Quando devo parar de dar gabapentina ao meu cão?
A gabapentina deve ser utilizada com precaução em animais com função hepática ou renal comprometida. A gabapentina não deve ser descontinuada abruptamente porque a retirada pode precipitar convulsões ou dores de ricochete. A dose deve ser afunilada durante duas a três semanas.
É essencial desabituar a gabapentina gradualmente e sob a orientação de um veterinário qualificado. Ao fazê-lo, pode evitar potenciais efeitos secundários e garantir a segurança do seu animal de estimação. Deve começar por remover pequenos vestígios diariamente até que o seu cão esteja completamente livre de gabapentina. Este método irá ajudá-lo a evitar quaisquer alterações súbitas no corpo do seu animal, assegurando que o processo de desmame do medicamento é seguro e bem sucedido.
Se o paciente estiver a tomar Gabapentina há algum tempo, não se recomenda a cessação abrupta do medicamento, uma vez que podem ocorrer convulsões. Em vez disso, o paciente deve ser gradualmente desmamado da medicação durante um período de cerca de duas semanas.
A gabapentina é segura para utilização a longo prazo em cães?
O efeito secundário mais comum da gabapentina em cães é a sonolência, que pode ser gerida começando com uma dosagem baixa de gabapentina e aumentando-a lentamente. A maioria dos cães torna-se tolerante a este efeito secundário com uma dosagem contínua.
Ao iniciar a gabapentina o seu cão pode também parecer um pouco descoordenado inicialmente, mas isto também deve resolver-se com uma dosagem contínua. Raramente, um cão pode ser alérgico à gabapentina e pode ter uma reacção que é um sinal para evitar dar gabapentina ao seu cão no futuro.
O xilitol é utilizado para adoçar a suspensão oral de gabapentina preparada comercialmente e esta pode ser tóxica para os cães. Doses baixas a moderadas de suspensão oral de gabapentina não são susceptíveis de conter xilitol suficiente para ser problemático para cães, mas doses mais elevadas, tais como as utilizadas para convulsões, podem ser. Isto pode ser evitado através da composição de formulações líquidas em vez da utilização da suspensão oral comercialmente disponível.
Como é que a gabapentina faz sentir um cão?
A gabapentina faz o seu cão sentir-se um pouco sonolento e possivelmente um pouco descoordenado inicialmente. Devem tornar-se tolerantes a estes efeitos dentro de poucos dias, especialmente se a dosagem for iniciada a baixo e titulada lentamente.
A gabapentina faz com que os cães tenham sono?
Sim, a gabapentina pode deixar o seu cão sonolento inicialmente, mas começando com uma pequena dose e titulando-a gradualmente para cima, o seu cão deve tornar-se tolerante a este efeito.
A gabapentina pode causar diarreia ou obstipação em cães?
O vómito, diarreia ou prisão de ventre não é um efeito secundário comum da gabapentina, a menos que esteja a ser utilizada em doses elevadas. Se o seu cão desenvolver algum destes efeitos secundários, contacte o seu veterinário.
A gabapentina pode causar fraqueza nas pernas traseiras dos cães?
A fraqueza das pernas traseiras pode ser um sinal de incoordenação em cães, geralmente associada a uma dose demasiado elevada de gabapentina. Se o seu cão já toma gabapentina há muito tempo e isto acontecer, informe o seu veterinário. À medida que os animais de estimação envelhecem, os seus corpos não são tão eficientes na metabolização da gabapentina e os efeitos secundários, como a incoordenação, podem reaparecer novamente, especialmente a fraqueza das patas traseiras. Normalmente, a redução da dosagem ajuda a resolver este problema.
A gabapentina pode tornar o meu cão pior?
Em geral, a gabapentina é segura, mas siga certas precauções. Nunca dê ao seu cão gabapentina líquida feita para humanos. A razão não é a gabapentina, mas o xilitol com que é normalmente misturado. Este edulcorante artificial é seguro para os humanos mas é tóxico e até fatal para os cães. Não dê gabapentina sem o conselho do seu veterinário. Não é a droga mais eficaz para muitas condições, pode interagir com outras drogas, e tem efeitos secundários.
Os efeitos secundários mais frequentemente relatados da gabapentina em cães são a sedação e a perda de coordenação, ambos podem ser piores na primeira vez que o cão toma o medicamento. Ambos os efeitos secundários desaparecem geralmente em 24 horas. Mais raramente, têm sido relatados vómitos e diarreia.
Embora a gabapentina só seja metabolizada através dos rins nos humanos, a investigação mostra que nos cães é metabolizada tanto através dos rins como do fígado. Assim, os cães com problemas renais ou hepáticos podem ter efeitos secundários mais prolongados. O seu veterinário pode querer monitorizar os valores sanguíneos dos rins e do fígado ao utilizar gabapentina a longo prazo.
As doses recomendadas variam de 5 miligramas a cada 12 horas a 10 a 30 miligramas a cada 8 horas. O seu veterinário irá provavelmente começar com uma dose baixa e trabalhar até doses mais altas. Informe o seu veterinário se o seu cão também estiver a tomar qualquer forma de antiácidos ou de opiáceos, tais como hidrocodona ou morfina.
Os antiácidos podem interferir com a absorção da gabapentina, e os opiáceos podem alterar o metabolismo da gabapentina. Se o seu cão estiver a tomar gabapentina antes de qualquer procedimento que exija anestesia, embora seja geralmente seguro, podem desejar reduzir temporariamente a dosagem.
Como é que a gabapentina faz um cão sentir-se?
A sedação é o principal efeito secundário potencial da gabapentina, e o nível de sonolência varia de paciente para paciente. Os veterinários prescreverão uma dose inicial, e se isto fizer com que o cão fique demasiado sedado, o veterinário reduzirá a dose para a dose mais eficaz.
A gabapentina precisa de um suporte?
Como parar a gabapentina? A redução ou redução lenta da dose é a forma recomendada para parar de tomar gabapentina. A afinação gradual irá ajudá-lo a evitar efeitos secundários. O horário para a gabapentina cónica depende do indivíduo e da dose actual do medicamento.
Os cães podem passar pela retirada da gabapentina?
Gabapentina para animais de estimação
Se o seu cão ou gato tiver recebido esta medicação, deve esperar sonolência e incoordenação. Tal como nos seres humanos, não parar abruptamente esta droga em animais de estimação com epilepsia. Pode causar apreensões devido à retirada.
Com que frequência posso dar gabapentina ao meu cão para as dores?
E por alguma razão, os veterinários pretendem reduzir a dose deste medicamento. Em cães, uma dose inicial de 3-5 mg/kg TRÊS vezes por dia funciona bem e depois, se a dor persistir ou se tornar mais grave, pode dosear este medicamento até 5 mg/kg QUATRO vezes por dia.
300 mg de gabapentina é seguro para cães?
Isto significa que os veterinários podem prescrevê-lo com segurança numa vasta gama de doses para cães do mesmo tamanho. Está disponível em cápsulas de 100 mg, 300 mg e 600 mg, bem como numa formulação líquida que por vezes utilizamos para cães muito pequenos. Os cães costumam tomar gabapentina a cada 8 a 12 horas para uma melhor eficácia.
Posso dar gabapentina ao meu cão a cada 6 horas?
Para além de doses crescentes, pode ser necessária uma administração mais frequente. A farmacocinética para cães12 e gatos13 indica que a administração de gabapentina a cada 6 a 8 horas, em vez de a cada 12 horas, como habitualmente utilizado, pode ser necessária para fornecer concentrações séricas de gabapentina adequadas para a analgesia.
Para mais perguntas, ver Como evitar a língua branca?
Como é que eu desmame o meu cão de gabapentina?
O desmame de gabapentina requer que o faça lentamente. Idealmente, é necessário eliminar pequenos vestígios dele todos os dias até que, eventualmente, o seu cão esteja completamente livre dele. No entanto, a afinação da gabapentina requer paciência, por isso tenha cuidado para não desmamar imediatamente o seu cão em grandes doses.
Com que rapidez se pode deixar de usar gabapentina?
Geralmente, uma pessoa deve diminuir gradualmente a dose de gabapentina durante um mínimo de 1 semana antes de parar completamente o medicamento, de acordo com a informação prescrita pela gabapentina.
O que acontece quando se deixa de tomar gabapentina?
Os sintomas de retirada podem começar 12 horas a 7 dias após a paragem do medicamento e durar até 10 dias. Os sintomas de retirada da gabapentina podem incluir náuseas, tonturas, dores de cabeça, insónia, e ansiedade. A forma mais segura de deixar de usar gabapentina é afinar o fármaco sob a supervisão de um médico.
600 mg de gabapentina é demasiado para os cães?
Para o controlo da dor em cães, a dose pode atingir os 5 mg por libra, que seria de 450 mg. Mas podem ser utilizados até 10 mg por quilo para cães com convulsões, pelo que não se trata de uma overdose.
Quanta gabapentina devo dar ao meu cão?
Dosagem de gabapentina para cães
Geralmente, a dose comum para ajudar nas convulsões em cães é de 4,5-9 mg por quilo do peso do seu cão, de 8 em 8 horas.
Posso deixar de dar Vetmedin ao meu cão?
Conclusão: NÃO pare a medicação do seu cão e substitua-o numa única dose… Pode funcionar melhor para afuselar o Vetmedin para dar o tempo suplementar para absorver no sistema do seu cão.
300 mg de gabapentina é demasiado?
Adultos e crianças com 12 anos ou mais: No início, 300 miligramas (mg) três vezes por dia. O seu médico pode ajustar a sua dose conforme necessário e tolerado. Contudo, a dose não é normalmente superior a 1800 mg por dia (600 mg três vezes por dia).
Para mais questões, ver Como pode ser melhorada a fiabilidade dos códigos?
Quanto tempo é seguro tomar gabapentina?
Quanto tempo terei de tomar gabapentina? Isto dependerá da razão pela qual está a tomar gabapentina e de como a sua dor responde ao tratamento. Pode continuar a tomar gabapentina enquanto esta ajudar a sua dor se não tiver quaisquer efeitos secundários. O seu médico poderá ter de alterar a dose durante o tratamento.
Qual é o efeito secundário mais comum da gabapentina?
Tonturas e sonolência são efeitos secundários comuns da gabapentina. O ganho de peso e o movimento descoordenado são possíveis efeitos secundários.
Quanto tempo posso tomar gabapentina 300 mg?
Administrar NEURONTIN três vezes por dia usando cápsulas de 300 mg ou 400 mg, ou comprimidos de 600 mg ou 800 mg. O tempo máximo entre doses não deve exceder 12 horas.
Que medicamentos não devem ser tomados com gabapentina?
Algumas das principais substâncias que interagem com a gabapentina são morfina, cafeína, losartan, ácido etílico, fenitoína, mefloquina e óxido de magnésio.
1200 mg de gabapentina é demasiado para um cão?
Como a maioria dos cães desenvolve tolerância à droga após longos períodos de tratamento, é comum que a dose padrão se torne ineficaz. Quando isto acontece, uma dose mais elevada pode ser prescrita. Para apreensões de refractários, podem ser dados 5 a 13,6 mg/lb a cada 8 a 12 horas, com um limite de 1200 mg a cada 8 horas.
Com que frequência posso dar 300 mg de gabapentina ao meu cão?
Os veterinários recomendam geralmente que os proprietários de animais de estimação dêem esta dose uma vez a cada 24 horas para tratar a dor. Como tratamento para convulsões em cães, a dose de gabapentina é normalmente mais elevada. Isto geralmente varia de 4,5 a 13,6 mg por quilo de peso corporal, e os veterinários recomendam dar-lhe de oito em oito a doze horas.