As cláusulas dependentes precisam de vírgulas?

Para anexar uma cláusula dependente, usar uma vírgula se esta vier antes da cláusula independente; não usar uma vírgula se esta vier depois da cláusula independente, a menos que seja uma “palavra de contraste” (embora, embora, embora, embora, enquanto).

Quais são as regras para as cláusulas dependentes?

Uma cláusula dependente é um grupo de palavras que contém um assunto e um verbo, mas não exprime um pensamento completo. Uma cláusula dependente não pode ser uma frase… Muitas vezes, uma cláusula dependente é marcada com uma palavra marcadora dependente.

Quais são os exemplos de cláusulas dependentes?

  • Quando o presidente chega.
  • Porque não posso esperar pelo autocarro.
  • Como se eu soubesse o que ia acontecer.
  • Que a sua irmã possa.
  • Se puder trabalhar aos domingos.
  • Até o sol se pôr.


  • Enquanto as flores ainda estão a florir.
  • Sempre que o visitar.

Que frase utiliza correctamente uma vírgula para aderir a uma cláusula independente e dependente?

Resposta: A resposta é: Embora estivesse ansioso pelo concerto, estava demasiado cansado para ir.

Como é iniciada uma cláusula dependente?

As cláusulas dependentes, que começam com conjunções subordinadas tais como “enquanto”, “aquilo” ou “a menos que”, dão informação de fundo, mas não podem ficar por si próprias como frases.



Utiliza uma vírgula entre cláusulas dependentes e independentes?

Se a cláusula dependente vier primeiro (mais uma vez, como introdução à cláusula principal), é seguida de uma vírgula (como nesta frase e na seguinte). Se a cláusula independente vier primeiro, nenhuma pontuação separa as duas.

Como é que se identifica uma cláusula dependente?

Se a cláusula do substantivo actuar como objecto da frase, não está dependente. No entanto, se a cláusula do substantivo estiver a tomar o lugar de um objecto, é uma cláusula dependente.

Para mais dúvidas, ver quantos buracos no corpo feminino.

Ao juntar duas cláusulas independentes com uma vírgula, deve um espaço em branco acompanhar a vírgula?

Quando uma conjunção de coordenação une duas cláusulas independentes, é utilizada uma vírgula antes da conjunção de coordenação (a menos que as duas cláusulas independentes sejam muito curtas). Conjunções que não sejam seguidas por elementos não essenciais nunca devem ser seguidas por vírgulas.



Como é que se insere uma cláusula dependente numa frase?

Para combinar duas cláusulas independentes (frases completas), usar um ponto-e-vírgula ou uma vírgula e uma conjunção. Para anexar uma cláusula dependente, usar uma vírgula se esta vier antes da cláusula independente; não usar uma vírgula se esta vier depois da cláusula independente, a menos que seja uma “palavra de contraste” (embora, embora, embora, embora, enquanto).

Haverá uma vírgula antes como se?

Purdue OWL diz para colocar uma vírgula antes de “como se”, se for usada como uma conjunção subordinada para aderir a cláusulas independentes….



O que é um exemplo de uma cláusula independente?

Cláusula independente; cláusula independente. Exemplo: estava cansado de trabalhar o dia todo; decidi deitar-me cedo… Utilizar um ponto-e-vírgula antes e uma vírgula depois dos advérbios conjuntivos (palavras de ligação) listados abaixo. O que se segue é uma cláusula independente.

Que frase utiliza correctamente as vírgulas?

Explicação: Uma vírgula é normalmente usada quando existem vários lugares ou coisas dentro de uma frase. Neste caso, está a dizer que uma pessoa foi ao supermercado, ao parque e ao ginásio. A opção que melhor se adequaria à questão seria “D”.



Está errada uma emenda de vírgulas?

É incorrecto juntar duas cláusulas independentes com uma vírgula… Este erro chama-se emenda de vírgula. Por exemplo: eu fui ao centro comercial, Jane estava lá.

Uma cláusula dependente pode ficar sozinha?

Identificação de cláusulas dependentes

Ao contrário de uma cláusula independente, uma cláusula dependente não pode permanecer sozinha como uma frase completa.

Em que parte da frase deve ser colocada uma vírgula?



Usar vírgulas após a) cláusulas introdutórias, b) frases ou c) palavras que precedem a cláusula principal. uma. As palavras iniciais comuns para as cláusulas introdutórias que devem ser seguidas por uma vírgula incluem depois, embora, como, porque, se, desde, quando, enquanto, como.

Que pontuação é utilizada após uma cláusula independente para introduzir uma lista?

Coron. Os cólons são utilizados principalmente para introduzir uma lista, citação, ou explicação após uma cláusula independente (frase completa). Utilize dois pontos no final de uma declaração completa para introduzir uma lista.

Será que precisamos de uma vírgula antes porque?



Na maioria das vezes, não se deve usar uma vírgula antes, porque ao ligar duas cláusulas de uma frase. Porque é uma conjunção subordinada, o que significa que liga uma cláusula subordinada a uma cláusula independente; o bom estilo dita que não deve haver vírgula entre estas duas cláusulas.

Devo colocar uma vírgula antes de y?

A palavra e é uma conjunção, e quando uma conjunção une duas cláusulas independentes, é necessário usar uma vírgula com ela. O lugar apropriado para a vírgula é antes da conjunção. Na segunda-feira veremos a Torre Eiffel, e na terça-feira visitaremos o Louvre.

Existe uma vírgula após uma cláusula de if?

Utilizar uma vírgula após a cláusula if quando a cláusula if precede a cláusula principal. Se eu tivesse tido tempo, teria limpo a casa. Se a cláusula principal precede a cláusula if, a pontuação não é necessária. Eu teria limpado a casa se tivesse tempo.

Quando é que uma cláusula dependente surge no início de uma frase?

Se a cláusula dependente estiver no início da frase, é necessária uma vírgula para a separar da cláusula independente. Se a cláusula independente vier primeiro, não é necessária vírgula para separar as cláusulas.

Quais são os 3 tipos de cláusulas dependentes?

Existem três tipos de cláusulas dependentes: cláusulas nominais, cláusulas adjectivas e cláusulas adverbiais.

Utiliza uma vírgula depois dela se não o fizer?

Ao utilizar “se não” como cláusula condicional (para coisas susceptíveis de acontecer), acrescentar uma vírgula após “se não” no início de uma frase. Caso contrário, não poderá ir ao cinema. No entanto, não utilizar uma vírgula quando “se não” vier no final da frase.

Para mais perguntas, ver Como é que os chimpanzés se cumprimentam uns aos outros?

Será que uma vírgula separa duas cláusulas independentes?

Só podem ser transformadas numa frase composta com ponto e vírgula entre as duas cláusulas independentes. O ponto-e-vírgula tem mais força que a vírgula. Assim, pode separar duas cláusulas independentes por si só; uma vírgula não pode separar duas cláusulas independentes a menos que seja seguida por uma conjunção de coordenação (FANBOYS).

Como se sabe se uma frase é uma cláusula independente?

Uma cláusula independente contém um assunto, um verbo e um pensamento completo. Uma cláusula dependente contém um assunto e um verbo, mas não um pensamento completo. 1. uma SIMPLES ENVIO tem uma cláusula independente.

O que é um exemplo de uma cláusula dependente e independente?

Cada frase deve ter pelo menos uma cláusula independente. Uma cláusula dependente combina com uma cláusula independente para fazer uma frase mais longa. Exemplos: Quando Ronnie chegar, vamos começar a música. Se a Denise se atrasar para a aula, dir-lhe-ei os seus trabalhos de casa.

Porque é que as cláusulas dependentes não podem ficar por conta própria?

Uma cláusula dependente não pode permanecer sozinha como uma frase. Como uma cláusula independente, tem um sujeito e um verbo. No entanto, pode não expressar um pensamento completo e pode começar com uma palavra-sinal chamada uma conjunção subordinada.

Quando uma cláusula dependente aparece no início de uma frase complexa, deve ser seguida de uma vírgula?

Uma frase composta-complexa contém duas ou mais cláusulas independentes e pelo menos uma cláusula dependente. Regra: Quando uma frase começa com uma cláusula dependente que se aplica a duas cláusulas independentes que se seguem, inserir uma vírgula após a cláusula dependente mas não inserir uma vírgula entre as cláusulas independentes.

Qual das frases seguintes é que Steve usa correctamente as vírgulas?

Resposta. Resposta: é a opção D. Steve diz que finalmente vai limpar a sua garagem, mas eu pessoalmente não acredito nele.

É a vírgula de Oxford?

A vírgula de Oxford é a vírgula colocada antes da conjunção no final de uma lista de coisas. Por exemplo, em “a bandeira era vermelha, branca e azul”, a vírgula de Oxford seria a anterior a “e”. Os proponentes da vírgula Oxford dizem que é necessário eliminar a ambiguidade nas frases.

Como se pode evitar uma emenda de vírgulas e uma frase de corrida?

  1. OPÇÃO 1: Utilizar uma vírgula e uma conjunção de coordenação.
  2. OPÇÃO 2: Utilizar um ponto-e-vírgula.
  3. OPÇÃO 3: Usar um ponto e vírgula, uma palavra de transição e uma vírgula.
  4. OPÇÃO 1: Utilizar uma conjunção subordinada após a cláusula independente.

O que são ponto-e-vírgula e vírgula?

Não há muita diferença na sua aparência, mas há um mundo de diferença no que significam. Uma vírgula significa uma pausa enquanto uma paragem completa… um período significa que terminou. Uma vírgula é usada para dar espaço enquanto uma paragem completa… uma paragem completa diz que não há mais espaço para dar porque o fim chegou.

Que frase utiliza correctamente uma vírgula para iniciar uma frase introdutória?

Regra: Usar uma vírgula após uma cláusula ou frase introdutória. Uma vírgula diz aos leitores que a cláusula ou frase introdutória chegou ao fim e que a parte principal da frase está prestes a começar. Quando Evan estava pronto para passar a ferro, o seu gato tropeçou no cordão.

Para mais perguntas, ver Como ligo a minha conta Epic à minha PS4?

Como evitar uma emenda de vírgulas?

A forma mais fácil de corrigir uma emenda de vírgula é separar as duas frases unidas incorrectamente. Basta substituir a vírgula por uma paragem completa. As duas frases podem soar um pouco abruptas colocadas uma após a outra, mas pelo menos serão gramaticais: completei o meu ensaio.

Quais são as 6 regras de vírgula?

  • Ponha uma vírgula antes para, e, não, mas, ou, ainda, assim (FANBOYS), quando ligam dois.
  • Colocar uma vírgula após uma expressão introdutória que não flua facilmente para o interior.
  • Colocar uma vírgula entre os elementos de uma série.
  • Coloque vírgulas em torno de uma expressão que interrompe o fluxo da frase (como por exemplo.

Preciso de vírgulas nesta frase?

Utilizar uma vírgula antes de qualquer conjunção de coordenação que ligue duas cláusulas independentes. Utilizar uma vírgula após uma cláusula dependente que inicia uma frase. Utilizar vírgulas para compensar os apócrifos do resto da frase. Usar vírgulas para separar os elementos de uma série.

Pode uma cláusula dependente seguir-se a dois pontos?

Aqui está a nossa sugestão: em geral, a primeira palavra a seguir a dois pontos deve ser escrita em minúsculas se as palavras a seguir a dois pontos formarem uma cláusula dependente (isto é, se não conseguirem manter-se por si sós como uma frase completa). Se a frase seguinte for uma cláusula completa (independente), pode optar por capitalizá-la ou não.

Deve uma cláusula independente seguir-se a dois pontos?

Um cólon deve ser precedido por uma cláusula independente completa. Portanto, evite usá-lo entre um verbo e o seu objecto ou complemento, entre uma preposição e o seu objecto, e depois, incluindo, ou por exemplo, por exemplo.

Como são ensinadas as cláusulas independentes e dependentes?

Retire a conjunção subordinada de uma cláusula dependente e tem uma cláusula independente. Adicione uma conjunção subordinada a uma cláusula independente e tem uma cláusula dependente. Quando os estudantes se sentem confortáveis com conjunções subordinadas, devem introduzir pronomes relativos.

O que é a regra das vírgulas de Oxford?

A própria definição Oxford da vírgula é “uma vírgula utilizada após o penúltimo item de uma lista de três ou mais itens, antes de ‘e’ ou ‘ou'”. Por exemplo: “Hoje fui almoçar com os meus colegas de quarto, Tom e Molly”.

Quando deve uma cláusula relativa ser separada do resto da frase por vírgulas?

Não é necessário colocar uma vírgula antes das cláusulas relativas restritivas. Por outro lado, as cláusulas relativas não restritivas devem ser separadas do resto da frase por uma vírgula ou vírgula. Por exemplo: uma lista de conteúdos teria facilitado a navegação pelo livro, que também carece de um mapa.

O que dizem a cláusula if e a cláusula principal em cada frase?

Uma sentença condicional expressa a ideia de que a acção na cláusula principal (a cláusula de resultado) só pode ocorrer quando uma determinada condição (a cláusula que começa por se) é cumprida. A cláusula if declara a condição e a cláusula principal declara o resultado.

Qual é a cláusula if-clause e a cláusula principal?

A cláusula if utiliza o presente contínuo ou o presente simples, enquanto a cláusula principal utiliza um verbo modal… Muitas vezes, a cláusula condicional oferece sugestões ou conselhos. São um tipo de cláusula subordinada, mais frequentemente introduzida pelas conjunções “se” ou “a menos que”.

Na cláusula if?

Muitos escritores questionam-se se é igualmente correcto usar “vontade” ou “faria” numa cláusula de “se”. A resposta curta é não, mas existem excepções à regra.