A estenose aórtica é um sopro?
Para mais perguntas, ver Quando é que a sarna deixa de ser contagiosa?
Qual é o som de um sopro aórtico?
Os sopros cardíacos são sons, como assobios ou assobios, produzidos por sangue turbulento no coração ou perto dele. O médico pode ouvir estes sons com um estetoscópio. Um batimento cardíaco normal produz dois sons “lubb–dupp“ (por vezes descritos como “lub–DUP“) quando as válvulas cardíacas estão a fechar.
Que tipo de sopro é a estenose aórtica?
O sopro típico da estenose a
órtica é um sopro de ejecção mesossistólico crescendo–decrescendo, agudo e em forma de “diamante“, que se ouve melhor no bordo esternal superior direito e que se irradia para o pescoço e artérias carótidas (ver figura abaixo). Na estenose aórtica ligeira, o sopro atinge o seu pico no início da sístole.
A insuficiência aórtica é um sopro sistólico?
O sopro sistólico é uma apresentação comum da regurgitação aórtica detectada por ecocardiografia. Clinical Cardiol.
Quem não é candidato a TAVR?
Tem estenose aórtica de natureza grave e está a causar sintomas... Não é candidato a uma substituição cirúrgica da válvula aórtica ou tem um risco elevado de cirurgia e provavelmente beneficiaria da terapia TAVR. A sua válvula aórtica e os seus vasos têm o tamanho correcto para o procedimento TAVR.
Qual é a principal causa de estenose aórtica?
A causa mais comum de estenose aórtica em jovens é um defeito de nascença em que apenas duas cúspides crescem em vez das três normais. A isto chama–se “válvula aórtica bicúspide“. Outra causa pode ser o facto de a abertura da válvula não crescer com o coração.
Como é que se pode distinguir entre um sopro sistólico e um sopro?
Os tipos de sopro incluem:
Sopro sistólico: ocorre durante uma contração do músculo cardíaco. Os sopros sistólicos dividem–se em sopros de ejecção (devido ao fluxo sanguíneo através de um vaso estreitado ou de uma válvula irregular) e sopros de regurgitação. Sopro diastólico: ocorre durante o relaxamento do músculo cardíaco entre os batimentos.
Qual é a causa mais comum de estenose aórtica?
A causa mais comum de estenose aórtica é a acumulação de depósitos de cálcio na válvula aórtica, que aumenta com a idade. Isto faz com que a válvula aórtica endureça e se estreite com o tempo.
Qual é o pior sopro diastólico ou sistólico?
Os quatro sopros diastólicos mais comuns são a regurgitação das válvulas aórtica e pulmonar e os roncos das válvulas mitral e tricúspide (tabela 27.1). Em comparação com a maioria dos sopros sistólicos, os sopros diastólicos são frequentemente mais difíceis de ouvir e certas técnicas de auscultação são essenciais para a sua detecção.
O que são os sopros sistólicos?
Um sopro sistólico é um sopro que começa durante ou após o primeiro som cardíaco e termina antes ou durante o segundo som cardíaco.
Quais são os quatro tipos de sopro no coração?
Sopro sistólico. Ocorre durante uma contracção do músculo cardíaco. ...
Sopro diastólico. Ocorre durante o relaxamento do músculo cardíaco entre os batimentos. ...
Sopro contínuo. Ocorre durante todo o ciclo cardíaco.
Como identificar um sopro?
Os sopros cardíacos são normalmente detectados quando o médico ausculta o coração com um estetoscópio durante um exame físico. Para verificar se o sopro é inocente ou anormal, o médico terá em conta o seguinte: Qual o volume do sopro? É classificado numa escala de 1 a 6, sendo 6 o valor mais alto.
A estenose aórtica é uma sentença de morte?
A estenose da válvula aórtica tem sido historicamente uma sentença de morte virtual para muitos adultos mais velhos, porque raramente têm a resistência necessária para suportar uma cirurgia de coração aberto.
O que é que aumenta o sopro da estenose aórtica?
Durante o ciclo cardíaco após um batimento prematuro (ou no batimento após um ciclo prolongado na fibrilhação auricular), o sopro da estenose aórtica aumenta de intensidade, tal como o sopro sistólico de ejecção na cardiomiopatia hipertrófica.
Qual é a esperança de vida de uma pessoa com estenose aórtica?
A estenose aórtica grave sintomática está associada a um mau prognóstico, com a maioria dos doentes a morrer 2–3 anos após o diagnóstico.
Quais são as fases finais da estenose aórtica?
Se não for tratada, a estenose aórtica grave pode levar a insuficiência cardíaca. A fadiga grave, a falta de ar e o inchaço dos tornozelos e dos pés são sinais desta situação. Também pode provocar problemas de ritmo cardíaco (arritmias) e até morte cardíaca súbita.
Qual é o sopro que irradia para a axila?
Regurgitação mitral (RM)
O sopro de regurgitação mitral é descrito como um sopro holossistólico agudo, melhor ouvido no ápice. Embora a direcção de irradiação do sopro dependa da natureza da doença da válvula mitral, normalmente irradia para a axila.
Para mais perguntas, ver Quais são os 3 tipos de comunidade?
Onde é que se ouvem melhor os murmúrios?
LOCAL DE MAIOR INTENSIDADE
Um sopro causado por estenose aórtica é frequentemente melhor ouvido na borda esternal superior, geralmente no lado direito. Um sopro resultante de estenose pulmonar é melhor ouvido no bordo esternal superior esquerdo.
A estenose aórtica piora sempre?
A estenose aórtica tende a piorar com o tempo. Quando se desenvolve pela primeira vez, a estenose aórtica ligeira geralmente não apresenta sintomas.
Que medicamentos devem ser evitados em caso de estenose aórtica?
O doente com estenose aórtica grave é relativamente “fixo na pós–carga e dependente da pré–carga“, o que significa que o débito cardíaco não aumenta com uma redução da pós–carga. Assim, todos os agentes de redução da pós–carga (inibidores da enzima de conversão da angiotensina, bloqueadores dos canais de cálcio, bloqueadores) estão contra–indicados.
O que é que um murmúrio indica?
Um sopro cardíaco é um ruído extra que se ouve durante o batimento cardíaco. O ruído ocorre quando o sangue não flui suavemente através do coração. Os sopros cardíacos podem ser inocentes (inofensivos) ou anormais (causados por um problema cardíaco). Algumas causas são a febre, a anemia ou a doença das válvulas cardíacas.
A regurgitação aórtica provoca um sopro?
Quando a regurgitação da válvula aórtica se agrava, os sinais e sintomas podem incluir: Falta de ar ao fazer exercício ou ao deitar–se. Fadiga e fraqueza, especialmente à medida que o nível de actividade aumenta. Sopro cardíaco.
S4 é uma dica?
Quarto som do coração92288764529
824756758928
Outros nomes95774567459
Galope auricular, galope pré–sistólico95774567459
824756758928
Diagrama do coração.95774567459
824756758928
Especialidade95774567459
Cardiologia95774567459
824756758928
7263571938627
62415127826
O que é melhor TAVR ou Savr?
O TAVR é claramente o tratamento de escolha na maioria dos pacientes com mais de 80 anos de idade, onde as preocupações com a durabilidade não são geralmente aplicáveis. Em contraste, o SAVR continua a ser o tratamento por defeito nos pacientes com menos de 70 anos (e certamente 65 anos), dada a escassez de dados de durabilidade do TAVR a longo prazo em pacientes mais jovens.
O que é um sopro 2 6?
Grau 2/6 – Audível, mas fraco. Grau 3/6 – Facilmente audível. Grau 4/6 – Muito fácil de ouvir. Grau 5/6 – Muito forte. Grau 6/6 – Pode ser ouvido sem que o estetoscópio esteja em contacto com a parede torácica.
A regurgitação aórtica é um sopro diastólico?
Regurgitação aórtica (RA)
O sopro de regurgitação aórtica é um sopro diastólico decrescente, precoce, suave e agudo, que se ouve melhor no terceiro espaço intercostal à esquerda (ponto de Erb), no final da expiração, quando o doente está sentado e inclinado para a frente.
Porque é que o TAVR não é recomendado?
Como em qualquer procedimento médico, existe a possibilidade de risco. Os riscos mais graves do TAVR incluem morte, acidente vascular cerebral, lesões graves nas artérias ou hemorragias graves.
O TAVR é uma cirurgia de grande porte?
A Johns Hopkins realiza TAVR há mais de uma década e já efectuou cerca de 2000 procedimentos. No entanto, o TAVR continua sendo um procedimento de grande porte que apresenta riscos. A maioria dos procedimentos de TAVR é realizada sob sedação, sem a necessidade de anestesia geral.
Como é que se evita que a estenose aórtica se agrave?
Tomar medidas para prevenir a febre reumática. Pode fazê–lo certificando–se de que consulta o seu médico quando tem uma dor de garganta. ...
Abordar os factores de risco da doença arterial coronária. ...
Cuidar dos dentes e das gengivas.
A tosse é um sintoma de estenose aórtica?
Os sintomas de estenose aórtica incluem:
Desconforto no peito: a dor no peito pode piorar com a actividade e espalhar–se para o braço, pescoço ou mandíbula. O peito também pode sentir–se apertado ou contraído. Tosse, possivelmente com sangue.
A que velocidade progride a estenose?
De acordo com a Cleveland Clinic, estudos de cateterização e ecocardiográficos sugerem que, em média, a área da válvula diminui 0,1–0,3 centímetros quadrados por ano. A Cleveland Clinic também afirma que o gradiente de pressão sistólica através da válvula aórtica pode aumentar até 10–15 mm Hg por ano.
Que sintomas indicam um agravamento da estenose aórtica?
Dor ou aperto no peito.
Batimento cardíaco rápido e agitado.
Falta de ar.
Tonturas ou desmaios.
Aumento da exaustão após a actividade.
Tornozelos e pés inchados.
Dificuldade em dormir.
A estenose aórtica é considerada insuficiência cardíaca?
O desenvolvimento de insuficiência cardíaca em doentes com estenose aórtica está associado a uma elevada taxa de mortalidade, a menos que seja efectuada uma substituição da válvula aórtica. Existe um risco especialmente elevado de morte entre os doentes com estenose aórtica e fracção de ejecção diminuída.
Para mais perguntas, consulte As turbinas eólicas consomem electricidade?
A estenose aórtica causa perda de memória?
Uma avaliação neurocognitiva exaustiva revela um défice cognitivo cerebral significativo antes da substituição valvular aórtica transcateter em doentes com estenose aórtica, de acordo com dados publicados no Journal of American College of Cardiology.
Quantos tipos de puffs existem?
Os sopros sistólicos dividem–se em sopros de ejecção (muitas vezes devido ao fluxo sanguíneo através de um vaso estreitado ou de uma válvula irregular) e sopros de regurgitação (normalmente devido a regurgitação mitral ou tricúspide, em que o sangue vaza dos ventrículos para as aurículas). Sopro diastólico.
Qual é o som de um sopro cardíaco num ecocardiograma?
Um sopro cardíaco é um som causado pelo fluxo sanguíneo no coração. Em vez de “lub–dub“, o batimento cardíaco pode ter um som adicional, como um zumbido, um assobio ou um rangido. O som de assobio é causado pela vibração do sangue à medida que se desloca através do coração, o que normalmente não pode ser detectado com um estetoscópio.
Que tipo de sopro é a estenose aórtica?
O sopro típico da estenose aórtica é um sopro de ejecção mesossistólico crescendo–decrescendo, agudo e em forma de “diamante“, que se ouve melhor no bordo esternal superior direito e que se irradia para o pescoço e artérias carótidas (ver figura abaixo). Na estenose aórtica ligeira, o sopro atinge o seu pico no início da sístole.
Onde é que se ouve melhor o sopro da estenose aórtica?
Classicamente, o sopro da estenose aórtica é melhor ouvido na borda esternal superior direita (onde é duro e alto). Irradia para a área supraclavicular direita (a falta de radiação nesta área deve levantar a questão de outra causa do sopro).
Porque é que os sopros diastólicos são patológicos?
Todos os sopros diastólicos são patológicos e resultam de insuficiência valvular semilunar (aórtica ou pulmonar) ou de estenose valvular atrioventricular (i.e., mitral ou tricúspide).
O que é um sopro sistólico 1/6?
Classificação do sopro sistólico com base na intensidade do sopro
I/vi: Pouco audível. II/VI: Fraco mas facilmente audível. III/VI: Sopro forte sem tremor palpável.
Qual é o tipo mais comum de sopro no coração?
O tipo mais comum de sopro cardíaco é o chamado sopro cardíaco funcional ou inocente. Um sopro cardíaco inocente é o som do sangue a mover–se de forma normal num coração normal e saudável.
Quanto tempo se pode viver com um sopro no coração?
Se você ou o seu filho tiverem um sopro cardíaco inocente, podem viver uma vida completamente normal. Não lhe causará quaisquer problemas e não é um sinal de um problema no seu coração. Se tiver um sopro juntamente com qualquer um dos seguintes sintomas, consulte o seu médico: Está muito cansado.
Um batimento cardíaco irregular é considerado um sopro cardíaco?
Uma causa comum de um batimento cardíaco anormal é algo congénito, o que significa que a pessoa nasce com irregularidades estruturais que criam um sopro. Um orifício no coração ou uma anomalia numa válvula cardíaca podem estar presentes à nascença.
Como é que se descreve o sopro da estenose aórtica?
A estenose aórtica está associada a um sopro sistólico de ejecção que se ouve mais alto sobre a válvula aórtica. O sopro é descrito como tendo uma qualidade “crescendo–decrescendo“ (aparece em forma de diamante num fonograma). O sopro da estenose aórtica irradia habitualmente para as artérias carótidas.
O que é um sopro aórtico?
Os sopros cardíacos são sons, como o assobio, produzidos por sangue turbulento no coração ou perto dele. O médico pode ouvir estes sons com um estetoscópio. Um batimento cardíaco normal produz dois sons “lubb–dupp“ (por vezes descritos como “lub–DUP“) quando as válvulas cardíacas estão a fechar.
Quando é que um sopro no coração é grave?
Quando é que um sopro no coração se torna um problema
Uma válvula cardíaca mantém o sangue em movimento no coração... As anomalias das válvulas cardíacas podem causar um ou mais problemas, tais como Estenose, ou seja, não chega sangue suficiente ao coração, o que faz com que o coração não bombeie normalmente. Regurgitação, ou o coração não se fecha correctamente, causando fugas.
O que é que piora o sopro da estenose aórtica?
O sopro da estenose aórtica aumenta tipicamente com manobras que aumentam o volume e a contractilidade do VE (p. ex., elevações de pernas, agachamentos, libertação de Valsalva, após um batimento ventricular prematuro) e diminui com manobras que diminuem o volume do VE (manobra de Valsalva) ou aumentam a pós–carga (embraiagem isométrica).
!function(){const e=[“keydown“, “mousemove“, “wheel“, “touchmove“, “touchstart“, “touchend“];function t(){document.querySelectorAll(“link[data–pmdelayedstyle]“). forEach(function(e){e.setAttribute(“href“,e.getAttribute(“data–pmdelayedstyle“))}),e.forEach(function(e){window.removeEventListener(e,t,{passive:! 0})})}e.forEach(function(e){window.addEventListener(e,t,{passive:! 0})})}();const perfmattersDelayTimer = setTimeout(pmLoadDelayedScripts,10*1000);const perfmattersUserInteractions=[“keydown“, “mousemove“, “wheel“, “touchmove“, “touchstart“, “touchend“];perfmattersUserInteractions. forEach(function(event){window.addEventListener(event,pmTriggerDelayedScripts,{passive:!0})});function pmTriggerDelayedScripts(){pmLoadDelayedScripts();clearTimeout(perfmattersDelayTimer);perfmattersUserInteractions.forEach(function(event){window. removeEventListener(event, pmTriggerDelayedScripts,{passive:!0});});}function pmLoadDelayedScripts(){document.querySelectorAll(“script[data–pmdelayedscript]“).forEach(function(elem){elem.setAttribute(“src“,elem.getAttribute(“data–pmdelayedscript“));});});}
824756758928
824756758928
824756758928
824756758928
7263571938627
62415127826
O que é melhor TAVR ou Savr?
O TAVR é claramente o tratamento de escolha na maioria dos pacientes com mais de 80 anos de idade, onde as preocupações com a durabilidade não são geralmente aplicáveis. Em contraste, o SAVR continua a ser o tratamento por defeito nos pacientes com menos de 70 anos (e certamente 65 anos), dada a escassez de dados de durabilidade do TAVR a longo prazo em pacientes mais jovens.
O que é um sopro 2 6?
Grau 2/6 – Audível, mas fraco. Grau 3/6 – Facilmente audível. Grau 4/6 – Muito fácil de ouvir. Grau 5/6 – Muito forte. Grau 6/6 – Pode ser ouvido sem que o estetoscópio esteja em contacto com a parede torácica.
A regurgitação aórtica é um sopro diastólico?
Regurgitação aórtica (RA)
O sopro de regurgitação aórtica é um sopro diastólico decrescente, precoce, suave e agudo, que se ouve melhor no terceiro espaço intercostal à esquerda (ponto de Erb), no final da expiração, quando o doente está sentado e inclinado para a frente.
Porque é que o TAVR não é recomendado?
Como em qualquer procedimento médico, existe a possibilidade de risco. Os riscos mais graves do TAVR incluem morte, acidente vascular cerebral, lesões graves nas artérias ou hemorragias graves.
O TAVR é uma cirurgia de grande porte?
A Johns Hopkins realiza TAVR há mais de uma década e já efectuou cerca de 2000 procedimentos. No entanto, o TAVR continua sendo um procedimento de grande porte que apresenta riscos. A maioria dos procedimentos de TAVR é realizada sob sedação, sem a necessidade de anestesia geral.
Como é que se evita que a estenose aórtica se agrave?
Tomar medidas para prevenir a febre reumática. Pode fazê–lo certificando–se de que consulta o seu médico quando tem uma dor de garganta. ...
Abordar os factores de risco da doença arterial coronária. ...
Cuidar dos dentes e das gengivas.
A tosse é um sintoma de estenose aórtica?
Os sintomas de estenose aórtica incluem:
Desconforto no peito: a dor no peito pode piorar com a actividade e espalhar–se para o braço, pescoço ou mandíbula. O peito também pode sentir–se apertado ou contraído. Tosse, possivelmente com sangue.
A que velocidade progride a estenose?
De acordo com a Cleveland Clinic, estudos de cateterização e ecocardiográficos sugerem que, em média, a área da válvula diminui 0,1–0,3 centímetros quadrados por ano. A Cleveland Clinic também afirma que o gradiente de pressão sistólica através da válvula aórtica pode aumentar até 10–15 mm Hg por ano.
Que sintomas indicam um agravamento da estenose aórtica?
Dor ou aperto no peito.
Batimento cardíaco rápido e agitado.
Falta de ar.
Tonturas ou desmaios.
Aumento da exaustão após a actividade.
Tornozelos e pés inchados.
Dificuldade em dormir.
A estenose aórtica é considerada insuficiência cardíaca?
O desenvolvimento de insuficiência cardíaca em doentes com estenose aórtica está associado a uma elevada taxa de mortalidade, a menos que seja efectuada uma substituição da válvula aórtica. Existe um risco especialmente elevado de morte entre os doentes com estenose aórtica e fracção de ejecção diminuída.
Para mais perguntas, consulte As turbinas eólicas consomem electricidade? A estenose aórtica causa perda de memória?
Uma avaliação neurocognitiva exaustiva revela um défice cognitivo cerebral significativo antes da substituição valvular aórtica transcateter em doentes com estenose aórtica, de acordo com dados publicados no Journal of American College of Cardiology.
Quantos tipos de puffs existem?
Os sopros sistólicos dividem–se em sopros de ejecção (muitas vezes devido ao fluxo sanguíneo através de um vaso estreitado ou de uma válvula irregular) e sopros de regurgitação (normalmente devido a regurgitação mitral ou tricúspide, em que o sangue vaza dos ventrículos para as aurículas). Sopro diastólico.
Qual é o som de um sopro cardíaco num ecocardiograma?
Um sopro cardíaco é um som causado pelo fluxo sanguíneo no coração. Em vez de “lub–dub“, o batimento cardíaco pode ter um som adicional, como um zumbido, um assobio ou um rangido. O som de assobio é causado pela vibração do sangue à medida que se desloca através do coração, o que normalmente não pode ser detectado com um estetoscópio.
Que tipo de sopro é a estenose aórtica?
O sopro típico da estenose aórtica é um sopro de ejecção mesossistólico crescendo–decrescendo, agudo e em forma de “diamante“, que se ouve melhor no bordo esternal superior direito e que se irradia para o pescoço e artérias carótidas (ver figura abaixo). Na estenose aórtica ligeira, o sopro atinge o seu pico no início da sístole.
Onde é que se ouve melhor o sopro da estenose aórtica?
Classicamente, o sopro da estenose aórtica é melhor ouvido na borda esternal superior direita (onde é duro e alto). Irradia para a área supraclavicular direita (a falta de radiação nesta área deve levantar a questão de outra causa do sopro).
Porque é que os sopros diastólicos são patológicos?
Todos os sopros diastólicos são patológicos e resultam de insuficiência valvular semilunar (aórtica ou pulmonar) ou de estenose valvular atrioventricular (i.e., mitral ou tricúspide).
O que é um sopro sistólico 1/6?
Classificação do sopro sistólico com base na intensidade do sopro
I/vi: Pouco audível. II/VI: Fraco mas facilmente audível. III/VI: Sopro forte sem tremor palpável.
Qual é o tipo mais comum de sopro no coração?
O tipo mais comum de sopro cardíaco é o chamado sopro cardíaco funcional ou inocente. Um sopro cardíaco inocente é o som do sangue a mover–se de forma normal num coração normal e saudável.
Quanto tempo se pode viver com um sopro no coração?
Se você ou o seu filho tiverem um sopro cardíaco inocente, podem viver uma vida completamente normal. Não lhe causará quaisquer problemas e não é um sinal de um problema no seu coração. Se tiver um sopro juntamente com qualquer um dos seguintes sintomas, consulte o seu médico: Está muito cansado.
Um batimento cardíaco irregular é considerado um sopro cardíaco?
Uma causa comum de um batimento cardíaco anormal é algo congénito, o que significa que a pessoa nasce com irregularidades estruturais que criam um sopro. Um orifício no coração ou uma anomalia numa válvula cardíaca podem estar presentes à nascença.
Como é que se descreve o sopro da estenose aórtica?
A estenose aórtica está associada a um sopro sistólico de ejecção que se ouve mais alto sobre a válvula aórtica. O sopro é descrito como tendo uma qualidade “crescendo–decrescendo“ (aparece em forma de diamante num fonograma). O sopro da estenose aórtica irradia habitualmente para as artérias carótidas.
O que é um sopro aórtico?
Os sopros cardíacos são sons, como o assobio, produzidos por sangue turbulento no coração ou perto dele. O médico pode ouvir estes sons com um estetoscópio. Um batimento cardíaco normal produz dois sons “lubb–dupp“ (por vezes descritos como “lub–DUP“) quando as válvulas cardíacas estão a fechar.
Quando é que um sopro no coração é grave?
Quando é que um sopro no coração se torna um problema
Uma válvula cardíaca mantém o sangue em movimento no coração... As anomalias das válvulas cardíacas podem causar um ou mais problemas, tais como Estenose, ou seja, não chega sangue suficiente ao coração, o que faz com que o coração não bombeie normalmente. Regurgitação, ou o coração não se fecha correctamente, causando fugas.
O que é que piora o sopro da estenose aórtica?
O sopro da estenose aórtica aumenta tipicamente com manobras que aumentam o volume e a contractilidade do VE (p. ex., elevações de pernas, agachamentos, libertação de Valsalva, após um batimento ventricular prematuro) e diminui com manobras que diminuem o volume do VE (manobra de Valsalva) ou aumentam a pós–carga (embraiagem isométrica).
!function(){const e=[“keydown“, “mousemove“, “wheel“, “touchmove“, “touchstart“, “touchend“];function t(){document.querySelectorAll(“link[data–pmdelayedstyle]“). forEach(function(e){e.setAttribute(“href“,e.getAttribute(“data–pmdelayedstyle“))}),e.forEach(function(e){window.removeEventListener(e,t,{passive:! 0})})}e.forEach(function(e){window.addEventListener(e,t,{passive:! 0})})}();const perfmattersDelayTimer = setTimeout(pmLoadDelayedScripts,10*1000);const perfmattersUserInteractions=[“keydown“, “mousemove“, “wheel“, “touchmove“, “touchstart“, “touchend“];perfmattersUserInteractions. forEach(function(event){window.addEventListener(event,pmTriggerDelayedScripts,{passive:!0})});function pmTriggerDelayedScripts(){pmLoadDelayedScripts();clearTimeout(perfmattersDelayTimer);perfmattersUserInteractions.forEach(function(event){window. removeEventListener(event, pmTriggerDelayedScripts,{passive:!0});});}function pmLoadDelayedScripts(){document.querySelectorAll(“script[data–pmdelayedscript]“).forEach(function(elem){elem.setAttribute(“src“,elem.getAttribute(“data–pmdelayedscript“));});});}