Como é diagnosticada a heterotopia periventricular?


A heterotopia é uma doença genética?

A heterotopia periventricular ligada ao X ou heterotopia periventricular nodular relacionada com FLNA é uma doença genética em que as células nervosas do cérebro não migram correctamente durante o desenvolvimento fetal precoce (uma doença de migração neuronal). Caracteriza-se pela presença de aglomerados de neurónios próximos dos ventrículos do cérebro.

Será que a heterotopia de matéria cinzenta causa convulsões?

Contexto clínicoPodem ocorrer défices de desenvolvimento, cognitivos e motores, e são mais graves naqueles com heterotopia bilateral ou extensiva ou outras anomalias cerebrais.as convulsões são comuns, observadas em 80-90% dos casos. Há uma predominância feminina nos casos de heterotopia nodular bilateral periventricular.

Quão comum é a heterotopia da matéria GRIS?

O GMH pode constituir cerca de 15% das malformações do desenvolvimento cortical e pode ser encontrado em cerca de 2% dos doentes com epilepsia. Num estudo de 16 pacientes em avaliação por epilepsia intratável, todos foram encontrados com GMH: tanto as formas laminares como nodulares foram descobertas.


O que é a heterotopia de Foucault?

Heterotopia é um conceito desenvolvido pelo filósofo Michel Foucault para descrever certos espaços culturais, institucionais e discursivos que são de alguma forma ‘outros’: perturbadores, intensos, incompatíveis, contraditórios ou transformadores. As heterotopias são mundos dentro de mundos, reflectindo e alterando no entanto o que está fora.

O que é a síndrome de paquicíria?

A paquiginia é uma condição de desenvolvimento devido à migração anormal de células nervosas (neurónios) no cérebro e sistema nervoso em desenvolvimento[1568]. Com paquiginia, há poucas convoluções (os sulcos entre as rugas do cérebro) e são geralmente largas e planas.

A heterotopia pode causar dores de cabeça?

A epilepsia em heterotopia nodular periventricular é comum mas a dor de cabeça é rara[3] . A assimetria ventriculomegalia é uma característica radiológica comum e pensa-se ser uma consequência estrutural da presença de heterotopia, em vez de uma desordem de distensibilidade ependial ou dinâmica do LCR. [4] .


O que é o espaço de acordo com Foucault?

Em resumo, para Foucault o espaço não é um terreno pré-existente. Pelo contrário, no seu trabalho é a própria “produção do espaço” (Lefebvre 1974/1991) e a sua relação com o poder que está em jogo. 2. Heterotopia e Entrevistas sobre Geografia. Um termo espacial proeminente associado a Foucault é o de heterotopias ou espaços diferentes.