Quem sofre de anemia perniciosa?


Quem sofre de anemia perniciosa? Um pouco mais mulheres do que homens são afectadas pela anemia perniciosa. A forma adulta é a mais comum e o diagnóstico é geralmente feito por volta dos 60 anos de idade. A anemia perniciosa é mais comum entre as pessoas do Norte da Europa, Escandinávia e América do Norte do que entre as pessoas de outras partes do mundo.

Quem está mais em risco de anemia perniciosa?

A anemia perniciosa é mais comum em pessoas de origem africana e do Norte da Europa do que em outros grupos étnicos. As pessoas mais velhas também correm um risco acrescido desta condição. Isto deve-se principalmente a uma falta de ácido estomacal e de factor intrínseco, que impede o intestino delgado de absorver a vitamina B12.

Pode contrair anemia perniciosa em qualquer idade?

Nos adultos, os sintomas de anemia perniciosa só são geralmente observados após os 30 anos de idade. A idade média de diagnóstico é de 60 anos. É mais provável que esta doença se desenvolva se tiver: For escandinavo ou europeu do norte.

A anemia perniciosa é hereditária?

A anemia perniciosa é causada por uma deficiência de vitamina B12, que é necessária para a produção normal de glóbulos vermelhos. É frequentemente herdada. Os factores de risco incluem um historial de desordens endócrinas auto-imunes, um historial familiar de anemia perniciosa e ascendência escandinava ou do Norte da Europa.

Que percentagem de pessoas tem anemia perniciosa?

A anemia perniciosa é uma condição rara. Ocorre em 0,1% da população em geral e 1,9% das pessoas com mais de 60 anos de idade, de acordo com um estudo de 2012 no Journal of Blood Medicine.

Quando um doente tem anemia perniciosa, o que esperaria a enfermeira dar?

Os doentes recebem geralmente uma injecção intramuscular de 1000 mcg B12 todos os dias ou em dias alternados durante a primeira semana de tratamento. No mês seguinte, recebem injecções semanais, seguidas de injecções mensais a seguir. A alternativa à injecção intramuscular de B12 é a dose oral de B12 de alta dose.

A anemia perniciosa é difícil de diagnosticar?

Os sintomas mais comuns de anemia perniciosa são fadiga, perda de memória e problemas de concentração. No entanto, a natureza subtil e não específica dos sintomas iniciais da doença pode tornar difícil o diagnóstico adequado de pessoas com anemia perniciosa.

A anemia perniciosa é rara?

A anemia perniciosa é uma doença rara do sangue caracterizada pela incapacidade do organismo em utilizar correctamente a vitamina B12, essencial para o desenvolvimento dos glóbulos vermelhos. A maioria dos casos deve-se a uma falta da proteína gástrica conhecida como factor intrínseco, sem a qual a vitamina B12 não pode ser absorvida.



A anemia perniciosa pode levar à leucemia?

As pessoas com anemia perniciosa também tinham um risco significativamente maior de desenvolver mieloma (OR: 1,55), leucemia mielóide aguda (OR: 1,68) e síndromes mielodisplásticas (OR: 2,87).

Existe uma cura para a anemia perniciosa?

Como a anemia perniciosa é uma condição auto-imune, as pessoas podem necessitar de tratamento vitalício para controlar os sintomas. Os médicos podem tratar a deficiência de vitamina B-12. No entanto, ainda não existe cura para a reacção do sistema imunitário que provoca esta deficiência.

A anemia perniciosa pode causar artrite?

Num estudo de 99 pacientes com anemia perniciosa, a incidência de artrite reumatóide clínica era normal, mas o factor reumatóide estava presente com muito mais frequência do que nos controlos. Isto não estava relacionado com a presença de anticorpos circulantes contra o factor intrínseco.

A anemia perniciosa pode causar dores articulares?

Falando com Sakal Times, o Dr. Neeraj Adkar, ortopedista no Hospital Saishree, disse que a deficiência de vitamina B12 leva a uma anemia perniciosa, com dores no joelho.



A anemia perniciosa é fatal?

Quando o seu corpo não consegue produzir glóbulos vermelhos suficientemente saudáveis porque lhe falta vitamina B-12, tem anemia perniciosa (PA). Há muito tempo, pensava-se que a doença era fatal (“perniciosa” significa mortal). Hoje em dia é facilmente tratada com pílulas ou injecções de vitamina B-12. Com o tratamento, pode viver sem sintomas.

Como é que é a língua com anemia perniciosa?

A anemia perniciosa faz com que a superfície da língua se torne lisa e pareça vermelha em vez da cor rosa de uma língua normal. A língua pode também parecer espessa ou carnura na textura. Algumas línguas podem mesmo estar inchadas ou parecer ter fissuras.

Pode doar sangue se sofrer de anemia perniciosa?

Não se pode doar sangue se se tiver anemia perniciosa. Não pode doar sangue se estiver a tomar comprimidos de ferro prescritos ou se tiver sido aconselhado a tomar comprimidos de ferro para prevenir a anemia.

O que acontece se a anemia perniciosa não for tratada?

A anemia perniciosa pode causar danos permanentes nos nervos e outros órgãos se ficar sem tratamento durante muito tempo. Também aumenta o risco de desenvolver cancro do estômago. Os sinais e sintomas comuns de deficiência de vitamina B12 observados na anemia perniciosa são: Sentir-se cansado e fraco.

Precisa de uma transfusão de sangue com anemia perniciosa?

O seu médico pode tratar este problema com injecções de vitamina B12. Também pode tomar vitamina B12 em forma de comprimido ou spray nasal. Com o tratamento, a maioria das anemias melhora em poucos dias. Mas se tiver anemia grave, pode precisar de uma transfusão de sangue para obter glóbulos vermelhos o mais rapidamente possível.



Será que a anemia perniciosa encurta a sua vida?

Actualmente, o reconhecimento precoce e o tratamento da anemia perniciosa proporcionam uma resposta normal e geralmente descomplicada e um tempo de vida útil. O tratamento tardio permite a progressão da anemia e das complicações neurológicas. Se os doentes não receberem tratamento numa fase precoce da doença, as complicações neurológicas podem tornar-se permanentes.

O que devo comer se tiver anemia perniciosa?

  • Leite vegetal, tais como soja, amêndoa, aveia, caju, e leite de coco.


  • cereais para o pequeno-almoço.
  • margarina e pastas para barrar.
  • levedura nutricional.
  • tofu.
  • sumo de fruta.


  • iogurte sem lacticínios.

Quais são os sintomas neurológicos da deficiência de B12?

  • problemas oculares.
  • perda de memória.
  • pinos e agulhas (paraestesia).


  • perda de coordenação física (ataxia), que pode afectar todo o corpo e causar dificuldade em falar ou andar.

O que faz com que a B12 seja elevada?

O excesso de vitamina B12 é normalmente excretado na urina. As condições que podem aumentar os níveis de B12 incluem: Doença hepática (como cirrose ou hepatite) Doenças mieloproliferativas (por exemplo, policitemia vera e leucemia mielogénica crónica).

Em quanto tempo se sente menos cansado após uma injecção de B12?

A hidroxocobalamina começa a funcionar imediatamente. Contudo, pode levar alguns dias ou semanas até que os seus níveis de B12 e os seus sintomas (tais como cansaço extremo ou falta de energia) comecem a melhorar.

Consegue viver sem B12?

Se não for tratada, os sintomas de deficiência de vitamina B12 tendem a agravar-se e podem desenvolver-se problemas irreversíveis envolvendo os nervos e o cérebro. Pode também aumentar o risco de sofrer uma série de complicações graves, incluindo insuficiência cardíaca.

A anemia perniciosa diminui o sistema imunitário?



A anemia perniciosa faz com que o seu sistema imunitário ataque as células do seu estômago que produzem o factor intrínseco, o que significa que o seu corpo não pode absorver vitamina B12.

O que causa deficiência de vitamina B12 nos adultos mais velhos?

A deficiência de vitamina B12 é comum entre os idosos. Os idosos correm um risco particular de deficiência de vitamina B12 devido à elevada prevalência de má absorção de cobalamina (vitamina B12) associada à gastrite atrófica e à crescente prevalência de anemia perniciosa com o avanço da idade.

A anemia perniciosa é cancerosa?

Além disso, as pessoas com anemia perniciosa têm um risco acrescido de desenvolver cancro das amígdalas (OR, 2,00; 95% CI, 1,40-2,85), cancro hipofaríngeo (OR, 1,92; 95 % CI, 1,35-2,73), carcinoma espinocelular do esófago (OR, 2,12; 95 % CI, 1,76-2,55), cancro do intestino delgado (OR, 1,63; 95 % CI, 1,32-2.02), cancro do fígado (OR, 1,63; 95 % CI, 1,32-2.02), …