Como diferem os magmas basálticos andesíticos e riolíticos?

O magma basáltico é rico em ferro, magnésio e cálcio, mas baixo em potássio e sódio. … O magma andesítico tem quantidades moderadas destes minerais, com um intervalo de temperatura de cerca de 800oC a 1000oC (1472oF a 1832oF). O magma riolítico é elevado em potássio e sódio, mas baixo em ferro, magnésio e cálcio.

Como diferem os magmas andesíticos e basálticos riolíticos?

Os magmas BASALTIC têm um conteúdo SILICA BAIXO (45-55%) e são chamados MAFIC em composição. O magma RYOLITHIC contém mais de 65% de SILICA e é chamado FELSIC. O magma ANDESÍTICO é INTERMEDIATO em composição (55-65% de SILICA).

Qual é a diferença entre magma basáltica e ríolítica?

O magma basáltico tem uma baixa viscosidade, enquanto o magma riolítico tem uma alta viscosidade. … Uma superfície característica de um fluxo basáltico é chamada pahoehoe, que tem uma superfície viscosa ou ondulada. As erupções basálticas não são explosivas.

Que duas características diferenciam o magma basáltico do magma riolítico?

O magma basáltico tem um baixo teor de sílica, o que faz com que tenha uma viscosidade baixa. Em contraste, o Rhyolitic Magma tem um alto teor de sílica, o que faz com que tenha uma alta viscosidade.

Porque são tão diferentes as viscosidades do magma basáltico e do magma riolítico?





Quadro recapitulativo Tipo Magma ríolítica
rocha solidificada rhyolite
Composição química 65-75 SiO2 %, baixo em Fe, Mg, Ca, alto em K, Na.
Temperatura 650 – 800 oC
Viscosidade Alto

Qual é a diferença entre magma basáltico e magma riolítico?

O Magma basáltico tem um baixo teor de sílica, o que faz com que tenha uma viscosidade baixa. Em contraste, o magma ríolítico tem um elevado teor de sílica, o que o torna altamente viscoso.

Para mais questões, ver Por que razão aconteceu a Semana Trágica?

Quais são as diferenças físicas entre as lavas ríolíticas e mafiosas basálticas felsicas?

A lava riolítica (félsica), com o seu elevado teor de sílica (mais de 70%), é muito viscosa e forma fluxos curtos e espessos. A lava basáltica (mafiosa), com um menor teor de sílica (cerca de 50%), é mais fluida e pode percorrer uma longa distância (90 milhas/150 km) antes de congelar.



O que é o magma basáltico?

A lava basáltica ou lava mafiosa é rocha fundida enriquecida em ferro e magnésio e esgotada em sílica. Os magmas basálticos são formados ao exceder o ponto de fusão do manto, quer adicionando calor, alterando a sua composição, quer baixando a sua pressão.



Porque é que as lavas basálticas têm uma viscosidade mais baixa do que as lavas riolíticas?

Um fluxo de lava basáltica tem uma viscosidade baixa devido ao seu baixo teor de SiO2. As erupções associadas à lava basáltica não são geralmente explosivas devido ao seu baixo teor de sílica e gás. Os gases escapam mais facilmente quando o teor de sílica é baixo. Devido à baixa viscosidade, os fluxos de lava basáltica são dispersos em extensas camadas.

O que é o magma andesítico?

A Andesite é uma rocha vulcânica cinzenta a preta com aproximadamente 52 a 63% de sílica (SiO2) em peso. … A magma andesita também pode gerar fortes erupções explosivas para formar fluxos e surtos piroclásticos e enormes colunas de erupção. Os andesitas entram em erupção a temperaturas entre 900 e 1100 °C.

Qual é a diferença entre o magma andesítico e o magma basáltico?

O magma basáltico é rico em ferro, magnésio e cálcio, mas baixo em potássio e sódio. A sua temperatura varia entre cerca de 1000oC a 1200oC (1832oF a 2192oF). O magma andesítico tem quantidades moderadas destes minerais, com um intervalo de temperatura de cerca de 800oC a 1000oC (1472oF a 1832oF).

O magma basáltico é fluido ou viscoso?

Viscosidade dos magmasAssim, os magmas basálticos tendem a ser bastante fluidos (baixa viscosidade), mas a sua viscosidade ainda é 10 000 a 100 0000 vezes mais viscosa do que a água. Os magmas riolíticos tendem a ter uma viscosidade ainda maior, variando de 1 milhão a 100 milhões de vezes mais viscosos do que a água.

Que característica do magma não determina a sua explosividade?

A viscosidade, juntamente com a quantidade de gás dissolvido no magma, pode determinar a explosividade da erupção. Magma mais viscoso com voláteis é mais explosivo do que magma menos viscoso, onde os gases podem borbulhar com relativa facilidade.



Qual dos seguintes magmas mostra a maior viscosidade de magma?

O magma com maior viscosidade é o magma riolítico. Uma das principais razões para a elevada viscosidade do magma riolítico é que contém um…

Qual é o magma basáltico ou granítico mais viscoso?

i) Em geral, o conteúdo>sílica,>viscosidade do magma, é considerado como o resultado da tendência dos ânions de sílica complexos para formar longas cadeias de moléculas antes de começar a cristalização. Assim, os magmas graníticos são mais viscosos do que os magmas basálticos.



O magma mais frio flui mais rápido ou mais lento do que o magma mais quente?

Em geral, o magma mais frio flui menos rapidamente do que o magma mais quente, que é a termodinâmica comum à maioria dos objectos no nosso planeta.

Porque é que o magma basáltico é fluido e líquido?

Os magmas basálticos são derivados do derretimento parcial da rocha manta. … Como a sílica é diluída com outros componentes minerais a alta temperatura, o magma é muito fluido e, portanto, não muito viscoso.

O que é magma riolítico?



Rhyolite (/ˈraɪ. əlaɪt/ RY-ə-lyte) é a mais rica em sílica das rochas vulcânicas. … Magma com composição de riolita é extremamente viscosa devido ao seu elevado teor de sílica. Isto favorece erupções explosivas em vez de erupções efusivas, pelo que o magma riolítico irrompe mais frequentemente como rocha piroclástica do que como lava flui.

Para mais questões, ver É o titã blindado mais forte do que Eren?

Porque é que a sílica magma superior ou lava é mais viscosa?

Uma quantidade mais elevada de sílica aumenta a viscosidade. Portanto, os magmas que têm um elevado teor de sílica exibirão graus de polimerização mais elevados e terão viscosidades mais elevadas do que aqueles com baixo teor de sílica.

Em que diferem as crateras de interrogatório Calderas?

Qual é a diferença entre uma cratera e uma caldeira? Uma cratera é um buraco em forma de funil no topo de um respiradouro vulcânico, enquanto uma caldeira é uma depressão em forma de bacia que se forma quando o cone vulcânico desaba devido ao esvaziamento da câmara de magma por baixo de magma….

Que tipo de magma andesítico ou basáltico está associado a erupções mais violentas?

Os grandes vulcões compostos são feitos de magmas andesíticos e são geralmente o resultado de eventos eruptivos muito mais violentos. Compare a composição de uma cúpula típica de lava e uma típica erupção de fissura. Uma cúpula de lava tenderá a ser félica a intermédia, enquanto que uma erupção de fissura emitirá lava basáltica.

Como diferem as crateras Calderas?

As crateras são formadas pela explosão exterior de rochas e outros materiais de um vulcão. As calderas são formadas pelo colapso interno de um vulcão. As crateras são normalmente mais circulares do que as calderas.

Quais são as propriedades dos magmas graníticos ou riolíticos?

O elevado teor de gás e a elevada viscosidade destes magmas são perfeitos para produzir uma erupção explosiva. A viscosidade pode ser tão elevada que o gás só pode escapar através da expulsão do magma do ventilador. Os magmas graníticos produziram algumas das erupções vulcânicas mais explosivas da história da Terra.

Qual é a diferença entre felsite e lava basáltica?

A lava mafiosa cria basalto enquanto a lava felsica produz rochas andesíticas e riolíticas. … Quer descreva rochas ou lava, mafiosa significa que a lava ou rocha tem menos sílica, enquanto que felsica implica que a lava ou rocha tem mais sílica.

Que processo se pensa gerar a maioria dos magmas graníticos e a maioria dos magmas basálticos?

Que processo se pensa gerar a maioria dos magmas graníticos? Uma piscina basáltica de magma está presa sob a crosta continental e derrete parcialmente esta crosta rica em sílica num magma granítico….

O que são planaltos basálticos?

Porque é que os gases têm uma forte influência nas erupções de lava ríolítica, mas menos nas erupções basálticas?

Porque é que os gases têm uma forte influência nas erupções de lava riolítica, mas menos nas erupções basálticas? Os gases ficam presos sob a lava riolítica altamente viscosa.

O magma basáltico tem um elevado teor de sílica?

O basalto é uma rocha vulcânica dura e preta com menos de 52% de sílica (SiO2) em peso. Devido ao baixo teor de sílica do basalto, tem uma viscosidade baixa (resistência ao fluxo). … As lavas basálticas são mais fluidas que as andesitas ou dacitas, que contêm mais sílica.

Como é que se formam os magmas andesíticos?

O magma andesítico é formado pelo derretimento parcial do manto por via húmida. O manto por baixo do oceano entra em contacto com a água. … O resultado é um magma basáltico com um elevado teor de água. Se este tipo de magma basáltico derreter com crosta continental que tem uma alta densidade de dióxido de silício, o magma andesítico formar-se-á.

O que é magma e como é que o magma é diferente da lava?

Os cientistas usam o termo magma para rocha fundida que está no subsolo, e lava para rocha fundida que é deixada a repousar na superfície da Terra.

Para mais questões, ver Quais são os estafilococos que são coagulopositivos?

Onde são gerados os magmas andesíticos?

Os magmas graníticos ou riolíticos e os magmas andesíticos são gerados nos limites convergentes da placa onde a litosfera oceânica (a camada exterior da Terra composta pela crosta e pelo manto superior) é subducta de modo a que o seu bordo seja posicionado abaixo do bordo da placa continental ou de outra placa oceânica.

Qual é a diferença entre andesítico e basáltico?

Ambas as lavas formam em diferentes limites de placa, pelo que têm diferentes conteúdos de sílica: a lava basáltica forma-se a partir de material de manto quente em limites de placa construtiva e pontos quentes, enquanto a lava andesítica forma-se em limites de placa destrutivos devido ao derretimento da crosta.

Como se pode distinguir entre o andesite e o basalto?

Tem menos de 20% de quartzo e 10% de feldspato em volume, com pelo menos 65% do feldspato na rocha constituída por plagioclase. Isto coloca o andesite no campo de basalto/andesite do diagrama QAPF. O andesita distingue-se ainda do basalto pelo seu teor de sílica de mais de 52%.

O magma ríolítico é félico?

A riolita é uma rocha extrusiva félica. Devido ao elevado teor de sílica, a lava riolita é muito viscosa. … Se o magma riolita for rico em gás, pode irromper explosivamente, formando um magma solidificado espumoso chamado púmice (uma forma muito leve, de cor clara, vesicular de riolita) juntamente com depósitos de cinzas e/ou ignimbrite.

Que características descrevem correctamente o magma?

Os magnas são principalmente líquidos e contêm fluidos dissolvidos, tais como água; a maioria é menos densa do que a rocha sólida adjacente.

A lava basáltica é espessa ou fina?

Embora estes fluxos de lava sejam frequentemente mais viscosos, e tipicamente mais espessos do que as lavas pahoehoe, tendem a avançar a velocidades mais elevadas. As suas frentes de fluxo podem variar de dois metros a vinte metros de espessura. O seu movimento de avanço é semelhante ao movimento de uma banda de rodagem de um tractor.

Como é que a viscosidade dos magmas está relacionada com o aspecto físico dos vulcões?

Os magnamas com um teor de SiO2 mais elevado têm uma viscosidade mais elevada. Em última análise, a viscosidade de um magma determinará a forma que um vulcão assume durante erupções contínuas.

Que característica do magma determina principalmente a sua explosividade?

A quantidade de gás dissolvido no magma fornece a força motriz para erupções explosivas. A viscosidade do magma, contudo, é também um factor importante para determinar se uma erupção será explosiva ou não explosiva.

Que característica do magma determina principalmente a sua explosividade*?

O seu teor em sílica e, portanto, a sua viscosidade. Quanto maior for o conteúdo, maior é a viscosidade e, em geral, menor é a temperatura a que entra em erupção, aumentando também a viscosidade. Quanto maior for a viscosidade, mais violenta será a erupção.

Qual é a diferença entre magma basáltico e magma riolítico e enumerar pelo menos três características para cada tipo de magma?

Listar pelo menos três características para cada tipo de magma. O magma basáltico tem um baixo teor de sílica, o que faz com que tenha uma viscosidade baixa. O magma riolítico tem um elevado teor de sílica, o que faz com que tenha uma alta viscosidade. O magma basáltico é muito suave e silencioso, enquanto que o magma riolítico é catastrófico.

Porque é que o magma riolítico tem a maior viscosidade?

Composição Magma:

Tais magmas irrompem como andesitas e riólitos ou intrudem-se como massas graníticas. As moléculas de cadeia de silicatos maiores tornam estes magmas muito viscosos, pelo que quando ocorre uma erupção é geralmente explosiva (por exemplo, Mt St Helens).

Porque é que o magma riolítico tem a maior viscosidade?

Quadro recapitulativo Tipo Magma ríolítica
rocha solidificada rhyolite
Composição química 65-75 SiO2 %, baixo em Fe, Mg, Ca, alto em K, Na.
Temperatura 650 – 800 oC
Viscosidade Alto