Como começou a música do Impressionismo?
Impressionismo, na música, um estilo iniciado pelo compositor francês Claude Debussy no final do século XIX. O termo, que é algo vago em referência à música, foi introduzido por analogia com a pintura francesa contemporânea; não foi apreciado pelo próprio Debussy.
O que é o Impressionismo e como é que começou?
O impressionismo foi um movimento artístico radical que começou nos finais do século XIX, centrado principalmente em torno de pintores parisienses. Os impressionistas revoltaram-se contra o tema clássico e abraçaram a modernidade, desejando criar obras que reflectissem o mundo em que viviam.
Onde começou a música do Impressionismo?
França
Originário de França, o impressionismo musical é caracterizado pela sugestão e atmosfera, e evita os excessos emocionais da era Romântica. Os compositores impressionistas favoreceram formas curtas como o nocturno, o arabesco e o prelúdio, e exploraram frequentemente escalas incomuns como toda a escala de tons.
O que influenciou a música impressionista?
Debussy foi particularmente inspirado pela água. Os poetas simbolistas da época também influenciaram os compositores impressionistas. O “Clair de Lune” de Paul Verlaine e o “Prelúdio à Tarde de um Fauno” de Stéphane Mallarmé foram belos, mas obscuros, tal como a música de Debussy baseada nestes poemas.
Quando começou e quando terminou o Impressionismo?
Por conseguinte, consideramos que a era impressionista durou de 1860 a 1886.
Porque é que o Pós-Impressionismo começou?
O Pós-Impressionismo é um movimento artístico predominantemente francês que se desenvolveu aproximadamente entre 1886 e 1905, desde a última exposição impressionista até ao nascimento do Fauvismo. O movimento surgiu como uma reacção contra o Impressionismo e a sua preocupação com a representação naturalista da luz e da cor.
Quem começou o Impressionismo na música?
Uma Breve História da Música Impressionista
A era impressionista começou por volta do final do século XIX. Durante esta época, Maurice Ravel (nascido em 1875) era estudante de música no Conservatório de Paris e Claude Debussy (nascido em 1862) estava a iniciar uma carreira como compositor profissional.
Porque é importante o impressionismo na música?
O impressionismo na música era um movimento entre vários compositores da música clássica ocidental (principalmente durante o final do século XIX e início do século XX) cuja música se concentrava no humor e atmosfera, “transmitindo os humores e emoções despertados pelo sujeito em vez de uma imagem de tom detalhada”.