Como administrar a injecção de busulfan?
Como é dada a injecção de busulfan? O busulfan vem como solução (líquido) para ser administrado por via intravenosa (numa veia) durante 2 horas por um médico ou enfermeiro num centro médico. É normalmente administrado a cada 6 horas durante 4 dias (para um total de 16 doses) antes do transplante de medula óssea.
Como é dado o busulfan?
A injecção de Busulfan é administrada como uma infusão de duas horas a cada 6 horas durante 4 dias consecutivos para um total de 16 doses antes do transplante de células progenitoras ciclofosfamídicas ou melfalanas e hematopoiéticas (HPCT).
Como se dilui o busulfan?
BUSULFEX deve ser diluído antes da infusão intravenosa com injecção de cloreto de sódio 0,9%, USP (solução salina normal) ou injecção de dextrose 5%, USP (D5W). A quantidade de diluente deve ser 10 vezes o volume de BUSULFEX, de modo a que a concentração final de busulfan seja aproximadamente 0,5 mg por mL.
Que tipo de droga é busulfan?
busulfan é um medicamento de quimioterapia. É um tratamento para a leucemia mielóide crónica (LMC) e alguns tipos de cancros sanguíneos chamados síndromes mielodisplásticas (MDS). Ou pode recebê-lo como um tratamento antes de um transplante de células estaminais ou medula óssea.
Como é que o busulfan é excretado?
Excreção: Após a administração de busulfan 14C rotulado a humanos, aproximadamente 30% da radioactividade foi excretada na urina durante 48 horas; quantidades negligenciáveis foram recuperadas em fezes.
Qual é o nome comercial do busulfan?
Dosagem de Myleran,Busulfex(busulfan), indicações, interacções, efeitos adversos e muito mais.
O busulfan causa queda de cabelo?
A queda de cabelo é rara com doses baixas de busulfan. Se estiver a receber tratamento com altas doses de busulfan, todo o cabelo da sua cabeça irá cair. As suas pestanas, sobrancelhas e outros pêlos do corpo também podem ficar finos ou cair.
O que é o condicionamento busulfan?
O busulfan intravenoso está gradualmente a substituir a radiação corporal total como tratamento “condicionante” pré-transplante tanto para pacientes pediátricos como para adultos. Isto é especialmente importante em crianças porque a radiação corporal total afecta o desenvolvimento físico e mental.
Quanto tempo depois do busulfan pode ser dado o Tylenol?
O fabricante de Busulfex recomenda não dar paracetamol nas 72 horas anteriores ao início ou conclusão da terapia com busulfan, para evitar o risco de mielossupressão, convulsões e doença venooclusiva [13].
O busulfan é uma substância controlada?
Myleran é utilizado no tratamento de transplante de medula óssea; leucemia mielogénica crónica e pertence à classe de medicamentos dos agentes alquilantes. Há provas positivas de risco fetal humano durante a gravidez. O Myleran 2 mg não é uma substância controlada ao abrigo da Lei das Substâncias Controladas (CSA).
O busulfan ainda é utilizado?
Busulfan é utilizado em pediatria e adultos em combinação com ciclofosfamida ou fludarabina/clofarabina como agente condicionante antes do transplante de medula óssea, especialmente em leucemia mielóide crónica (LMC) e outras leucemias, linfomas e doenças mieloproliferativas.
O que são danos nos pulmões do busulfan?
O busulfan pode causar a doença intersticial do pulmão de fibrose (“busulfan lung”) com uma incidência estimada de 6% [5]. Começa gradualmente, causa dispneia e tosse, e é frequentemente acompanhado por pigmentação cutânea. Ocorre geralmente após tratamento prolongado (média de 41 meses, dose cumulativa de 2900 mg).
O que é o teste do busulfan?
Busulfan trabalha para abater, ou destruir, as células da medula óssea do próprio paciente em preparação para a introdução de novas células estaminais da medula óssea. Se for dado muito pouco busulfan, algumas células cancerosas da medula óssea podem permanecer, resultando num transplante falhado.
O que é o anel básico do busulfan?
Busulfan é um éster de metanossulfonato de sebutano-1,4-dioleno no qual os hidrogénios dos grupos hidróxi são substituídos por grupos metanossulfonilo. É um agente alquilante antineoplástico utilizado para o tratamento da leucemia mielóide crónica (embora tenha sido largamente substituído por drogas mais recentes).
O que é o MOA do busulfan?
MECANISMO DE ACÇÃO:
Busulfan é um agente alquilante bifuncional. 3-5 Após absorção sistémica, os iões de carbonio formam-se rapidamente, resultando em alquilação do ADN.
O que é o metabolito do busulfan?
O Busulfan é utilizado em transplantes de células estaminais hematopoiéticas, mas o seu sistema farmacológico não foi descrito. O metabolito busulfanEdAG activa irreversivelmente as cisteínas do sítio da glutaredoxina in vitro. O metabolismo do busulfan leva à inactivação das glutaredoxinas através da modificação covalente pela EdAG.
Qual é o efeito secundário da daunorubicina?
Os efeitos secundários comuns da Cerubidina incluem: náuseas, vómitos, obstipação, diarreia e perda de apetite. A Cerubidina pode fazer com que a urina adquira uma cor avermelhada.
Como é tomada a clorpromazina?
A clorpromazina vem como uma pastilha para tomar por via oral. A clorpromazina é normalmente tomada duas a quatro vezes por dia. Quando a clorpromazina é usada para controlar náuseas e vómitos, é geralmente tomada a cada 4 a 6 horas, conforme necessário.
Quem faz carmustine?
Produção. O carmustine para injecção foi comercializado sob o nome BiCNU pela Bristol-Myers Squibb e é agora comercializado pela poremcure pharmaceuticals.
Qual é o medicamento de quimioterapia mais potente?
A doxorubicina (Adriamycin) é um dos medicamentos de quimioterapia mais potentes alguma vez inventados. Pode matar células cancerosas em todos os pontos do seu ciclo de vida e é utilizada para tratar uma grande variedade de cancros.
Que droga de quimioterapia é o diabo vermelho?
Podem ser removidas as presas do diabo vermelho?doxorubicinano velho medicamento de quimioterapia que ostenta este apelido invulgar devido à sua tonalidade distintiva e toxicidade temível, continua a ser um tratamento chave para muitos pacientes com cancro.
Toda a gente perde o seu cabelo durante a quimioterapia?
A quimioterapia pode causar queda de cabelo em todo o seu corpo – não apenas no seu couro cabeludo. Por vezes, pestanas, sobrancelhas, axilas, pêlos pubianos e outros pêlos do corpo também caem. Alguns medicamentos de quimioterapia são mais susceptíveis do que outros de causar queda de cabelo, e doses diferentes podem causar qualquer coisa, desde o simples desbaste até à calvície total.
O busulfan causa leucemia secundária?
As convulsões podem ocorrer com doses elevadas utilizadas no transplante de medula óssea. Os medicamentos anticonvulsivos são frequentemente utilizados para prevenir isto. O risco aumentado de cancro secundário, como a leucemia aguda, especialmente com a utilização a longo prazo do medicamento.
Perde o seu cabelo com um transplante de medula óssea?
Queda de cabelo. Pode perder todo o seu cabelo. Isto inclui pestanas, sobrancelhas, axilas, pernas e por vezes pêlos púbicos. Normalmente começa gradualmente dentro de 2 a 3 semanas após o início do tratamento.
Para que é utilizada a ciclofosfamida?
A ciclofosfamida é utilizada para tratar os cancros do ovário, peito, sangue e sistema linfático, e nervos (principalmente em crianças). A ciclofosfamida é também utilizada para o retinoblastoma (um tipo de cancro ocular que afecta principalmente as crianças), mieloma múltiplo (cancro na medula óssea) e micose fungóide (tumores de pele).
A clorambucil é uma quimioterapia?
O clorambucil é um medicamento de quimioterapia e é também conhecido pelo seu nome comercial Leukeran. É utilizado principalmente para tratar: leucemia linfocítica crónica (CLL) linfoma não-Hodgkin.