As estatinas podem causar rabdomiólise?

As estatinas podem causar rabdomiólise? No entanto, o risco de desenvolver rabdomiólise a partir do tratamento com estatinas é muito baixo, cerca de 1,5 por 100.000 pessoas que tomam estatinas. A rabdomiólise ou formas mais brandas de inflamação muscular das estatinas podem ser diagnosticadas com um teste sanguíneo que mede os níveis da enzima creatinina quinase.

Quais as estatinas que causam mais rabdomiólise?

Drogas e doses de estatina

simvastatina foi o fármaco de estatina mais comum reportado em associação com rabdomiólise (55 casos), mais comummente tomado a uma dose de 40 mg/dia. A atorvastatina foi a segunda droga mais comum (20 casos), utilizada numa dose de 10 mg/dia.

Qual a estatina que provoca a menor rabdomiólise?

Qualquer estatina pode causar qualquer sintoma muscular, desde a mialgia leve à rabdomiólise. fluvastatina e pravastatina, duas estatinas de potência relativamente baixa que não são metabolizadas por CYP3A4, têm o menor risco de rabdomiólise; a simvastatina de dose elevada (80 mg) tem o maior risco.

Que medicamentos aumentam o risco de rabdomiólise?

  • Estatinas (inibidores de 3-hidroxi-3-metilglutaril coenzima A reductase)
  • Anti-histamínicos (particularmente em crianças)
  • Salicilatos
  • Cafeína.
  • Derivados de ácido fibrico (por exemplo, bezafibrato, clofibrato, fenofibrato, gemfibrozil)


  • Neurolépticos/antipsicóticos.

Porque é que as estatinas causam rabdomiólise?

A rabdomiólise é um efeito secundário bem documentado da terapia com estatinas. Este risco é aumentado com o uso simultâneo de medicamentos que inibem o citocromo p450-3A4 (CYP3A4), tais como os antibióticos macrolídeos.

Como sabe se tem lesões musculares causadas por estatinas?

A rabdomiólise ou formas mais brandas de inflamação muscular das estatinas podem ser diagnosticadas com um teste sanguíneo que mede os níveis da enzima creatinina quinase. Se notar dores e dores musculares moderadas ou severas após iniciar uma estatina, contacte o seu médico.

As estatinas podem causar lesões musculares permanentes?

Muito raramente, as estatinas podem causar danos musculares potencialmente fatais chamados rabdomiólise (rab-doe-my-OL-ih-sis). A rabdomiólise pode causar dores musculares graves, lesões hepáticas, insuficiência renal e morte.



Quanto tempo depois de parar as estatinas pára a dor muscular?

Cerca de 5-10% das pessoas que experimentam estatinas são afectadas. É mais comum nos idosos, nas mulheres e naqueles que tomam as estatinas mais fortes. Felizmente, estes efeitos desaparecem no prazo de um mês após a interrupção do tratamento com estatina.

As estatinas podem afectar o músculo cardíaco?

Uma vez que as estatinas podem causar danos musculares, teoricamente também podem danificar o coração, que é essencialmente um músculo grande, embora não haja provas de que seja esse o caso.

As estatinas causam espasmos musculares?

Ouvimos também de muitas pessoas que as estatinas podem causar espasmos musculares, fadiga, problemas de memória e sintomas semelhantes à doença de Lou Gehrig. Existem outras formas de controlar o colesterol e reduzir o risco de doenças cardíacas. Pergunte ao seu médico sobre medicamentos tais como colestiramina, niacina e aspirina.

A rabdomiólise induzida por estatinas é reversível?

Embora a miopatia causada pelas estatinas possa ser ligeira e revertida quando a droga é parada, pode apresentar-se como rabdomiólise ou lesão muscular grave.

Porque é que continuo a receber rabdomiólise?

As causas mais comuns de episódios únicos de rabdomiólise são o abuso de drogas, o exercício e a imobilidade. Os defeitos em β-oxidação dos ácidos gordos são a miopatia metabólica mais comum que causa a rabdomiólise induzida pelo exercício recorrente.



As estatinas podem causar enzimas musculares elevadas?

Um efeito secundário raro mas preocupante de tomar uma estatina que diminui o colesterol é a decomposição do tecido muscular. Para evitar isto, as pessoas que tomam estatinas são frequentemente aconselhadas a fazer análises sanguíneas regulares para detectar níveis crescentes de creatina cinase (CK), um subproduto da ruptura muscular.

O que é um sintoma chave da rabdomiólise?

Os principais sinais de rabdomiólise incluem: Inchaço muscular. Músculos fracos, tenros e doridos. Urina escura que é castanha, vermelha ou cor de chá.

A atorvastatina pode causar rabdomiólise?

Embora muito rara, a rabdomiólise é o efeito secundário mais perigoso da terapia com estatina. Atorvastatina, uma das estatinas mais populares e seguras, é uma complicação pouco frequente mas comum da rabdomiólise. A rabdomiólise induzida por estatinas pode ocorrer mesmo após 4-5 anos de utilização regular e sem problemas.



As estatinas podem causar dores musculares no peito?

Dor no peito e intolerância à estatina são dois problemas comuns que os cardiologistas encontram frequentemente. Os sintomas musculares associados às estatinas são incomuns e normalmente envolvem as extremidades proximais.

Quais são os efeitos secundários negativos da atorvastatina?

  • Sintomas semelhantes aos do frio.
  • Dor nas articulações.
  • Diarreia.


  • Infecção do tracto urinário.
  • Dor de estômago.
  • Náuseas.
  • Dores musculares e espasmos.
  • Dificuldade em cair e em adormecer.


Qual é a sensação de miopatia estatinal?

Sintomas de miopatia induzida por estatinas

As queixas comuns, especialmente na parte inferior do corpo, incluem: cãibras, peso, rigidez.

A rosuvastatina pode causar rabdomiólise?



A rosuvastatina é hidrofílica por natureza e não é amplamente metabolizada pelo sistema hepático P450. De facto, as taxas de toxicidade muscular com rosuvastatina 20 mg por dia eram semelhantes às taxas com placebo. 9 No entanto, houve relatos de rabdomiólise com doses mais elevadas de rosuvastatina em doentes propensos à miopatia.

As estatinas podem causar miosite?

O efeito adverso mais grave das estatinas é a miotoxicidade, sob a forma de miopatia, mialgia, miosite ou rabdomiólise. Os ensaios clínicos geralmente definem a toxicidade da estatina como a mialgia ou fraqueza muscular com níveis de creatina cinase (CK) superiores a 10 vezes o limite superior do normal.

Os danos causados pela estatina são reversíveis?

Os danos são normalmente reversíveis quando uma pessoa deixa de tomar a estatina. Mais raramente, um tipo grave de lesão muscular chamado rabdomiólise pode ocorrer em cerca de 2-3 em cada 100.000 pessoas que tomam este tipo de medicamento por ano.

Quanto tempo dura a miopatia induzida por estatinas?

Para a maioria dos pacientes, os sintomas da miopatia induzida pela terapia com estatina resolvem-se relativamente depressa; contudo, os resultados do estudo PRIMO mostraram que pode levar até 2 meses para que os sintomas se resolvam.

O que se pode tomar em vez de estatinas?

https://www.youtube.com/watch?v=chTaWcyGfO8

  • Fibrados. Utilizado principalmente para reduzir os níveis de triglicéridos em doentes cujos níveis são muito elevados e podem causar pancreatite.
  • Estanóis e esteróis vegetais.
  • Colestiramina e outras resinas de ligação de ácidos biliares.
  • Niacina.
  • policosanol.
  • Extracto de Arroz Fermentado Vermelho (RYRE)
  • Produtos naturais.

Será que os efeitos secundários das estatinas desaparecem?

Os efeitos secundários das estatinas costumam fazer com que as pessoas interrompam o tratamento – mas a maioria dos pacientes que regressam a elas superam os efeitos secundários e continuam a tomar os seus medicamentos a longo prazo, relatado em Annals of Internal…

Onde é que se sente a dor muscular das estatinas?

As dores musculares relacionadas com estatina, caso ocorram, ocorrem geralmente nos primeiros meses após o início da toma do medicamento ou aumento da dose. Pode sentir dores constantes ou fraqueza nos ombros, coxas, ancas ou vitelos. Se for como a maioria das pessoas, afectará ambos os lados do seu corpo igualmente.

Será que as estatinas fazem mais mal do que bem?

Os investigadores advertem que “a menos que um paciente esteja em alto risco de ataque cardíaco ou AVC, as estatinas podem causar mais danos do que bem”.