Quando é uma hemorragia subaracnoidea?


Quando é uma hemorragia subaracnoidea? Uma hemorragia subaracnoídea significa que há hemorragia no espaço em redor do cérebro. Na maioria das vezes, ocorre quando uma área fraca de um vaso sanguíneo (aneurisma) na superfície do cérebro rebenta e vaza. O sangue acumula-se então à volta do cérebro e dentro do crânio, aumentando a pressão sobre o cérebro.

Como se distingue uma hemorragia subaracnoidea?

Um método potencialmente mais fiável para diferenciar o SAH de uma LP traumática é centrifugar o LCR e examinar o fluido sobrenadante para a presença de xantocrómio rosa ou amarelo do sobrenadante do LCR causado pela decomposição dos glóbulos vermelhos e subsequente libertação de pigmentos heme.

Qual é a causa mais comum de hemorragia subaracnoídea?

Uma hemorragia subaracnoídea é mais frequentemente causada por um vaso sanguíneo rebentado no cérebro (um aneurisma cerebral rompido). Um aneurisma cerebral é uma protuberância num vaso sanguíneo causada por uma fraqueza na parede do vaso sanguíneo, geralmente num ponto em que o vaso se bifurca.

Quais são as quatro causas de hemorragia subaracnoídea?

  • Tensão arterial elevada.
  • Cigarros fumadores.
  • Uso excessivo de álcool.
  • Utilização de cocaína e/ou metanfetaminas.
  • História familiar do aneurisma cerebral.


  • Certos tipos de perturbações do tecido conjuntivo.
  • Aneurisma cerebral anterior.

Como se exclui a hemorragia subaracnoidea?

Os pacientes com suspeita de hemorragia subaracnoídea são geralmente avaliados com uma tomografia computorizada (TAC) sem contraste, seguida de uma punção lombar se os resultados da TAC forem negativos. A tomografia computorizada é muito sensível quando realizada logo após o início da dor de cabeça.

O que é um toque traumático?

Ocorre uma “torneira traumática” se a agulha entrou inadvertidamente numa veia epidural durante a inserção. Uma tonalidade amarelada no líquido cefalorraquidiano chama-se xantocromia. A xantocromia é geralmente causada pela degeneração dos glóbulos vermelhos no LCR, como se verificaria na hemorragia subaracnóidea (SAH).



O que é o LCR com punção traumática?

Uma punção traumática ocorre em aproximadamente 20 por cento das punções lombares. A prática comum consiste em medir a contagem de células em três tubos consecutivos de LCR. Se o número de glóbulos vermelhos for relativamente constante, presume-se que o sangue é causado por hemorragia intracraniana. Uma contagem decrescente é atribuída ao choque traumático.

Qual é a idade média de um doente com hemorragia subaracnoídea?

A idade média de ruptura do aneurisma situa-se na faixa dos 50-55 anos[3]. Enquanto a maioria dos SAH aneurismáticos ocorre entre os 40 e 60 anos de idade, as crianças pequenas e os adultos mais velhos podem ser afectados. [4,5].

O stress pode causar uma hemorragia cerebral?

Não directamente, mas o stress e a tristeza podem indirectamente causar um AVC. Quando os doentes têm stress, podem ter um aumento da pressão arterial. Isto pode causar a ruptura dos vasos sanguíneos e levar a uma hemorragia cerebral, que é um tipo de AVC chamado AVC hemorrágico.

Pode uma hemorragia subaracnóidea curar-se a si própria?

A recuperação e o prognóstico são altamente variáveis e dependem em grande parte da severidade da SAH inicial. Em geral, um terço dos pacientes que sofrem de HAS sobreviverá com uma boa recuperação; um terço sobreviverá com incapacidade ou AVC; e um terço morrerá.

Quais são as hipóteses de sobreviver a uma hemorragia subaracnóidea?

Cerca de 25% dos doentes morrem no prazo de 24 horas, com ou sem assistência médica. Os pacientes hospitalizados têm uma taxa média de mortalidade de 40% no primeiro mês. Aproximadamente metade das pessoas afectadas morrem nos primeiros 6 meses. A hemorragia, uma complicação importante, acarreta uma taxa de mortalidade de 51-80%.



O stress pode causar uma hemorragia subaracnóidea?

As causas que podem aumentar o risco de ruptura do aneurisma ou ruptura da MVA incluem tensão arterial elevada, esforço físico e stress emocional. Outras causas de SAH podem ser traumáticas, tais como um ferimento na cabeça devido a uma queda, um acidente de carro ou um golpe na cabeça.

Quais são as hipóteses de sobreviver a uma hemorragia cerebral?

Segundo a Fundação do Aneurisma Cerebral, quando um aneurisma se rompe, a taxa de sobrevivência de uma pessoa é de 50%. Uma pessoa que sobrevive a uma hemorragia cerebral é também susceptível de ter complicações. Cerca de 66% das pessoas irão ter problemas neurológicos, tais como problemas de fala ou memória.

Quais são os sinais e sintomas de hemorragia subaracnóidea e como é diagnosticada a doença?

Uma hemorragia subaracnoidea está a sangrar para o espaço entre o cérebro e a membrana circundante (espaço subaracnoideo). O principal sintoma é uma dor de cabeça súbita e grave. A dor de cabeça está por vezes associada a náuseas, vómitos e uma breve perda de consciência.



Quais são as hipóteses de uma segunda hemorragia cerebral?

De facto, dos 795.000 americanos que terão o seu primeiro golpe este ano, 23% sofrerão um segundo golpe.

Quando deve ser dada a nimodipina?

A nimodipina vem como uma cápsula e uma solução oral (líquida) a ser tomada por boca ou administrada através de um tubo de alimentação. É normalmente tomada 4 horas durante 21 dias seguidos. O tratamento com nimodipina deve ser iniciado o mais cedo possível, o mais tardar 96 horas após a ocorrência de uma hemorragia subaracnoídea.

O que significa quando o QCA tem sangue?

Encontrar eritrócitos no LCR pode ser um sinal de hemorragia. No entanto, os eritrócitos no LCR também podem ser devidos à agulha de punção lombar que atinge um vaso sanguíneo. As condições adicionais que este teste pode ajudar a diagnosticar incluem: Malformação arteriovenosa (cérebro).

O que é líquido cerebrospinal em filme?

Alguns coágulos podem ser muito finos e aparecer como uma membrana fina ou “slough” na superfície da amostra do QCA. Este tipo de coágulo é conhecido como um filme. As películas são compostas por fibrinogénio e glóbulos brancos. O tipo de coágulo formado pode fornecer informação específica sobre o estado da doença.

Como é que uma punção lombar diagnostica uma hemorragia subaracnoídea?

Também pode ter um teste chamado punção lombar. Uma agulha é inserida na sua coluna vertebral inferior para que uma amostra do líquido que envolve o seu cérebro e medula espinal (líquido cefalorraquidiano) possa ser removida. Será então testada para detectar sinais de hemorragia.



O que acontece quando uma punção lombar dá para o torto?

Quando o líquido cefalorraquidiano é removido durante uma LP, os riscos incluem a dor de cabeça de uma fuga persistente de líquido cefalorraquidiano, hérnia cerebral, hemorragia e infecção. Cada uma destas complicações é rara, com excepção da dor de cabeça, que pode ocorrer de horas a um dia após uma punção lombar.

De que cor é o fluido do QCA?

O líquido cefalorraquidiano (LCR) é um líquido claro que envolve o cérebro e a medula espinal.

Qual é o nível normal de glicose do QCA?

Resultados normaisO nível de glicose do LCR deve ser de 50 a 80 mg/100 ml (ou mais de 2/3 do nível de açúcar no sangue).

Qual é a esperança de vida após um aneurisma cerebral?

Cerca de 75% das pessoas com um aneurisma cerebral rompido sobrevivem mais de 24 horas. No entanto, um quarto dos sobreviventes pode ter complicações com risco de vida no prazo de seis meses. Ligue para o 911 ou vá para uma sala de urgências se achar que tem sintomas de um aneurisma cerebral ou de um aneurisma rompido.

Quanto tempo vivem as pessoas após um derrame hemorrágico?



Possibilidades de sobrevivência após um derrame hemorrágico ou isquémico. No grupo dos AVC hemorrágicos, as probabilidades de sobrevivência foram as seguintes: 6 meses (36% [95% CI, 28-43]), 1 ano (34% [95% CI, 27-41]), 2 anos (31% [95% CI, 24-38]), e 3 anos (27% [95% CI, 20-33]).

Será que uma hemorragia cerebral encurta a sua vida?

Cerca de 25 por cento dos indivíduos cujo aneurisma cerebral se rompeu não sobrevivem nas primeiras 24 horas; outros 25 por cento morrem de complicações dentro de 6 meses. Os indivíduos que sofrem de hemorragia subaracnoídea podem ter danos neurológicos permanentes. Outros indivíduos recuperam com pouca ou nenhuma incapacidade.

Uma hemorragia subaracnoídea é considerada um AVC?

Uma hemorragia subaracnoídea pode ocorrer como complicação de um tipo de AVC chamado AVC hemorrágico, ou hemorragia do cérebro. Isto é diferente de um AVC isquémico, que é causado por um coágulo sanguíneo.