

No século IV d.C., o rei etíope Ezana fez do cristianismo a religião oficial do reino.



Qual era a religião de África antes do cristianismo?

O politeísmo era generalizado na maior parte da África antiga e noutras regiões do mundo antes da introdução do islamismo, cristianismo e judaísmo. Uma excepção foi a religião monoteísta de curta duração criada pelo faraó Akhenaton, que tornou obrigatória a oração ao seu deus pessoal Aten (ver Atenismo).

O que é Ashe em iorubá?

Ase ou ashe (de Yoruba àṣẹ) é um conceito filosófico Yoruba através do qual os Yorubás da Nigéria concebem o poder de fazer as coisas acontecerem e trazer mudanças. … O reconhecimento da singularidade e autonomia de ser de pessoas e deuses é o que estrutura a sociedade e a sua relação com o outro mundo.

Quem é Chango?

Shangó, também chamada Changó, divindade principal da religião iorubá do sudoeste da Nigéria. … Como todos os deuses iorubás (orishas), Shango é simultaneamente um antepassado deificado e uma força natural, ambos associados a um culto e a um sacerdócio.

O que é Oya em iorubá?

Oya é um dos sete orishas principais da religião Yoruba, que teve origem no antigo império Oyo da antiga terra Yoruba na Nigéria actual. O nome Oya é definido pela acção “ela depenou”, “O-ya” em iorubá. O rio Níger, relâmpagos, fogo, tornados, búfalos e vento representam esta orisha fêmea.

Onde é que as lendas iorubás colocam as suas origens?

Quase todos os povoados iorubás têm as suas origens em príncipes da Ile-Ife. Como tal, Ife pode ser considerada a pátria cultural e espiritual da nação iorubá. Arqueologicamente, a povoação de Ife pode ser datada do século IV a.C., com estruturas urbanas a aparecerem no século XII d.C.



Quais são os nós na figura nkisi?

Este tipo de figura protegeria o seu proprietário de feitiços, maldições ou outras maldições. As fechaduras e nós são símbolos, bloqueando todas as rotas para o proprietário e desviando ou confundindo o inimigo.

Quem criou a figura do poder?

– Feito pelo povo do Kongo na República Democrática do Congo. – Pensava-se que as suas esculturas tinham espíritos que eram mágicos e poderosos e que eram utilizados como amuleto ou medicina curativa. – A figura foi criada como um objecto para manter o bem-estar de um povo do Kongo.

O que é distintivo na tradição da máscara de Mende?

Utilizadas em espectáculos para celebrar a conclusão do período de formação de jovens iniciados, estas máscaras são finamente esculpidas para transmitir características femininas admiradas: um penteado elaborado, uma testa larga e lisa, olhos estreitos, uma boca pequena e serena e um pescoço sensualmente anelado.

Porque é que figuras como o cônjuge espiritual exibem as marcas de beleza mais admiradas e desejáveis?

As figuras exibem as marcas de beleza mais admiradas e desejáveis. para que os cônjuges espirituais sejam encorajados a entrar e a habitar nelas. As figuras de esposas de espíritos são amplamente naturalistas, com musculatura inchada, totalmente arredondada e atenção cuidadosa aos detalhes no penteado, jóias e padrões de escarificação.

Porque é que os historiadores de arte acreditam que existem buracos nas faces das cabeças de bronze Ife?



Estas cabeças de latão diferem das de terracota porque todas elas têm buracos à volta da linha do cabelo e no pescoço, e algumas têm buracos na cara. Foi encontrada uma conta num dos buracos, e os estudiosos concluem que os buracos foram usados para colocar um véu com contas para esconder a boca (Drewal, Schildkrout 2009).

O que representam os pregos inseridos no nkisi Nkondi?

Uma cavilha pode referir-se a um assunto em “resolução”, enquanto um prego, profundamente inserido, pode representar um crime mais grave como o homicídio. Antes da inserção, as partes ou clientes adversários lambem frequentemente as lâminas ou pregos para selar a função ou finalidade do nkisi através da sua saliva.

Como é que o nkisi Nkondi representa a cultura africana?

nkisi , plural minkisi , na tradição da África Ocidental-Central, qualquer objecto ou substância material investido com energia sagrada e disponível para a protecção espiritual. Uma tradição do povo Kongo da África Centro-Oeste sustenta que o deus Funza deu ao mundo o primeiro nkisi.

Que cultura é uma figura de poder?

Figura de poder (Nkisi N’Kondi: Mangaaka) do século XIX. As figuras de poder da África Central estão entre os géneros omnipresentes identificados com a arte africana. Concebidas para abrigar forças místicas específicas, foram criações colaborativas de escultores de Kongo e especialistas em rituais.

O que é Oshún?



Oshun, também soletrado Osun, um orisha (divindade) do povo iorubá do sudoeste da Nigéria. Oshun é normalmente chamado de orisha ou deusa do rio na religião Yoruba e está geralmente associado à água, pureza, fertilidade, amor, e sensualidade.

Há quanto tempo é que o Ifa existe?

Diz-se que a filosofia e o sistema espiritual do Ifa tem cerca de 8.000 anos. Diz-se que teve origem com o povo iorubá da África Ocidental e foi mais tarde trazido para as Américas durante o comércio de escravos.

Quem são os sete orishas?

As mulheres não costumam conferir esta iniciação aos homens. Outra iniciação comum é a iniciação aos Sete Poderes Africanos (Eleguá, Obatalá, Oggún, Changó, Yemayá, Oshún e Orunmilla). Os devotos em Cuba substituem frequentemente Orunmilla por Babalu-Aye. Os Sete Poderes Africanos são consagrados num eleke.

Posso usar elekes?

Elekes devem ser usados em todas as ocasiões, excepto quando se dorme, toma banho, bebe álcool ou tem relações sexuais. Se um deles se partir, pode ser um sinal de que a Orisha bloqueou o alcance de algo prejudicial. Terá de contactar o seu padrinho para um novo Eleke e possivelmente uma leitura.

Como posso aderir sea?

Para se tornar um IFA, deve ser maior de 18 anos, ter uma identificação válida ou ter um passaporte com autorização de trabalho (se for estrangeiro) e uma conta bancária de débito. Escolha um produto IFA que se adapte às suas necessidades e que possa pagar e preencher o formulário de candidatura.

Como é que eu me torno um ifa?

Como é que se torna um IFA? Para se tornar um IFA, deve primeiro preencher um Diploma de Nível 4 para Consultores Financeiros (DipFA). Esta qualificação é composta por duas unidades, sendo a primeira baseada na ética da regulação dos serviços financeiros e a segunda centrada no aconselhamento financeiro avançado.