Atenas teve julgamentos por júri?



Os júris atenienses foram escolhidos aleatoriamente por sorteio, o que significava que os júris seriam, em teoria, compostos por uma vasta gama de membros de diferentes classes sociais. Os júris eram eleitos anualmente, tal como todos os outros cargos dentro do Estado (com excepção dos generais, conhecidos como strategoi).

Atenas teve julgamentos?

Aqui estão os parâmetros básicos: qualquer cidadão poderia iniciar um julgamento (não havia procuradores em Atenas) simplesmente registando-o junto do magistrado sob cuja jurisdição ele se encontrava; o magistrado presidiria a um julgamento que seria julgado por um júri de mais de 200 homens seleccionados aleatoriamente que ouviriam pela primeira vez…





O julgamento é por júri Atenas ou Roma?

Com origem no tribunal gelíaco grego e na assembleia do século na Roma antiga, o julgamento do júri surgiu na sua forma clássica em Inglaterra no século XI (Heinze, 1896; Lobban, 2002). A sua longa história (mais de 800 anos) é um argumento importante e positivo no seu desenvolvimento futuro.

Atenas ou Esparta tinham um sistema de júri?

Debateram e votaram as leis na Assembleia. Na sua democracia, os atenienses tinham deveres. Tiveram de obedecer às leis, servir no exército, ajudar a gerir a cidade, pagar impostos e servir em júris. Um júri era composto por 500 ou mais cidadãos.





Como foram os ensaios em Atenas?

Termos neste conjunto (10)

Como foram os ensaios em Atenas semelhantes aos ensaios nos Estados Unidos de hoje? O acusado foi considerado inocente até prova em contrário. Como é que o governo espartano era diferente do governo ateniense? Esparta tinha dois reis.



Atenas tinha júris?

O júri era composto por 500 cidadãos do sexo masculino com mais de trinta anos, escolhidos por sorteio entre voluntários. Atenas utilizou um grande número de jurados, desde 500 até 1501 em parte como protecção contra o suborno: quem poderia dar-se ao luxo de subornar 500 pessoas?

Será que os gregos inventaram o julgamento pelo júri?

O julgamento pelo júri não foi inventado pelos antigos gregos. Mas foi bem sucedido. Utilizamos hoje muitos dos seus passos no nosso sistema judicial. Hoje, nos EUA, um arguido pode optar por ter um juiz em vez de um julgamento por júri.

Em que é que as experiências em Atenas diferiram das de hoje?

Ao contrário de um julgamento moderno, em que as provas são apresentadas de uma forma altamente fragmentada e depois sintetizadas num caso coerente através da soma de advogados, os litigantes atenienses forneceram uma narrativa ininterrupta do seu caso pontuada pela leitura das provas; num tribunal ateniense, as provas não foram apresentadas…



Para mais questões, ver O que se entende por árbitro?

Que leis tinha Atenas?

Draco e Solon

Sólon escreveu muitas das leis que foram utilizadas nos tribunais atenienses. Havia quatro tipos de leis: Leis de responsabilidade civil, leis de família, leis públicas e leis processuais.

Quando foi criado o primeiro tribunal do júri em Atenas?

A primeira utilização de júris em Atenas coincidiu com a fundação da democracia ateniense em 590 a.C. Um conselho dirigia tanto o governo como o sistema judicial. Em 463 a.C., Péricles transferiu o poder dos tribunais controlados por aristocratas, tribunais que tinham protegido zelosamente os direitos de propriedade privada, para os tribunais populares.



Como era o sistema de justiça ateniense?

“No sistema de justiça criminal, as pessoas são representadas por dois grupos separados mas igualmente importantes: a polícia, que investiga os crimes, e os procuradores distritais, que processam os infractores”. No período clássico, aproximadamente entre os séculos V e IV a.C., Atenas, uma cidade famosa pelo seu vigor judicial …



Qual foi a diferença entre Atenas e Esparta?

A principal diferença entre Atenas e Esparta é que Atenas era uma forma de democracia, enquanto Esparta era uma forma de oligarquia…. Atenas e Esparta são duas cidades-estado gregas rivais proeminentes.

Esparta ou Atenas foi melhor?

Esparta é muito superior a Atenas porque o seu exército era feroz e protector, as raparigas recebiam alguma educação e as mulheres tinham mais liberdade do que em outras polis. Primeiro, o exército de Esparta foi a força de combate mais poderosa da Grécia.

O que era exigido aos jurados na antiga Atenas?

Pelo contrário, o sistema baseava-se no tamanho do painel combinado com o poder vinculativo de um juramento. Antes de ouvir os casos, todos os jurados eram obrigados a jurar pelos deuses Zeus, Apolo e Demeter que iriam ouvir imparcialmente e votar com base na lei e nos princípios da justiça.



Porque é que Atenas e Esparta eram rivais?

Interacção com outros estados gregos

Esparta contentava-se em apoiar-se a si própria e em fornecer militares e assistência quando necessário a outros estados. Atenas, por outro lado, queria controlar cada vez mais as terras à sua volta. Isto acabou por conduzir a uma guerra entre todos os gregos.

De que forma são as práticas do júri de Atenas semelhantes às dos Estados Unidos e como são diferentes?

Os júris atenienses diferiam dos júris americanos por serem maiores com até 501 cidadãos. os Metechaeans eram estrangeiros. Eram extraterrestres residentes. Os direitos que tinham era que podiam ser apresentados com cidadania, mas não a tinham.



Quem inventou o julgamento pelo júri?

No final dos anos 800, sob a liderança de Alfredo o Grande, o julgamento por um júri de pares tornou-se a norma em toda a Inglaterra. William Blackstone, o grande historiador do direito comum inglês, considerou o Inquérito Frankish, desenvolvido em 829 d.C., como o início do moderno sistema de júri.

A antiga Atenas tinha advogados?

No sistema jurídico ateniense, não havia advogados profissionais, apesar de conhecidos escritores de discursos como Demóstenes terem escrito discursos que foram proferidos por outros ou em nome de outros. Estes autores de discursos foram descritos como uma função tão próxima da de um advogado moderno como o sistema jurídico ateniense o permitiria.



Como é que a guerra entre Atenas e Esparta afectou o governo grego?

A Guerra do Peloponeso foi uma guerra travada na Grécia antiga entre Atenas e Esparta, as duas cidades-estado mais poderosas da Grécia antiga na altura (431 a 405 a.C.). Esta guerra transferiu o poder de Atenas para Esparta, fazendo de Esparta a cidade-estado mais poderosa da região.

Que efeito teve o conflito entre Atenas e Esparta sobre as antigas civilizações gregas?

As duas cidades-estado mais poderosas da Grécia antiga, Atenas e Esparta, entraram em guerra entre 431 e 405 a.C. A Guerra do Peloponeso marcou uma significativa mudança de poder na Grécia antiga, favorecendo Esparta, e também desencadeou um período de declínio regional que marcou o fim do que é considerado a Idade de Ouro …

Para mais perguntas, ver As salamandras respiram debaixo de água?

A educação era gratuita em Atenas?

Na antiga Atenas, os jovens podiam aprender ao lado de um filósofo ou de um sofista. Ensinavam por uma taxa, com algumas excepções, como Sócrates e Diógenes. Sofistas e filósofos costumavam ensinar em galerias.

Com que frequência é que os tribunais se reuniram em Atenas?

De acordo com a Constituição Aristotélica dos Atenienses (Ath. Pol. 43.4), a Assembleia em Atenas reuniu-se quatro vezes cada pritânia. Em cada uma destas reuniões, certas questões tiveram de ser discutidas ou votadas.

Como eram chamados os júris na antiga Atenas?

O grupo anual de jurados, cujo nome oficial era Heliaia, composto por 6000 membros. Em pelo menos uma ocasião conhecida, todos os seis mil reuniram-se para tentar um único caso (uma sessão plenária da Helia).

Como é que Atenas aplica as leis?

Em Atenas havia leis e tribunais formais escritos, e o acesso a estas instituições era regulado por procedimentos legais escritos. Contudo, os procedimentos penais dependiam em grande parte da iniciativa privada, os juízes eram cidadãos amadores, não havia advogados, e havia pouca ou nenhuma execução pública centralizada das decisões judiciais.

O que é que os escravos masculinos faziam em Atenas?

Os escravos masculinos trabalhavam normalmente nos campos, como artesãos ou como ajudantes de soldados. Alguns serviram (não por opção) no exército ateniense. Atenas também teve vários milhares de escravos que serviram como polícias. Em Atenas, os escravos que possuíam alguma habilidade foram autorizados a trabalhar fora da casa do senhor.

Porque é melhor viver em Atenas do que em Esparta?

Atenas era melhor que Esparta porque, tinha um governo melhor, um sistema educativo e mais realizações culturais. Um elemento de Atenas que fez dela a melhor cidade-estado foi o governo.

Como se chama hoje Esparta?

Esparta, também conhecida como Lacedemónia, era uma antiga cidade-estado grega localizada principalmente na actual região do sul da Grécia chamada Lacónia.

Como é que as palavras gregas foram parar ao inglês?

A língua grega contribuiu para o léxico inglês de cinco formas principais: empréstimos vernaculares, transmitidos oralmente através do latim vulgar directamente para o inglês antigo, por exemplo, ‘butter’ (butere, a partir do latim butyrum

Que cidade-estado tinha o melhor exército?

os espartanos Eram amplamente considerados como tendo o exército mais forte e os melhores soldados de qualquer cidade-estado da Grécia antiga. Todos os homens espartanos foram treinados para se tornarem guerreiros desde o dia em que nasceram.

Quem era o principal rival de Atenas?

Na Grécia antiga, as cidades de Atenas e Esparta eram rivais tão mortíferos que estavam frequentemente em guerra.

Quem ganhou a guerra persa?

Quem ganhou as Guerras Persa? A aliança das cidades-estado gregas, que incluía Atenas e Esparta, ganhou as Guerras Persa contra a Pérsia de 490-480 AC.

Foram os espartanos ou os atenienses que ganharam?

Atenas foi obrigada a render-se e Esparta venceu a Guerra do Peloponeso em 404 AC. Os termos dos espartanos foram indulgentes.

Será que os espartanos atiraram bebés de penhascos?

O antigo historiador Plutarco afirmava que estes bebés espartanos “mal começados” eram atirados para um abismo aos pés do Monte Taigeto, mas a maioria dos historiadores rejeitam agora isto como um mito. Se um bebé espartano fosse considerado impróprio para o serviço futuro como soldado, era mais provável que fosse abandonado numa encosta próxima.

Será que Esparta perdeu alguma vez uma guerra?

Quando Esparta derrotou Atenas na Guerra do Peloponeso, assegurou uma hegemonia sem paralelo no sul da Grécia. A supremacia de Esparta foi quebrada após a Batalha de Leuctra em 371 a.C. Nunca foi capaz de recuperar a sua superioridade militar e acabou por ser absorvida pela Liga Achaean no século II a.C.

Como diferia a democracia em Atenas de outras formas antigas de governo?

A democracia ateniense desenvolveu-se por volta do século V a.C. A ideia grega de democracia era diferente da democracia de hoje porque, em Atenas, todos os cidadãos adultos tinham de tomar parte activa no governo. Se não cumprissem o seu dever, eram multados e por vezes marcados com tinta vermelha.

Para mais perguntas, ver Como é que os peixes-pulmão sobrevivem à seca?

Que países não têm julgamento por júri?

os Países Baixos,13 e a África do Sul. 14 Muitos cantões na Suíça não têm um júri, mas envolvem juízes leigos (por vezes eleitos) na disposição dos processos penais. ‘

Quando foi o primeiro julgamento do júri nos Estados Unidos?

Nos Estados Unidos, a Colónia da Baía de Massachusetts convocou o primeiro Grande Júri em 1635 para considerar casos de homicídio, roubo e espancamento de mulheres.

O Reino Unido tem um sistema de júri?

Em Inglaterra e no País de Gales (que têm o mesmo sistema legal), qualquer pessoa acusada de um crime com mais de seis meses de prisão tem o direito de ser julgada por um júri. Os processos penais menores (“processos sumários”) são ouvidos sem júri nos tribunais dos magistrados.

Teria a Atenas clássica um bom sistema de justiça?

“No sistema de justiça criminal, as pessoas são representadas por dois grupos separados mas igualmente importantes: a polícia, que investiga os crimes, e os procuradores distritais, que processam os infractores”. No período clássico, aproximadamente entre os séculos V e IV a.C., Atenas, uma cidade notória pela sua justiça vigorosa …

Quem proibiu a escravatura em Atenas?

A sociedade de escravos ateniense foi finalmente destruída por Filipe II da Macedónia na Batalha de Chaeronea (338 AC), quando, por moção de Lycurgus, muitos (mas não todos) escravos foram libertados. A grande sociedade de escravos seguinte foi a Itália romana entre o século II a. C. e o século IV d. C.

Quem julgou um julgamento na Grécia antiga?

Aqui estão os parâmetros básicos: qualquer cidadão poderia iniciar um julgamento (não havia procuradores em Atenas) simplesmente registando-o junto do magistrado sob cuja jurisdição ele se encontrava; o magistrado presidiria a um julgamento que seria julgado por um júri de mais de 200 homens seleccionados aleatoriamente, que ouviriam pela primeira vez…

Como é que os antigos atenienses participavam nas decisões políticas?

A democracia grega criada em Atenas era directa, e não representativa: qualquer cidadão com mais de 20 anos de idade podia participar, e era um dever fazê-lo. Os funcionários da democracia foram eleitos em parte pela Assembleia e em grande parte escolhidos por sorteio num processo chamado de lotaria.

Qual foi a abordagem de Esparta como cidade-estado?

O foco de Esparta, enquanto cidade-estado, era militar. Treinaram jovens homens para se tornarem soldados. Eles eram como os Hikkos e os Assírios e diferentes dos Fenícios ou dos Mionaons.

Poderão os escravos de Atenas comprar a sua liberdade?

Seguem-se os escravos domésticos que, em determinadas circunstâncias, poderiam ser autorizados a comprar a sua própria liberdade. Muitas vezes considerados como “um da família”, durante certos festivais os seus mestres esperavam-nos.

Que tipo de religião tinham Atenas e Esparta?

A principal base da prática religiosa em Atenas e Esparta é, surpreendentemente, a mesma. Ambas as regiões tinham sido politeístas, o que significa que acreditavam em mais do que um deus. Hoje em dia, esta prática religiosa particular é chamada Mitologia Grega.

Atenas tinha escravos?

Só Atenas albergou cerca de 60.000 a 80.000 escravos durante os séculos V e IV a.C., tendo cada família uma média de três ou quatro pessoas escravizadas ligadas a ela. Os escravos atenienses tendiam a gozar de mais liberdade do que os outros.

Porque é que Esparta não destruiu Atenas?

À medida que Tebas ficou mais rico, Esparta tornou-se mais cautelosa em criar acidentalmente um novo e poderoso rival… Dada a inimizade de gerações de Atenas contra Tebas, seria mais seguro para Esparta preservar Atenas como um tampão, absorvendo a agressão de Theban e permitindo uma política de aliança astuta se a necessidade surgisse.

Como é que Esparta se diferenciou de Atenas?

A principal diferença entre Atenas e Esparta é o seu governo, economia e sociedade. A sociedade ateniense, que se baseava no comércio, valorizava a arte e a cultura e era governada sob uma forma de democracia. A sociedade espartana, por outro lado, era uma sociedade militante cuja economia se baseava na agricultura e na conquista.

Porque é que Atenas e Esparta concordaram com um tratado de paz com a duração de 30 anos?

O objectivo do tratado era evitar outro surto de guerra. Em última análise, o tratado de paz não conseguiu alcançar o seu objectivo, com a eclosão da Segunda Guerra do Peloponeso em 431 AC.