A radiação emitida pela superfície terrestre tem comprimentos de onda mais longos ou mais curtos que a radiação solar?
Como a terra absorve apenas uma pequena fracção da energia do sol, permanece mais fria do que o sol e, portanto, emite muito menos radiação. A maior parte desta radiação emitida está em comprimentos de onda mais longos do que a radiação solar.
Como é que a quantidade de radiação emitida pela Terra difere da emitida pelo Sol?
Como é que a quantidade de radiação emitida pela Terra difere da emitida pelo Sol? A terra emite a maior parte da sua radiação em comprimentos de onda mais longos, entre 5 e 25 um, enquanto o sol emite a maior parte da sua radiação em comprimentos de onda inferiores a 2 um.
O Sol ou a Terra emitem radiação de comprimentos de onda mais longos?
A Terra irradia energia em comprimentos de onda muito mais longos do que o Sol porque é mais fria. Parte desta radiação de maior comprimento de onda é absorvida por gases com efeito de estufa que depois irradiam energia em todas as direcções, incluindo para baixo, prendendo o calor na atmosfera.
Que comprimento de onda de radiação emite a Terra?
A radiação emitida da Terra é chamada radiação de onda longa; cai dentro da porção infravermelha do espectro e tem comprimentos de onda típicos de 4 a 30 micrómetros (0,0002 a 0,001 polegadas). Os comprimentos de onda da radiação emitida por um corpo dependem da temperatura do corpo, tal como especificado pela lei de radiação de Planck.
De que forma é emitida radiação da superfície da Terra para a atmosfera?
Os comprimentos de onda visíveis da radiação solar passam facilmente através da atmosfera e chegam à Terra. Cerca de 51% desta luz solar é absorvida na superfície da Terra pela terra, água e vegetação. Parte desta energia é emitida a partir da superfície terrestre sob a forma de radiação infravermelha.
Para mais questões, ver Are the Dutch nice?
A radiação emitida pela Terra tem comprimentos de onda mais longos ou mais curtos em comparação com a radiação solar?
O Sol emite radiação a um comprimento de onda mais curto do que a Terra porque tem uma temperatura mais alta, e a curva de Planck para picos de temperatura mais altos a comprimentos de onda mais curtos. É por esta razão que a radiação da Terra é conhecida como onda longa e a radiação do Sol é chamada onda curta.
Que tipo de radiação electromagnética tem o maior comprimento de onda?
Ondas de rádio, raios infravermelhos, luz visível, raios ultravioleta, raios X e raios gama são todos os tipos de radiação electromagnética. As ondas de rádio têm o comprimento de onda mais longo e os raios gama têm o comprimento de onda mais curto.
Que tipo de radiação é emitida pela superfície da Terra?
O solo aquece e volta a emitir energia como radiação de ondas longas sob a forma de raios infravermelhos. A Terra emite radiação de ondas longas porque a Terra é mais fria do que o Sol e tem menos energia disponível para emitir.
Que radiação emitida pelo sol tem o maior comprimento de onda?
A intensidade da radiação emitida pelo sol tem o seu valor máximo a um comprimento de onda de 510 nm e a emitida pela estrela Polar tem o seu valor máximo a 350 nm.
Será que sentimos a radiação emitida pela Terra?
A superfície da Terra e a atmosfera absorvem a radiação solar e irradiam-na de novo como radiação de ondas longas. Sentimos esta radiação de ondas longas como calor. A energia irradiada da superfície terrestre sob a forma de calor, ou radiação infravermelha, é absorvida e reenviada pelos gases com efeito de estufa, o que impede a perda de calor da nossa atmosfera para o espaço.
O que acontece a esta radiação depois de ser emitida pela Terra?
Radiação LONG WAVE emitida
A radiação da atmosfera superior aquecida, juntamente com uma pequena quantidade da superfície da Terra, irradia para o espaço. A maior parte da radiação de ondas longas emitida aquece a atmosfera inferior, que, por sua vez, aquece a superfície do nosso planeta.
O que acontece à radiação solar quando esta entra na atmosfera terrestre?
A energia libertada pelo Sol é emitida como luz de ondas curtas e energia ultravioleta. Quando chega à Terra, uma parte é reflectida de volta ao espaço pelas nuvens, outra é absorvida pela atmosfera e outra é absorvida pela superfície da Terra…
O que determina o comprimento de onda da radiação emitida por um corpo?
O comprimento de onda da radiação emitida depende da temperatura dos objectos. Tal radiação é por vezes chamada radiação térmica. A maior parte da radiação emitida pelo corpo humano encontra-se na região infravermelha, principalmente no comprimento de onda de 12 micrómetros.
Em que comprimento de onda é que a superfície terrestre emite mais energia?
A radiação máxima do Sol está em comprimentos de onda visíveis e quase infravermelhos. A superfície da Terra é muito mais fria, apenas cerca de 15 graus Celsius em média. O pico de radiação da superfície está em comprimentos de onda de infravermelhos térmicos de cerca de 12,5 micrómetros.
Que tipo de radiação electromagnética é emitida pela superfície da Terra durante a noite?
Os cientistas da Terra estudam o infravermelho como a emissão térmica (ou calor) do nosso planeta. À medida que a radiação solar incidente atinge a Terra, alguma desta energia é absorvida pela atmosfera e pela superfície, aquecendo o planeta. Este calor é emitido da Terra sob a forma de radiação infravermelha.
Quanta radiação é emitida da superfície da Terra a 300K?
A radiação emitida pela superfície da Terra a 300K é de 459,27 Wm-2.
O que contribui com mais energia de radiação para a atmosfera terrestre?
Energia do sol
A maior parte da energia que chega à superfície da Terra provém do Sol ( Imagem abaixo ). Cerca de 44% da radiação do Sol está em comprimentos de onda de luz visível, mas o Sol também emite infravermelhos, ultravioletas e outros comprimentos de onda.
O que é a radiação da Terra?
A radiação atmosférica é o fluxo de energia electromagnética entre o Sol e a superfície terrestre, uma vez que é influenciada por nuvens, aerossóis e gases na atmosfera terrestre. Inclui tanto a radiação solar (luz solar) como a radiação de ondas longas (térmica).
Qual das radiações seguintes tem o comprimento de onda mais curto?
A opção correcta é 4, ou seja, radiação ultravioleta. O ultravioleta tem o comprimento de onda mais curto entre as opções dadas. Os raios gama têm o comprimento de onda mais curto e a maior energia do espectro electromagnético.
Que tipo de radiação é emitida pelo sol?
Toda a energia do Sol que chega à Terra chega como radiação solar, parte de uma grande colecção de energia chamada o espectro da radiação electromagnética. A radiação solar inclui luz visível, luz ultravioleta, infravermelhos, ondas de rádio, raios X e raios gama. A radiação é uma forma de transferência de calor.
Para mais perguntas, ver O que significa parar?
Que tipo de radiação térmica emite o quizlet terrestre?
Na Parte A, descobriu que a Terra emite apenas luz infravermelha. Esta luz infravermelha pode ser absorvida por gases com efeito de estufa, tais como dióxido de carbono e vapor de água, na atmosfera. Na realidade, todos os planetas terrestres emitem luz infravermelha da sua superfície.
Qual é o comprimento de onda mais longo para o comprimento de onda mais curto?
O espectro electromagnético inclui, desde o comprimento de onda mais longo ao mais curto: ondas de rádio, microondas, infravermelhos, ópticas, ultravioletas, raios X e raios gama.
Qual é a onda EM que tem o comprimento de onda mais curto?
Os raios gama têm os menores comprimentos de onda e a maior energia de qualquer outra onda do espectro electromagnético.
Qual é a intensidade espectral da radiação emitida por uma superfície?
Em radiometria, a intensidade radiante é o fluxo radiante emitido, reflectido, transmitido ou recebido, por unidade de ângulo sólido, e a intensidade espectral é a intensidade radiante por unidade de frequência ou comprimento de onda, dependendo se o espectro é tomado em função da frequência ou do comprimento de onda.
O que é o corpo negro na química?
Um objecto que absorve toda a radiação que cai sobre ele, em todos os comprimentos de onda, é chamado um corpo negro. Quando um corpo negro está a uma temperatura uniforme, a sua emissão tem uma distribuição de frequência característica dependente da temperatura. A sua emissão é chamada radiação de corpo negro.
Os raios gama têm comprimentos de onda curtos ou longos?
FONTES DE RAIOS GAMA
Os raios gama têm os menores comprimentos de onda e a maior energia de qualquer onda do espectro electromagnético.
Quando a radiação luminosa de ondas curtas é emitida pelo sol, é absorvida pela Terra e irradiada de novo como?
Quando a radiação solar de comprimento de onda curto não é interceptada pela atmosfera exterior ou camada de ozono, penetra na superfície do planeta, é absorvida pela superfície da Terra e irradia novamente como energia de um comprimento de onda mais longo (radiação infravermelha) porque a Terra é muito mais fria do que o Sol.
Qual a parte da terra que recebeu mais energia menos a menos energia?
Resumo. Grande parte da energia solar que chega à Terra atinge o equador. Muito menos energia solar chega aos pólos. A diferença na quantidade de energia solar impulsiona a circulação atmosférica.
Em que ângulo é que a terra recebe mais energia quando isto acontece?
O ângulo em que os raios do sol chegam à Terra está directamente relacionado com a intensidade da luz solar à superfície. Pense na experiência da tocha na aula. Em ângulos elevados (sessenta e cincoo-90o), a radiação solar é mais intensa.
O que controla a absorção da radiação solar na superfície da Terra?
Na secção anterior A radiação solar recebida, soube-se que 19 unidades de radiação solar recebida são absorvidas pela atmosfera (gases com efeito de estufa e nuvens), e 111 unidades de radiação infravermelha (terrestre) são absorvidas por gases com efeito de estufa e nuvens.
O que acontece à energia solar que não é absorvida pela superfície da Terra?
O que acontece à energia solar que não é absorvida pela superfície da Terra? É absorvido ou reflectido por nuvens, gases e pó, ou é reflectido da superfície da Terra…
O que acontece à radiação solar depois de chegar à Terra? Como é que os gases com efeito de estufa aquecem a atmosfera?
Como é que os gases de estufa aquecem a baixa atmosfera? À medida que a superfície terrestre absorve a radiação solar, a superfície torna-se mais quente e emite radiação infravermelha. Depois de absorver a radiação emitida da superfície, os gases com efeito de estufa voltam a emitir radiação infravermelha.
A que comprimentos de onda mais longos ou mais curtos corresponde uma temperatura mais alta e uma temperatura mais baixa?
Os objectos mais quentes emitem mais radiação do que os objectos mais frios em todos os comprimentos de onda. Além disso, quanto mais quente for um objecto, mais curto será o comprimento de onda do seu pico de emissão (ver figura 1).
Será que o comprimento de onda da radiação diminui a intensidade da radiação do corpo negro?
Explicação: No caso da radiação de corpo negro, à medida que o corpo aquece, o comprimento de onda da radiação emitida diminui. Contudo, a intensidade primeiro aumenta até um comprimento de onda específico e depois começa a diminuir à medida que o comprimento de onda continua a diminuir.
Porque é que existe uma distribuição de comprimentos de onda em vez de um único comprimento de onda?
Comprimentos de onda diferentes da luz vêm geralmente de diferentes regiões da atmosfera do Sol ou são devidos a átomos particulares que irradiam em comprimentos de onda específicos (linhas de emissão espectral).
Que tipo de radiação é emitida pela superfície da Terra?
O solo aquece e volta a emitir energia como radiação de ondas longas sob a forma de raios infravermelhos. A Terra emite radiação de ondas longas porque a Terra é mais fria do que o Sol e tem menos energia disponível para emitir.
Quando parte da camada de ozono é destruída, a radiação atinge a superfície da Terra em quantidades crescentes. Que tipo de radiação aumenta mais?
A camada de ozono apenas absorve fracamente UV-A (315 a 400 nm), luz visível e outras radiações solares. A exposição aos UV-A está associada ao envelhecimento prematuro da pele e a alguns tipos de cancro da pele. A destruição da camada de ozono aumenta principalmente a quantidade de radiação UV-B que atinge a superfície (Q16).
Para mais perguntas, ver Devo obter um tubo de descida?
Que tipos de radiação electromagnética do espaço chegam à superfície da Terra?
A maior parte da radiação electromagnética do espaço não pode alcançar a superfície da Terra. As frequências de rádio, a luz visível e alguma luz ultravioleta atingem o nível do mar. Os astrónomos podem observar alguns comprimentos de onda infravermelhos colocando telescópios no topo das montanhas.
Como é que os comprimentos de onda da radiação emitida pelo Sol diferem dos emitidos pela superfície terrestre?
O Sol emite radiação a um comprimento de onda mais curto do que a Terra porque tem uma temperatura mais alta, e a curva de Planck para picos de temperatura mais altos a comprimentos de onda mais curtos. É por esta razão que a radiação da Terra é chamada de onda longa e a radiação do Sol é chamada de onda curta.
Em que comprimento de onda é que a superfície terrestre emite mais energia?
A radiação máxima do Sol está em comprimentos de onda visíveis e quase infravermelhos. A superfície da Terra é muito mais fria, apenas cerca de 15 graus Celsius em média. O pico de radiação da superfície está em comprimentos de onda de infravermelhos térmicos de cerca de 12,5 micrómetros.
Qual a forma de energia electromagnética que tem o maior comprimento de onda?
Ondas de rádio, raios infravermelhos, luz visível, raios ultravioleta, raios X e raios gama são todos os tipos de radiação electromagnética. As ondas de rádio têm o comprimento de onda mais longo e os raios gama têm o comprimento de onda mais curto.
De que forma é emitida radiação da superfície da Terra para a atmosfera?
Os comprimentos de onda visíveis da radiação solar passam facilmente através da atmosfera e chegam à Terra. Cerca de 51% desta luz solar é absorvida na superfície da Terra pela terra, água e vegetação. Parte desta energia é emitida a partir da superfície terrestre sob a forma de radiação infravermelha.
Como é que a radiação que sai da Terra varia em relação à radiação solar recebida pela Terra?
No total, cerca de 70% da radiação recebida é absorvida pela atmosfera e superfície da Terra, enquanto cerca de 30% é reflectida de volta para o espaço e não aquece a superfície. A Terra irradia energia em comprimentos de onda muito mais longos do que o Sol porque é mais fria.
Como é que a atmosfera da Terra afecta o equilíbrio energético da radiação?
A absorção de radiação infravermelha que tenta escapar da Terra para o espaço é particularmente importante para o equilíbrio energético global. A absorção de energia pela atmosfera armazena mais energia perto da sua superfície do que se não houvesse atmosfera….
O que contribui com mais energia de radiação para a atmosfera da Terra?
Energia do sol
A maior parte da energia que chega à superfície da Terra provém do Sol ( Imagem abaixo ). Cerca de 44% da radiação do Sol está em comprimentos de onda de luz visível, mas o Sol também emite infravermelhos, ultravioletas e outros comprimentos de onda.
Porque é que a quantidade de radiação solar varia?
A quantidade de radiação solar que atinge a superfície terrestre varia muito devido à alteração das condições atmosféricas e à mudança de posição do sol, tanto durante o dia como ao longo do ano. As nuvens são a condição atmosférica predominante que determina a quantidade de radiação solar que chega à terra.
Que tipo de radiação tem um comprimento de onda mais curto e, portanto, um nível de energia mais elevado?
Os raios gama têm a energia mais elevada e o comprimento de onda mais curto. Depois vêm os raios X, luz ultravioleta, luz visível, radiação infravermelha e radiação de microondas.
Que tipo de radiação electromagnética emitida pelo sol é absorvida pela atmosfera terrestre e não atinge a superfície terrestre?
Felizmente, os raios UV-C não chegam à superfície da terra por causa da camada de ozono. Quando os raios UV-C encontram moléculas de ozono nas camadas superiores da atmosfera, a energia inerente a elas é suficiente para quebrar a ligação da molécula e absorver a energia.
Que tipo de energia electromagnética emite o quizlet Terra?
A maior parte da energia irradiada pela terra está sob a forma de radiação térmica infravermelha. A radiação ultravioleta e a luz visível são exemplos de radiação de ondas curtas.
Qual é a fonte de calor interna mais duradoura responsável pela actividade geológica?
Qual é a fonte de calor interna mais importante e duradoura responsável pela actividade geológica? Decadência radioactiva.
Qual é o comprimento de onda mais longo para o comprimento de onda mais curto?
O espectro electromagnético inclui, desde o comprimento de onda mais longo ao mais curto: ondas de rádio, microondas, infravermelhos, ópticas, ultravioletas, raios X e raios gama.
Que tipo de radiação tem o quizlet de comprimento de onda mais curto?
A radiação electromagnética que tem o comprimento de onda mais curto é a radiação gama e as ondas de rádio têm o comprimento de onda mais longo.